-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Feriado local. (04/10/2023 - 04/10/2023)
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção. Atividades do livro Nuevo Ven. Atividades do livro: Prática escrita e oral com uma canção. (11/10/2023 - 11/10/2023)
Exercícios do Caderno de atividades da unidade 7. Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora. (18/10/2023 - 18/10/2023)
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática. (25/10/2023 - 25/10/2023)
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual. (01/11/2023 - 01/11/2023)
Atividades do caderno de exercícios. (08/11/2023 - 08/11/2023)
Filme: El Jeremías. (15/11/2023 - 15/11/2023)
Atividades do livro e do caderno de exercícios. (22/11/2023 - 22/11/2023)
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas. (29/11/2023 - 29/11/2023)
Aplicação da primeira avaliação individual (segundo momento): atividade escrita. (06/12/2023 - 06/12/2023)
Atividade de produção textual e expressão oral. (13/12/2023 - 13/12/2023)
Trabalho com o filme Madres Paralelas, do diretor Pedro Almodóvar. Trabalho no fórum: Mi diccionario. (20/12/2023 - 20/12/2023)
Recesso escolar. (27/12/2023 - 27/12/2023)
Férias docentes. (03/01/2024 - 03/01/2024)
Férias doscentes. (10/01/2024 - 10/01/2024)
Atividade avaliativa: produção textual e compreensão leitora, individualmente. (17/01/2024 - 17/01/2024)
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida típicas de un país hispánico, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes" de um país de língua espanhola" (24/01/2024 - 24/01/2024)
Atividades de produção textual e expressão oral. (31/01/2024 - 31/01/2024)
Aplicação da terceira prova. (07/02/2024 - 07/02/2024)
Aplicação da segunda chamada da terceira avaliação sobre o livro El Querer es Poder. (14/02/2024 - 14/02/2024)
Fechamento da disciplina e do diário. (21/02/2024 - 21/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 17 24 31 07
1 2018905**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
2 2019904**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
3 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
4 2019902**** 4 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 40
5 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 8
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 8
7 2022904**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 12
8 2022904**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 12
9 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022904**** 8,9 9,5 8,8 9.1 0 AM
2 2022904**** 9,4 9,7 9,1 9.4 0 AM
3 2022904**** 8,5 9,0 8,5 8.7 0 AM
4 2020906**** 8,5 8,0 7,2 7.9 0 AM
5 2019905**** 8,8 9,4 8,5 8.9 0 AM
6 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022904**** 8,7 9,1 8,5 8.8 0 AM
8 2019904**** 9,5 8,0 9,0 8.8 0 AM
9 2018905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente.

Aulas expositivas e participativas;
Atividades práticas e teóricas;
Exposição e discussão oral dos discentes;
Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
Participação nos trabalhos propostos;
Pontualidade na entrega das atividades;
Exposição oral;
Análise da produção escrita e atividades auditivas;
Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de
Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en
diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em:
<http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la
clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN
1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>.
doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/10/2023
04/10/2023
Feriado local.
11/10/2023
11/10/2023
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção. Atividades do livro Nuevo Ven. Atividades do livro: Prática escrita e oral com uma canção.
18/10/2023
18/10/2023
Exercícios do Caderno de atividades da unidade 7. Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora.
25/10/2023
25/10/2023
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática.
01/11/2023
01/11/2023
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual.
08/11/2023
08/11/2023
Atividades do caderno de exercícios.
15/11/2023
15/11/2023
Filme: El Jeremías.
22/11/2023
22/11/2023
Atividades do livro e do caderno de exercícios.
29/11/2023
29/11/2023
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas.
06/12/2023
06/12/2023
Aplicação da primeira avaliação individual (segundo momento): atividade escrita.
13/12/2023
13/12/2023
Atividade de produção textual e expressão oral.
20/12/2023
20/12/2023
Trabalho com o filme Madres Paralelas, do diretor Pedro Almodóvar. Trabalho no fórum: Mi diccionario.
27/12/2023
27/12/2023
Recesso escolar.
03/01/2024
03/01/2024
Férias docentes.
10/01/2024
10/01/2024
Férias doscentes.
17/01/2024
17/01/2024
Atividade avaliativa: produção textual e compreensão leitora, individualmente.
24/01/2024
24/01/2024
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida típicas de un país hispánico, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes" de um país de língua espanhola"
31/01/2024
31/01/2024
Atividades de produção textual e expressão oral.
07/02/2024
07/02/2024
Aplicação da terceira prova.
14/02/2024
14/02/2024
Aplicação da segunda chamada da terceira avaliação sobre o livro El Querer es Poder.
21/02/2024
21/02/2024
Fechamento da disciplina e do diário.
Avaliações
Data Descrição
06/12/2023 1ª Avaliação
17/01/2024 2ª Avaliação
14/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 26/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:28