Disponível em: https://programabene.com.br/2020/08/10/apresentacao-projeto-de-vida
- Orientação vocacional dos jovens;
- Carreira e escolha profissional dos jovens;
- Projetos devida e o modelo de negócio pessoal
A Unidade III temo objetivo de compreender o papel de orientador vocacional ocupacional enquanto profissional que auxilia indivíduos numa decisão mais assertiva na escolha de sua profissão e na gestão de suas carreiras.
Livro-base – LASSINCE, Maria Célia Pacheco; SLEVENFUS, Roseane Schotgues; MELO-SILVA, Luci Leal (orgs.). Orientação de Carreira: investigação e práticas. Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, 2015, 326 p. Disponível em: https://abopbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/07/2015_E-book_ABOP.pdf (Capítulos 5, 6 e 7). Acesso: 20.09.2022.
Material Complementar:
E-book - ALMEIDA, Cacilda Maria de; DORNELAS, Rachel Matos. Você é um modelo de negócio: guia do desenvolvimento pessoal do modelo de negócio pessoal. Belo Horizonte: Academia Sebrae Minas, 2014. Disponível em: http://lms.eadtech.net/main/sebraers/Media/view/Modal/271 Acesso: 20.09.2022.
Cartilha Escolha Profissional – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Escolha profissional e ingresso no mundo do trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2014. Disponível em: http://instserop.com.br/wp-content/uploads/2019/09/CARTILHA-ESCOLHA-PROFISSIONAL-.pdf Acesso: 20.09.2022.
-Vídeo 1: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You- https://www.youtube.com/watch?v=6_iH4LgeHa4 Acesso: 20.09.2022.
-Vídeo 2: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You- https://www.youtube.com/watch?v=Foa8yv-Ns4g Acesso: 20.09.2022.
-Vídeo 3: Orientação vocacional. Muito além de um teste. https://www.youtube.com/watch?v=WQk3ocFH3Vo&ab_channel=DanielaProvedel
-Vídeo 4: O que é orientação profissional e de carreira https://www.youtube.com/watch?v=R8ju1AvOU8c&ab_channel=ViniciusOliveira
Você sabia que o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas?
De acordo com a Lei Federal nº 13.415/2017 “os currículos de ensino médio deverão considerara formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e sócio emocionais” (BRASIL, 2017). O foco do novo ensino médio é tornar o aluno protagonista de sua própria vida. Dessa forma, ele aprende sobre os desafios da sua realidade e do mundo do trabalho na contemporaneidade, como as questões sociais, econômicas e ambientais. O aluno também deve desenvolver habilidades e competências e os professores devem orientá-lo a reconhecerem suas potencialidades e a importância de sua interação e intervenção com o meio social para que o projeto de vida desenvolvido por esses alunos seja concretizado(SAE DIGITAL, 2022).O projeto de vida, entretanto, precisa compreender três dimensões essenciais para traçar o futuro desses jovens, sendo elas: a dimensão pessoal – que envolve o autoconhecimento, ou seja, o reconhecimento de si próprio, como a sua origem, o que gosta, o que quer, como lida com seus sentimentos, que habilidades possui, quais seus valores...; a dimensão social - que envolve as relações interpessoais, como o seu papel na sociedade, a forma que trabalha em equipe para solucionar problemas de forma ética... e; a dimensão profissional–em que o jovem desenvolve habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho, como criatividade, uso das tecnologias, habilidades sócio emocionais, comportamento empreendedor, dentre outras (SAEDIGITAL, 2022).
Referências:
BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Acesso: 20.09.2022.
SAE DIGITAL. Tudo sobre projeto de vida no novo ensino médio, 2022. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso: 20.09.2022.
SINTETIZANDO
O jovem, ao chegar na fase da vida onde a principal tarefa é construir sua identidade pessoal e profissional, ele passa por muitos momentos de dúvidas e angústias.Com uma diversidade de profissões, uma forte exigência de habilidades e competências empresariais e as constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho, a escolha de uma carreira se torna difícil e complexa. Para tentar minimizar esse momento angustiante, a educação passou por reformulações no currículo do Ensino Médio, estabelecendo uma formação integral nas dimensões pessoal, social e profissional. O novo currículo educacional torna obrigatório o desenvolvimento de um projeto de vida que deve ser desenvolvido pelo aluno ainda na escola. Nesse ponto, o aluno deve receber orientação profissional que possa auxiliá-lo na tomada de decisões para a vida futura. A questão da orientação profissional passou a ser relevante nas discussões contemporâneas, pois os jovens precisam se tornar protagonistas do seu futuro