-

CBT0013 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO II - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Boas vindas aos alunos. Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Explicação sobre as atividades avaliativas. Atividades com textos. Atividades escritas e auditidas do livro da unidade 5. Trabalho com texto. Atividade com texto. Aumento de vocabulário com Sopas de letras. Ao final, os alunos elaboraram um texto usando os adjetivos do material. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR. Unidade 6: diálogos e atividades escritas. Atividade oral sobre o léxico da família. Atividade individual com os exercícios do livro didático. Conteúdos gramaticais e lexicais. Atividade com canção. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Unidade 4: atividades em dupla. Conteúdos lexicais e gramaticais. Prática de expressão oral e escrita no grupo. Atividades do livro. Expressão oral e escrita em dupla (23/05/2023 - 23/05/2023)
Debate sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) organizado pela Reitora da UFDPar. Atividades do Caderno de Exercícios da unidade 6: enviar resposta por e-mail. Ler e fazer um resumo do seguinte texto e enviar por email: https://elpais.com/babelia/2021-03-31/por-que-nohay-mas-pintoras-en-el-prado.html#?rel=mas (30/05/2023 - 30/05/2023)
Unidade 8: diálogos e exercícios de gramática e vocabulário. Parte cultural da unidade e atividades auditivas. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Atividades do livro e do caderno de exercícios. (13/06/2023 - 13/06/2023)
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas. (20/06/2023 - 20/06/2023)
Atividades de vocabulário, leitura e produção textual do livro. (27/06/2023 - 27/06/2023)
Aplicação da primeira avaliação (segundo momento): atividade individual. (04/07/2023 - 04/07/2023)
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Cientítica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade. (11/07/2023 - 11/07/2023)
Atividades do livro. Aplicação de exercícios escritos e orais. (18/07/2023 - 18/07/2023)
Atividades escritas e orais. (25/07/2023 - 25/07/2023)
Aplicação de uma atividade de produção textual.. (01/08/2023 - 01/08/2023)
Aplicação da segunda avaliação: conteúdos culturales: Apresentar um cantor famoso e um prato típico de um país de língua espanhola. (08/08/2023 - 08/08/2023)
Apresentações orais e trabalho com o filme Julieta, de Pedro Almodóvar. (15/08/2023 - 15/08/2023)
Aplicação da terceira avaliação. Discussão sobre o paradidático: Una aventura veraniega. (22/08/2023 - 22/08/2023)
Fechamento das notas e do diário. (29/08/2023 - 29/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2021904**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
2 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022906**** 0 0 4 0 4 0 0 4 4 0 4 4 4 0 4 4 36
4 2019902**** 0 0 0 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
5 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022904**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
7 2022904**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
8 2020905**** 0 0 4 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 0 4 48
9 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 7,5 7,9 6,5 7.3 0 AM
2 2022904**** 8,6 8,2 8,0 8.3 0 AM
3 2020905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022904**** 9,3 9,4 9,8 9.5 0 AM
5 2022904**** 9,0 8,3 7,8 8.4 0 AM
6 2021903**** 8,8 9,0 8,0 8.6 0 AM
7 2022906**** 8,5 0,0 0,0 2.8 0 RN
8 2022904**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
9 2021904**** 8,8 9,2 9,8 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas remotas (em decorrência da pandemia do COVID-19) expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA. Glauber Lima (2018). ELE en Brasil: de la Ley 11.161 a la no obligatoriedad de la oferta de su enseñanza. Nuevos retos. Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Número 58, mayo de 2018, pp. 15-17. Disponível em: http://www.aselered.org/sites/default/files/boletines/Boletin_ASELE58_1_1.pdf
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 1.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/05/2023
09/05/2023
Boas vindas aos alunos. Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Explicação sobre as atividades avaliativas. Atividades com textos. Atividades escritas e auditidas do livro da unidade 5. Trabalho com texto. Atividade com texto. Aumento de vocabulário com Sopas de letras. Ao final, os alunos elaboraram um texto usando os adjetivos do material.
16/05/2023
16/05/2023
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR. Unidade 6: diálogos e atividades escritas. Atividade oral sobre o léxico da família. Atividade individual com os exercícios do livro didático. Conteúdos gramaticais e lexicais. Atividade com canção.
23/05/2023
23/05/2023
Unidade 4: atividades em dupla. Conteúdos lexicais e gramaticais. Prática de expressão oral e escrita no grupo. Atividades do livro. Expressão oral e escrita em dupla
30/05/2023
30/05/2023
Debate sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) organizado pela Reitora da UFDPar. Atividades do Caderno de Exercícios da unidade 6: enviar resposta por e-mail. Ler e fazer um resumo do seguinte texto e enviar por email: https://elpais.com/babelia/2021-03-31/por-que-nohay-mas-pintoras-en-el-prado.html#?rel=mas
06/06/2023
06/06/2023
Unidade 8: diálogos e exercícios de gramática e vocabulário. Parte cultural da unidade e atividades auditivas.
13/06/2023
13/06/2023
Atividades do livro e do caderno de exercícios.
20/06/2023
20/06/2023
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas.
27/06/2023
27/06/2023
Atividades de vocabulário, leitura e produção textual do livro.
04/07/2023
04/07/2023
Aplicação da primeira avaliação (segundo momento): atividade individual.
11/07/2023
11/07/2023
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Cientítica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade.
18/07/2023
18/07/2023
Atividades do livro. Aplicação de exercícios escritos e orais.
25/07/2023
25/07/2023
Atividades escritas e orais.
01/08/2023
01/08/2023
Aplicação de uma atividade de produção textual..
08/08/2023
08/08/2023
Aplicação da segunda avaliação: conteúdos culturales: Apresentar um cantor famoso e um prato típico de um país de língua espanhola.
15/08/2023
15/08/2023
Apresentações orais e trabalho com o filme Julieta, de Pedro Almodóvar.
22/08/2023
22/08/2023
Aplicação da terceira avaliação. Discussão sobre o paradidático: Una aventura veraniega.
29/08/2023
29/08/2023
Fechamento das notas e do diário.
Avaliações
Data Descrição
27/06/2023 1ª Avaliação
08/08/2023 2ª Avaliação
22/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 08/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:28