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CQ/CEAD001 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA APLICADA AO ENSINO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2023 - 14/07/2023)

Disponível em: https://quimichristian.blogspot.com/2019/06/a-pesquisa-em-ensino-de-quimica-e- sua.html

How Did We Get Here? Teaching Chemistry with a Historical Perspective (Como chegamos aqui? Ensinando Química em uma perspectiva histórica) Link: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/ed5005239

Caro(a) aluno(a),

A disciplina de Fundamentos de Química Aplicada ao Ensino é a sua porta de entrada para a sua pós-graduação voltada ao Ensino de Química e suas Tecnologias. Nessa disciplina iremos trazer conceitos já conhecidos por cada um de vocês e estimular novas formas de pensar sobre eles, questionar, e buscar novas informações para que possamos passar adiante nosso conhecimento com maior profundidade. Desejamos que aproveite bem a disciplina e o curso, e que este traga aspectos ovos relevantes a sua formação docente. Um bom curso a todos!

 

Link: Vídeo introdutório e plano de disciplina:

https://drive.google.com/drive/folders/1-lh3XIoDg3BZtHUE6SwmiH3tWiTcrmzN?usp=share_link


Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor:

Everson Thiago Santos G. da Silva

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010 e 2015, respectivamente). Atuou como pesquisador da Universidade Estadual de Campinas em nível de pós- doutorado pelo período de 2 anos, com ênfase na área de eletroquímica, atuando principalmente na fabricação de dispositivos eletroquímicos portáteis em plataforma de papel para análises de monitoramento e diagnóstico point-of-care. Suas áreas de interesse são: dispositivos sensores portáteis, biossensores, tintas condutoras, dispositivos eletroquímicos e diagnósticos de baixo custo. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí, membro dos programas de pós-graduação da UFPI e da UESPI, e pesquisador do Laboratório de Automontagem Supramolecular - LAS.

 

  

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053088127528351




ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:


SEMANA 1 (15/06/2023 a 21/06/2023)

TÓPICO 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

TÓPICO 3 – UNIDADE I – Parte I: Átomos isolados e elementos químicos

  • Fórum 1 – Por que e como os átomos se ligam?
  • Características dos elementos químicos
  • Arquitetura atômica

 

SEMANA 2 (22/06/2023 a 28/06/2023)

TÓPICO 4: UNIDADE I – Parte II: Átomos que se ligam

  • Íon / Molécula
  • Teoria das ligações químicas
  • Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade I (24/06/2023) – Aula Síncrona 1
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

 

SEMANA 3 (29/06/2023 a 05/07/2023)

TÓPICO 5 – UNIDADE II – Parte I: As coisas se transformam

  • Fórum 2 – Por que e como as substâncias químicas reagem?
  • Introdução às transformações químicas
  • A energia das transformações químicas

 

SEMANA 4 (06/07/2023 a 09/07/2023*)

TÓPICO 6: UNIDADE II – Parte II: A velocidade e a linha de chegada das transformações químicas

  • Velocidade das reações químicas
  • Equilíbrio Químico
  • Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade II (08/07/2023) – Aula Síncrona 2
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

 

TÓPICO 7: AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (10-11/07/2023)


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/06/2023 - 14/07/2023)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas e/ou assíncronas (aulas previamente gravadas pelo professor para esta disciplina).

Aula inaugural 

https://drive.google.com/file/d/1h7ly2ZXIzSGUL6eUp_bC3OsqmlT6D0dS/view?usp=sharing 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 15/06/2023 às 08:00 a 11/07/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 1 (15/06/2023 - 14/07/2023)

Átomos isolados e elementos químicos

Fórum 1 – Por que e como os átomos se ligam?

Características dos elementos químicos

Arquitetura atômica

 

Entender o que são átomos, como foram descobertos e elucidados para o que conhecemos  hoje, e quais as implicações que os fazem tender a “viver” conectados uns aos outros.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio

ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1XwuSvmn09NIk7Lo40NrfjfEac_sluFXO?usp=share_link

Joseph John Thomson (descobridor do elétron) foi supervisor de Ernest Rutherford (descobridor do

próton), que por sua vez foi supervisor de James Chadwick (descobridor do nêutron).

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/06/2023 às 08:00 a 02/07/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (15/06/2023 - 14/07/2023)

Átomos que se ligam

 

Disponível   em:   https://www.snexplores.org/article/explainer-what-are-chemical-bonds


Íon / Molécula

Teoria das ligações químicas

Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade I (24/06/2023) – Aula Síncrona 1

Atividade Avaliativa 1

Entender por que os átomos se ligam e as diferentes formas de conexão entre eles, e quais as implicações dos diferentes tipos de ligação nas propriedades desses materiais.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/18FEV0KM7cy6eYM64IofV9gqYGVcYw5Pg?usp=share_l ink

O famoso “físico da maçã” Sir. Isaac Newton, juntamente com Robert Boyle (outro famoso cientista, nesse caso, um químico) foram dois dos primeiros cientistas a levarem adiante as especulações do filósofo alemão Albertus Magnus sobre a natureza das ligações químicas em termos de afinidade química.

    
Inicia em 15/06/2023 às 8h 0 e finaliza em 02/07/2023 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (15/06/2023 - 14/07/2023)

Disponível em:

1      https://www.thoughtco.com/combustion-reactions-604030

2 https://resorcio.com/products/chemical-reactions

  • Fórum 2 – Por que e como as substâncias químicas reagem?
  • Introdução às transformações químicas
  • A energia das transformações químicas

Entender por que as reações químicas acontecem da forma como acontecem e o papel das transferências de calor e da entropia nesse processo.

