APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2023 - 12/06/2023)
Disponível em: link https://www.amazon.com.br/Hist%C3%B3ria-Inventar-Passado-Ensaios-Hist%C3%B3ria/dp/8555077303
A nossa contemporaneidade, a qual alguns chamam de “pós-modernidade” e outros chamam de “supermodernidade”, impõe inúmeros desafios para o professor de história. O primeiro e mais importante deles é o conhecimento dos parâmetros teóricos no interior dos quais o professor atua. Por essa razão é muito importante que, ao se matricular em uma pós-graduação lato sensu, o especializando realize com paixão e com vigor a todas as atividades, assistindo atentamente aos encontros síncronos, lendo detidamente a todos os textos e realizando com gosto e atenção a todas atividades. Vamos juntos, fazer deste um curso alegre e produtivo!
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a):
Minicurrículo:
Professor Titular do Departamento de História da UFPI, é doutor em História, tendo feito estágio pós doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atua também no Programa de Pós-Graduação em História. É membro do GT nacional de História Cultural e da Associação Internacional de Pesquisadores em Ciências Sociais e humanas em língua portuguesa - AILPCshiHistória
Saiba mais no Currículo Lattes: link
http://lattes.cnpq.br/7810700788181646
EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
Conteúdos por semana
SEMANA 1
TÓPICO I – Historiador: um artesão de temporalidades!
TÓPICO 2 – O ser professor de história no Brasil hoje
TÓPICO 3 – O intervalo entre história e memória
UNIDADE I – As bases conceituais da escrita da história: Tempo e lugar
A unidade de abertura do curso será dedicada ao estudo dos conceitos de tempo histórico e de lugar histórico. Relativamente ao primeiro ponto será discutida a “dialética das durações”, tal como emergido dos annales, enquanto em relação ao segundo aspecto será discutida a “dialética dos espaços”, tal como proposto por Michel de Certeau.
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I
O exercício avaliativo será feito em torno do fórum I, o qual estará voltado à discussão dos conceitos de tempo e de lugar na história. O especializando deverá elaborar breve texto dissertativo em que expresse, com base nas discussões, sua convergência com um feixe conceitual que lhe permita emitir com segurança sua noção pessoal de tempo e de lugar.
SEMANA 2
TÓPICO 4: Unidade II - As bases conceituais da escrita da história: sujeito e documento
Em prosseguimento à atividade anterior e sempre com a antecedência de encontros síncronos, os especializandos discutirão o papel dos sujeitos e dos documentos na operação historiográfica.
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II
Nesta unidade o fórum estará voltado à discussão dos conceitos de sujeito e de documento na história. O especializando deverá elaborar breve texto dissertativo em que expresse, com base nas discussões, sua convergência com um feixe conceitual que lhe permita emitir com segurança sua noção pessoal de sujeito e documento
SEMANA 3
TÓPICO 5: O professor frente à história e seu ensino: o ser professor de história no Brasil hoje.
Esta unidade de saída será basicamente dedicada à discussão da prática pedagógica em história no Brasil contemporâneo.
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III