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CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Percurso histórico das abordagens de extensão rural, pesqueira, e aquícola (08/05/2023 - 12/06/2023)

Percurso histórico da extensão rural e pesqueira no Brasil: campesinato, difusionismo tecnológico, comunicação participativa; reconversão cultural; desenvolvimento local; desenvolvimento sustentável; agronegócio; envolvimento participativo; e agroecologia

Metodologias e abordagens participativa de ATER (19/06/2023 - 10/07/2023)

Metodologias e abordagens participativas de ATER: Planejamento, projeto descritivo; projeto executivo, monitoramento e avaliação

Construção de projetos sustentáveis de extensão (17/07/2023 - 28/08/2023)

Construção participativa de projeto sustentáveis de extensão para a pesca e aquicultura

Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
08 15 22 29 05 12 19 26
1 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015903**** 0 0 0 0 0 4 4 4 12
3 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 9,0 9,0 6,0 8.0 0 AM
2 2018904**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
3 2018905**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
4 2018904**** 8,5 7,5 9,5 8.5 0 AM
5 2018905**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
6 2017914**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
7 2016902**** 8,0 5,0 8,0 7.0 0 AM
8 2018905**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
9 2017914**** 8,0 9,0 5,0 7.3 0 AM
10 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022901**** 8,0 5,0 0,0 0.0 2.2 0 RN

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Plano de Curso

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Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas (16h);
• Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão (12h);
• Seminários em grupo da proposta de projetos de capacitação e resumo expandido (6h);
• Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
 1ª avaliação será dividida em: prova escrita - (70%); e relatório participação oficinas com pescadores (Word e Power Point) - (30%);
 2ª avaliação será distribuída: Prova oral (100%) de defesa do Portfólio de projeto de extensão rural/pesqueira/aquícola 5 páginas com apresentação da proposta de capacitação e de Assistência técnica e extensão pesqueira comunidade pesqueira ou aquícola para a comunidade (Word e Power Point);
 3ª avaliação – Construção de conhecimentos ‘capacitação e ações de assistência técnica’ (70%) e Relatório de Construção de conhecimentos ‘capacitação e ações de assistência técnica (Word e apresentação em Power Point) junto à Comunidade rural (70%);
 Final – Prova com todo o assunto.

ii) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
iii) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
iv) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: terças-feiras de 14 ás 16 horas
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SILVA, Josenildo de Souza e ; ROCHA, Sarah Jamille Pacheco. Exposição fotográfica “campo”: A construção das narrativas do quintal agroecológico da Efa cocais e dos saberes dos camponeses dos cocais de São João do Arraial-PI, Art Sensorium, Unespar, 2022;
SILVA, Josenildo de Souza e; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/05/2023
12/06/2023
Percurso histórico das abordagens de extensão rural, pesqueira, e aquícola
19/06/2023
10/07/2023
Metodologias e abordagens participativa de ATER
17/07/2023
28/08/2023
Construção de projetos sustentáveis de extensão
Avaliações
Data Descrição
05/06/2023 1ª Avaliação
26/06/2023 2ª Avaliação
24/07/2023 3ª Avaliação
21/08/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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