Metodologia: |
Ementa: 1. Os museus no mundo contemporâneo: definições, temas, problemas e abordagens; 2. Os museus e as museologias: dos museus clássicos à museologia social (museologia comunitária e ecomuseu) 3. O Código de Ética do Profissional Museólogo; 4. Os processos museológicos e o Projeto Matriz do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia
Objetivos:
Apresentar e discutir: 1. Temas, problemas e abordagens contemporâneas no campo de estudos e intervenções dos museus e da museologia; 2. Histórico, conceitos, políticas públicas e questões contemporâneas do patrimônio cultural e dos museus no Brasil; 3. A transversalidade do campo de estudos e intervenções do patrimônio cultural e dos museus; 4. O papel social do profissional museólogo; 5. As contribuições dos profissionais/mestrandos (as) nos processos museológicos de pesquisa, documentação, educação, salvaguarda e comunicação do patrimônio cultural; 6. Analisar as possibilidades abertas à tipologia de Museu | Ecomuseu na Área de Proteção Ambiental APA Delta do Parnaíba (apresentar exemplos práticos e com repercussão de ecomuseus).
Metodologia: 1. Leituras e discussão de textos; 2. Apresentações de seminários, com tema indicado pela Professora; 3. Produção de artigo de revisão e relatórios das visitas técnicas - mediações educativas e culturais na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações dar-se-ão pelo: 1. Acompanhamento contínuo do desempenho do aluno/a em todas as atividades planejadas e desenvolvidas durante a disciplina, considerando os seguintes critérios: frequência, pontualidade, interesse e participação ativa nas atividades; 2. Apresentação das comunicações, artigos e relatórios.
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Bibliografia:
| FERNÁNDES, Luis Alonso. Introducción a la nueva museologia. Madrid, Alianza Editorial, S.A., 1999. HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Francisca. Planteamientos teóricos de la museología. Gijón, TREA, 2006.
CONCEITOS CHAVES DE MUSEOLOGIA
BARBUY, Heloisa. A conformação dos ecomuseus: elementos para compreensão e análise. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. V.3 p. 209-236 jan. /dez. 1995.
BRULON SOARES Bruno C. SCHEINER Tereza C. M. A ascensão dos museus comunitários e os patrimônios comuns: um ensaio sobre a casa. ENANCIB, 2013.
SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1086 (Coleção Primeiros Passos)
COMO GERIR UM MUSEU: MANUAL PRÁTICO. França: ICOM Conselho Internacional de Museus, 2004.
C NDIDO, Manuelina Maria Duarte. Orientações para Gestão e Panejamento de Museus. Florianópolis: FCC, 2014. (Coleção Estudos Museológicos, v.3)
CADERNO de diretrizes museológicas 1. Brasília: Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Departamento de Museus e Centros Culturais, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus, 2006. 2ª Edição.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave da museologia. São Paulo: ICOM Brasil, 2013.
FERNÁNDES, Luis Alonso. Introducción a la nueva museologia. Madrid, Alianza Editorial, S.A., 1999.
PINHEIRO, Áurea da Paz. Patrimônio cultural e museus: por uma educação dos sentidos. Educar em Revista, [S.l], v. 31, n58, p. 55-67, nov. 2015. ISSN 1984-0411.
VARINE, Hugues. As raízes do futuro. O patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2013
SCHEINER, Tereza Cristina. Repensando o Museu Integral: do conceito às práticas. Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Belém, v. 7, n. 1, p. 15-30, jan. / abr. 2012.
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