 

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio

ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1Q1h90ZXPUDnXx9QT3tomktpNn-

JYMZqC?usp=share_link

Algumas reações químicas não-espontâneas ainda podem acontecer por um breve período até atingir o equilíbrio ainda no início da reação. Esse fenômeno acontece devido aumento de entropia, ou variação da energia de Gibbs do processo de mistura dos reagentes com os produtos formados no início do processo.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 29/06/2023 às 08:00 a 16/07/2023 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 4 (15/06/2023 - 14/07/2023)

A velocidade e a linha de chegada das transformações químicas

 

Disponível em:   https://www.helsinki.fi/en/researchgroups/reaction-kinetics



  • Velocidade das reações químicas
  • Equilíbrio químico
  • Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade II (08/07/2023) – Aula Síncrona 2
  • Atividade Avaliativa 2

Entender por que algumas reações espontâneas são mais rápidas do que outras, e quais as implicações do meio reacional para que as reações atinjam o equilíbrio ou saia dele.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio

ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1JYhQOH1jr3Z7HlUVyMqv5hnsA0wUoxWC?usp=share

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O estudo do equilíbrio químico por Guldberg e Waage (1864) que deu origem à constante de equilíbrio que conhecemos, também é um dos estudos mais relevantes que deu o pontapé de largada para a área que conhecemos como cinética química. van’t Hoff depois ganhou o crédito pelo seu trabalho em 1884 sobre o estudo das dinâmicas químicas (em tradução livre) "Études de dynamique chimique", que o rendeu o primeiro Nobel em química da história em 1901.

    
Inicia em 29/06/2023 às 8h 0 e finaliza em 16/07/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2023 - 14/07/2023)
    
Inicia em 10/07/2023 às 8h 0 e finaliza em 16/07/2023 às 23h 59
    
Inicia em 19/07/2023 às 8h 0 e finaliza em 30/07/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 6,7 8,0 9,0 7.4 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
4 2023200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
5 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
6 2023200**** 5,0 10,0 9,0 6.8 0 AM
7 2023200**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
8 2023200**** 8,3 8,0 9,5 8.5 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 5,5 9.1 0 AM
11 2023200**** 6,7 10,0 5,5 7.1 0 AM
12 2023200**** 6,7 8,0 9,5 7.5 0 AM
13 2023200**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 6,0 9.2 0 AM
15 2023200**** 8,3 8,0 9,5 8.5 0 AM
16 2023200**** 6,0 8,0 5,0 6.2 0 AM
17 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023200**** 5,0 10,0 9,0 6.8 0 AM
19 2023200**** 8,3 10,0 9,5 8.9 0 AM
20 2023200**** 6,7 8,0 5,0 6.6 0 AM
21 2023200**** 6,7 8,0 9,0 7.4 0 AM
22 2023200**** 5,0 0,0 5,5 4.1 0 RN
23 2023200**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
24 2023200**** 5,0 10,0 9,5 6.9 0 AM
25 2023200**** 6,7 10,0 9,5 7.9 0 AM
26 2023200**** 6,7 6,0 5,0 6.2 0 AM
27 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023200**** 6,7 8,0 5,0 6.6 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
30 2023200**** 8,3 8,0 5,0 7.6 0 AM
31 2023200**** 6,7 10,0 9,0 7.8 0 AM
32 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
33 2023200**** 8,3 8,0 9,0 8.4 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
35 2023200**** 6,7 10,0 10,0 8.0 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
37 2023200**** 3,3 10,0 10,0 6.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
39 2023200**** 6,7 10,0 5,0 7.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
42 2023200**** 8,3 10,0 9,0 8.8 0 AM
43 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
44 2023200**** 6,0 8,0 9,0 7.0 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2023200**** 6,7 10,0 9,0 7.8 0 AM
47 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
49 2023200**** 6,0 10,0 5,5 6.7 0 AM
50 2023201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
51 2023200**** 8,3 10,0 9,5 8.9 0 AM
52 2023200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
53 2023200**** 6,0 8,0 6,0 6.4 0 AM
54 2023200**** 6,7 10,0 9,5 7.9 0 AM
55 2023200**** 8,3 8,0 5,5 7.7 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
58 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
59 2023200**** 5,0 10,0 9,5 6.9 0 AM
60 2023200**** 6,7 10,0 10,0 8.0 0 AM
61 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
62 2023200**** 5,0 10,0 6,0 6.2 0 AM

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Gravação da reunião com a coordenação (22/07) 24/07/2023
Informes! 21/07/2023
Reunião! 17/07/2023
Gravação da 2° aula síncrona 11/07/2023
Link da aula 08/07/2023
Atenção aos prazos!! 05/07/2023
Fórum II e Atividade II 03/07/2023
Prorrogação 28/06/2023
Atenção aos prazos!! 26/06/2023
Gravação da aula síncrona 26/06/2023
Link da aula síncrona 24/06/2023
Aula Síncrona (24/06) 23/06/2023
Lembrete! 21/06/2023
Fórum de Apresentação e Tira dúvidas 15/06/2023
Início das aulas 15/06/2023
Link da aula inaugural 15/06/2023
Aula Inaugural 07/06/2023
Bem-vindos! 07/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:09