Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina deverá ser ofertada interunidades: USP, UNICAMP, UNESP, UFSCar, UFOP e UFPI, e será ministrada de forma remota. Ela terá carga horária de 45 horas, em que serão 30 horas de aulas teóricas Síncronas de 3h cada (Sextas-feiras, 09h 12h); e também 15 horas de estudo e trabalho prático (assíncronas). As aulas iniciarão dia 03 de março de 2023, e os conteúdos propostos serão trabalhados por meio de aulas expositiva dialogadas, discussões de casos, análise e recomendação de textos técnicos, vídeos documentários e artigos científicos. Como se trata de uma disciplina interunidades, o número de vagas será limitado. Como critério de seleção, o professor responsável pela disciplina na UFPI realizará previamente uma entrevista com os alunos que pretendem se matricular. Serão utilizados ambientes virtuais como turma virtual no SIGAA, Google Classroom (disponibilização de materiais e entrega de trabalhos) e Google Meet (para encontros síncronos), como também com o auxílio de materiais digitais como vídeos documentários, textos e artigos científicos. É obrigatório que, para participação da disciplina, a(o) discente disponha de computador, câmera, microfone e internet compatíveis com a disciplina, garantindo o melhor aproveitamento possível da disciplina. O controle será realizado via Microsoft Excel por uma bolsista de apoio, durante a primeira e última hora da aula. O nome e e-mail da bolsista será informado aos discentes no início da disciplina, para garantir a retirada de eventuais dúvidas e justificativas. As interações entre alunas(os) e professoras(es) se dará durante os horários de aula síncronas, por mural do Google Classroom e, por e-mail, quando necessário.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão avaliados pela frequência, participação nas discussões em sala de aula, fichamento de artigos, seminários e elaboração de trabalho prático de estudo de caso. O trabalho prático será realizado em grupo, com foco em uma situação de trabalho real, preferencialmente relacionados ao objeto da pesquisa ou atuação profissional da(os) discentes. No último dia da disciplina haverá um seminário final, para apresentação dos estudos de caso. Além disso, dever ser realizada, pelo grupo, uma redação narrativa (entre 5 e 10 páginas), que deverá ser entregue 15 dias após o término da disciplina. Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica: - FALZON, P (editor). Ergonomia. São Paulo: Editora Blucher, 2007. - GUÉRIN, F et al. Compreender o Trabalho para Transformá-lo. São Paulo. 2ª Ed. Edgard Blucher, 2004. - WISNER, A. A inteligência no Trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo. Ed. FUNDACENTRO. 1993.
Bibliografia Complementar: - ASSUNÇÃO, A. A. Uma contribuição ao debate sobre as relações saúde e trabalho. Ciênc. saúde coletiva, v. 8, n. 4, p. 1005-1018, 2003. - ASSUNÇÃO, A.; LIMA, F. A Contribuição da Ergonomia para a Identificação, Redução e Eliminação da Nocividade do Trabalho. In: MENDES, R. A Patologia do Trabalho. 2ª Ed. Atheneu. BH. 2003. p 1767-1789. - BRAATZ, D.; ROCHA, R.; GEMMA, S. (org.). Engenharia do trabalho: saúde, segurança, ergonomia e projeto. Santana de Parnaíba, SP: Ex Libris Comunicação, 2021. - BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. 2. ed. Brasília: MTE, 2002. - FALZON, P. (Org.). Ergonomia construtiva. São Paulo: Blucher ed, 2016. - GOUNET, T. Fordismo e Toyotismo na civilização do automóvel. Campinas: Boitempo Ed. 1999.
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