• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CH/CEAD034 - HISTÓRIA, TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS. - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/07/2023 - 24/07/2023)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): MANOEL RICARDO ARRAES FILHO


CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), entre 2014 e 2015. É autor de três livros, todos na área de História. Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, história Contemporânea, História do tempo presente, memória, história, memória, elites políticas e eleições no Brasil.

 

 Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9756391405106004 


   EAD 2023 PLANO DE DISCIPLINA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/07/2023 - 24/07/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador. 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 04/07/2023 às 08:00 a 25/07/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 1 (04/07/2023 - 24/07/2023)

NACIONALISMO, CAPITALISMO E AS DUAS GRANDES GUERRAS

LIVRO BASE: A ERA DOS EXTREMOS, de ERIC HOBSBAWN

TEXTO BASE: CAP. 3 - RUMO AO ABISMO ECONÔMICO


Texto suplementar: Guia das ex-repúblicas sovieticas

https://super.abril.com.br/historia/guia-das-ex-republicas-sovieticas/

O IMPERIALISMO, O CAPITALISMO E O MUNDO RESULTANTE DAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS

 

Conhecer o longo período de paz no qual se forjou as origens das duas Grandes Guerras;

Discutir acerca das origens e dos diferentes objetivos das nações imperialistas naquelas conjunturas;

Conhecer as consequências econômicas, sociais, culturais e ecológicas nos dois pós-Guerras.

 

- O SÉCULO XX: de 1914 aos nossos dias.
- VÍDEOS
1) Charles Chaplin 
CARLITOS NAS TRINCHEIRAS: http://cinemalivre.net/filme-carlitos-nas-trincheiras-1918.php 

2) Erich Maria Remarque
NADA DE NOVO NO FRONT: https://www.youtube.com/watch?v=Daxd_AQkRIs 

3) Sam Mendes (Direção)
1917 - NETFLIX (2019)
3.1) Leandro Karnal: Contextualizando o filme 1917:
disponível: https://www.youtube.com/watch?v=NlD1-8CD_nw 
- LINKS DE ARTIGO
10 filmes séries e livros para entender a primeira guerra mundial.
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-filmes-series-e-livros-para-entender-a-primeira-guerra-mundial/1917 

- Durante a Primeira Guerra as principais frentes de batalha foram na Europa.

- Cerca de 68 milhões de soldados lutaram naquela guerra.

- O Brasil também participou da Grande Guerra enviando, para os campos de batalha, enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.

 

Até aqui, vocês foram apresentados a diversos instrumentos para a compreensão do mundo contemporâneo, e que podem permitir a compreensão em todo o seu potencial. Procuramos oferecer caminhos para que cada um de vocês possam experimentar e aumentar a qualidade do aprendizado. Os textos, os filmes, os fóruns de discussões são ferramentas ou alternativas que permitem a cada um, avançarem com mais segurança neste curso.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 03/07/2023 às 08:00 a 02/08/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (04/07/2023 - 24/07/2023)

As conseqüências da crise econômica no mundo não europeu ou não ocidental foram
impressionantes. Em suma, o mundo da segunda metade do século XX é incompreensível se não entendermos o impacto do colapso econômico. É outro tema desta unidade.
As duas Guerras Mundiais produziu um número substancial de novos países na Europa e no Oriente Médio. Tantos quilômetros a mais de fronteiras de países poderiam levar-nos a esperar um aumento automático no comércio entre estes Estados... Do mesmo modo, o trágico fluxo de refugiados do pós-guerra e da pós-revolução, cujos números já se mediam em milhões, poderia levar-nos a esperar mais um crescimento que uma queda da migração global.

O que aconteceu, afinal? Questões que serão discutidas nesta unidade.

Livro: Continuação do Livro: A ERA DOS EXTREMOS, ERIC HOBSBAWN
Disponívelem: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4071685/mod_resource/content/1/Era dos Extremos %281914-1991%29 - Eric J. Hobsbawm.pdf 

A Grande Depressão (1929)
A Segunda Guerra Mundial: causas e consequências
As novas fronteiras e os novos territórios no pós-Guerra
Muros, fronteiras separando culturas, etnias e religiões

Conhecer as consequências econômicas, sociais, étnicas, ambientais e políticas da Grande Depressão;
Discutir acerca dos vários tentáculos da Segunda Guerra sobre os mais recônditos lugares do mundo, fora do principal teatro da Guerra (África, América Latina e Central)

