Metodologia: |
A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e visitas a Instituições. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento. A disciplina será desenvolvida de forma presencial, conforme segue: Realização de trabalhos (seminários, discussões em grupo e estudos de caso); Realização de atividades assíncronas sob orientação das docentes, com base em livro/textos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, filmes/documentários, entre outros.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. - 1ª nota (A1): Realização das atividades e participação em sala de aula (10,0) - 2ª nota: Seminários (10,0), As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas conforme cronograma da disciplina. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para os e-mails: telmaevangelista@gmail.com e m.astres@ufpi.edu.br o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em Power pointer. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário as professoras farão questionamentos aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada.
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica BARBOSA, D. V. S.; BARBOSA, N.B.; NAJBERG, E. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cad. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.1, n.10, 2016.
BRASIL, Presidência da República. Portaria nº 3.992, de 28/12/2017. Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 2017.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política nacional de humanização: Atenção hospitalar. Brasília: SAS, 2013. (Cadernos HumanizaSUS; v.3)
GROSSMAN, R. L. A framework for evaluating the analytic maturity of an organization. Int. J. Inf. Manag., v. 38, pp. 45-51, 2018.
LISMONT, J. et al. Defining analytics maturity indicators: A survey approach. Int. J. Inf. Manag.,v.37, pp. 114-24, 2017.
Bibliografia Complementar: BARBOSA, D. V. S.; BARBOSA, N.B.; NAJBERG, E. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cad. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.1, n.10, 2016.
BRASIL, Presidência da República. Portaria nº 3.992, de 28/12/2017. Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 2017.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política nacional de humanização: Atenção hospitalar. Brasília: SAS, 2013. (Cadernos HumanizaSUS; v.3)
GROSSMAN, R. L. A framework for evaluating the analytic maturity of an organization. Int. J. Inf. Manag., v. 38, pp. 45-51, 2018.
LISMONT, J. et al. Defining analytics maturity indicators: A survey approach. Int. J. Inf. Manag.,v.37, pp. 114-24, 2017.
MENDES, E.V. As redes de atenção à saúde. Brasília: OPS, 2011, 549p.
SILVA, R. N. et al. A policy analysis of teamwork as a proposal for healthcare humanization: implications for nursing. Int Nurs Rev. v. 63, n.4, p.572-57, 2016.
SILVEIRA, C. B., COSTA, L. S. P.; JORGE, M. S. B. Redes de Atenção à Saúde como produtoras de cuidado em saúde mental: Uma análise reflexiva. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. v.19, p.61-70, 2018.
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