• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CBT0009 - LINGUA ESPANHOLA APLIC AO TURISMO I - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa da disciplina; Apresentação dos alunos, em espanhol, através de uma dinâmica. Compreensão leitora e expressão oral. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre. (06/10/2023 - 06/10/2023)
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividades auditiva e oral. "Profesiones y nacionalidades". Aplicação de exercícios em dupla. Atividade do livro para casa. Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual em dupla. (13/10/2023 - 13/10/2023)
Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre cultura hispânica. Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática. (20/10/2023 - 20/10/2023)
Compreensão leitora, producão textual e prática oral. Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música. (27/10/2023 - 27/10/2023)
Unidade 3: "Alquilar un piso". Prática auditiva e expressão oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Aplicação de atividades escritas e orais. Atividade oral: Localizar objetos na sala. Compreensão leitora. (03/11/2023 - 03/11/2023)
Atividades da gramática. Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. Apresentação dos Seminários, em grupos, sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. (10/11/2023 - 10/11/2023)
Atividades de leitura e produção textual de microtextos. Revisão das três primeiras unidades através de atividades em grupos. Correção das atividades do Caderno de Atividades. Prática auditiva e expressão oral. (17/11/2023 - 17/11/2023)
Atividade com o Filme: El Jeremías. (24/11/2023 - 24/11/2023)
Aplicação da primeira prova escrita individual; e apresentação dos seminários sobre alguns pontos turísticos. Segundo momento. (01/12/2023 - 01/12/2023)
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Centífica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE para motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na área. (08/12/2023 - 08/12/2023)
Atividades do livro. (15/12/2023 - 15/12/2023)
Trabalho no fórum: Mi diccionario. (22/12/2023 - 22/12/2023)
Recesso escolar. (29/12/2023 - 29/12/2023)
Férias docentes. (05/01/2024 - 05/01/2024)
Férias docentes. (12/01/2024 - 12/01/2024)
Atividade de vocabulário, gramática e exercícios auditivos. Término da unidade 4 com produção textual; apresentação oral de diálogos produzidos pelos alunos em sala de aula. Revisão dos conteúdos estudados. Correção do Caderno de Atividades. (19/01/2024 - 19/01/2024)
Primeiro momento: atividade do livro: unidade cinco. Segundo momento: aplicação da segunda avaliação. Unidade 5. (26/01/2024 - 26/01/2024)
Término da unidade 5. (02/02/2024 - 02/02/2024)
Atividades para a prática da expressão oral. (09/02/2024 - 09/02/2024)
Aplicação da terceira avaliação sobre o livro: Para los niños siempre hay tiempo. Fechamento das notas e do diário escolar. (16/02/2024 - 16/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
06 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 19 26 02 09 16
1 2020906**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
2 2023903**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2023903**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2023904**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 2 0 0 6
6 2021904**** 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2018902**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 52
8 2023902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2020907**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 4 0 12
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 8,7 8,0 9,0 8.6 0 AM
2 2023905**** 8,5 8,0 8,6 8.4 0 AM
3 2023903**** 9,5 8,8 9,2 9.2 0 AM
4 2023901**** 8,6 7,5 8,6 8.2 0 AM
5 2023901**** 9,5 8,8 8,6 9.0 0 AM
6 2023904**** 8,2 8,0 8,6 8.3 0 AM
7 2020907**** 7,5 7,0 7,0 7.2 0 AM
8 2022904**** 8,0 7,8 8,2 8.0 0 AM
9 2023902**** 8,8 5,5 7,4 7.2 0 AM
10 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2021904**** 7,8 8,0 7,4 7.7 0 AM
12 2020905**** 7,5 7,0 7,0 7.2 0 AM
13 2023904**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
14 2023903**** 9,0 8,0 9,1 8.7 0 AM
15 2023903**** 9,5 9,2 9,2 9.3 0 AM
16 2020906**** 9,5 8,8 9,0 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo prático das funções e estruturas básicas da língua espanhola através de atividades que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades da língua ( ler, falar, ouvir, escrever), visando à comunicação em situações específicas da área turística
Objetivos: Estudo básico da língua espanhola, através de atividades práticas que desenvolvam a escrita, a leitura, a fala e a audiçao , possibilitando o conhecimento das variaçoes culturais da língua, no âmbito turístico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Ler e traduzir frases e textos em espanhol; - Escrever frases ou textos em espanhol usando o vocabulário estudado em sala de aula; - Realizar exercícios gramaticais y fonéticos de compreensao auditiva; - Responder perguntas oralmente usando as estruturas aprendidas.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e participativas;
Atividades práticas e teóricas;
Exposição e discussão oral dos discentes;
Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente.


Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
Participação nos trabalhos propostos;
Pontualidade na entrega das atividades;
Exposição oral;
Análise da produção escrita e atividades auditivas;
Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de
Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORDEIRO, Dayane Mônica & LIMA MOREIRA, Glauber (2017). La enseñanza del español en Brasil: presente, pasado y futuro.
Entrevista con Francisco Moreno y Gretel Eres. MARCO ELE Revista de didáctica español como lengua extranjera, Entrevistas.
Disponible en: https://marcoele.com/descargas/25/entrevista_moreno-eres.pdf.
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 1
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2023
06/10/2023
Apresentação da Ementa da disciplina; Apresentação dos alunos, em espanhol, através de uma dinâmica. Compreensão leitora e expressão oral. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre.
13/10/2023
13/10/2023
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividades auditiva e oral. "Profesiones y nacionalidades". Aplicação de exercícios em dupla. Atividade do livro para casa. Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual em dupla.
20/10/2023
20/10/2023
Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre cultura hispânica. Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática.
27/10/2023
27/10/2023
Compreensão leitora, producão textual e prática oral. Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música.
03/11/2023
03/11/2023
Unidade 3: "Alquilar un piso". Prática auditiva e expressão oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Aplicação de atividades escritas e orais. Atividade oral: Localizar objetos na sala. Compreensão leitora.
10/11/2023
10/11/2023
Atividades da gramática. Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. Apresentação dos Seminários, em grupos, sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina.
17/11/2023
17/11/2023
Atividades de leitura e produção textual de microtextos. Revisão das três primeiras unidades através de atividades em grupos. Correção das atividades do Caderno de Atividades. Prática auditiva e expressão oral.
24/11/2023
24/11/2023
Atividade com o Filme: El Jeremías.
01/12/2023
01/12/2023
Aplicação da primeira prova escrita individual; e apresentação dos seminários sobre alguns pontos turísticos. Segundo momento.
08/12/2023
08/12/2023
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Centífica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE para motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na área.
15/12/2023
15/12/2023
Atividades do livro.
22/12/2023
22/12/2023
Trabalho no fórum: Mi diccionario.
29/12/2023
29/12/2023
Recesso escolar.
05/01/2024
05/01/2024
Férias docentes.
12/01/2024
12/01/2024
Férias docentes.
19/01/2024
19/01/2024
Atividade de vocabulário, gramática e exercícios auditivos. Término da unidade 4 com produção textual; apresentação oral de diálogos produzidos pelos alunos em sala de aula. Revisão dos conteúdos estudados. Correção do Caderno de Atividades.
26/01/2024
26/01/2024
Primeiro momento: atividade do livro: unidade cinco. Segundo momento: aplicação da segunda avaliação. Unidade 5.
02/02/2024
02/02/2024
Término da unidade 5.
09/02/2024
09/02/2024
Atividades para a prática da expressão oral.
16/02/2024
16/02/2024
Aplicação da terceira avaliação sobre o livro: Para los niños siempre hay tiempo. Fechamento das notas e do diário escolar.
Avaliações
Data Descrição
01/12/2023 1ª Avaliação
08/12/2023 2ª Avaliação
12/01/2024 3ª Avaliação
23/02/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 29/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:31