 

Filme: A Crise de 1929 - A Grande Depressão
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=msxfuH56wXE 

Como a venda desenfreada de casas nos EUA levou a crise global in 21 notícias que marcaram o século 21
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0efAb93Anjg 

- Cerca de 47 milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
- Os soviéticos foram os que mais tiveram baixas durante o conflito com cerca de 26 milhões de mortos.
- Foi a guerra em que mais pessoas morreram em toda história da humanidade e a primeira onde ocorreu o uso de armas atômicas. 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 04/07/2023 às 08:00 a 02/08/2023 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 3 (04/07/2023 - 24/07/2023)

CULTURA, TERRITÓRIOS E IDENTIDADE

Texto base/Livro: O PODER DA IDENTIDADE
AUTOR: MANUEL CASTELLS
CAPÍTULO 1: PARAISOS COMUNAIS (PP. 21-92)

Disponível em: https://tonaniblog.files.wordpress.com/2019/05/o-poder-da-identidade.pdf 

Texto base/Livro: IDENTIDADE E DIFERENÇA
AUTOR: TOMAS T. DA SILVA (org.)
CAPÍTULO: IDENTIDADE E DIFERENÇA: uma introdução teórica e conceitual (pp. 7-72)
AUTOR: Kathryn Woodward

Disponível em: https://tonaniblog.files.wordpress.com/2019/03/tomaz-tadeu_identidade-e-diferenc3a7a.pdf

 


Os conteúdos que serão discutidos aqui dizem respeito a discussões profundas acerca dos conceitos teóricos ou não, presentes nesta disciplina (CULTURA, IDENTIDADES, TERRITÓRIOS E IDENTIDADE) e constam dos dois livros base de Manuel Castells e de Tomaz T. Silva, que nos oferecem subsídios para a discussão dos temas tendo como plano de fundo, diversas territorialidades (países e regiões) e diversas identidades (culturais, étnicas e religiosas) 

1) Permitir que estudantes possam conhecer os conceitos básicos que norteiam a disciplina;
2) Estudar, discutir e compreender os processos históricos fundamentais e definidores da realidade contemporânea.
3) Interpretar e caracterizar as singularidades que assinalam o período contemporâneo.
4) Indicar e discutir temas e interpretação possíveis para a conjuntura do mundo contemporâneo.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-40200042.

 

1) Identidades e diferenças: o caso da guerra civil na antiga Iugoslávia.
Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10494
2) Identidades Territoriais e Globalização: A relação entre espaço, política e cultura no processo de des-reterritorialização
Marcos Leandro Mondardo (marcosmondardo@yahoo.com.br)
Disponível em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/1412  

- VÍDEOS
1) Como e por que a Iugoslávia se desintegrou
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X57pl6vp_wc 
2) As origens do Estado de Israel. E do conflito com os palestinos
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibM5iQE71fQ 
3) Como começou o conflito entre Israel e Palestina?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t7LVfD8Rd5g 

A Iugoslávia surgiu com o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e tinha Belgrado como capital.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia era formado por Sérvia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Montenegro, Macedônia, Kosovo e Voivodna.

 

Espera-se que ao final das aulas, das leituras realizadas, dos filmes vistos e das discussões feitas nos fóruns, os estudantes possam ser capazes de entender as raízes e as razões de como o mundo chegou até aqui. Podemos perceber, assim, que o mundo contemporâneo é fruto de um longo percurso histórico, político econômico e social. Neste movimento fronteiras se estenderam e encolheram-se, muros foram erguidos e derrubados, mas a luta de vários segmentos societários, étnicos e econômicos continuam em sua luta por espaços, sejam eles físicos, sejam simbólicos, para se autoafirmarem e se autodeterminarem. Para eles, a luta e resistência permanecem e não parece ter fim a curto prazo. 

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 04/07/2023 às 08:00 a 02/08/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/07/2023 - 24/07/2023)
    
Inicia em 24/07/2023 às 14h 0 e finaliza em 02/08/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
5 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
10 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
11 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
20 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
21 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
22 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
23 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
24 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
27 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
28 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
35 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
38 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
41 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
44 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
45 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
46 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
49 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
50 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
53 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
54 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
55 2023200**** 3,4 10,0 10,0 6.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
58 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
59 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
60 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
61 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 17/07/2023
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 11/07/2023
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 07/07/2023
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 03/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:22