Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 02 unidades (introdução à bioquímica e biomoléculas; metabolismo das biomoléculas) contará com aulas teóricas presenciais expositivas e dialogadas, e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica. A verificação da aprendizagem será contínua e ocorrerá tanto nas aulas teóricas como práticas, por meio: da resolução e discussão de listas de exercícios, estudos de caso, leitura e discussão de artigos científicos etc.; da discussão dos resultados experimentais e entrega de relatórios; e atividades avaliativas teórico-práticas (realizadas em sala de aula ou na plataforma Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa). As atividades experimentais no laboratório abordam aplicações e/ou aspectos experimentais do conteúdo programático. Os materiais de apoio (livros digitais, resumo das aulas, atividades, videoaulas, artigos científicos etc.) serão disponibilizados no Sigaa) e Google Drive e/ou Google sala de aula da disciplina. Os artigos científicos (previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados) usados para grupos de discussão, estudo dirigido etc. estarão disponíveis em periódicos indexados e de acesso gratuito. Os exercícios e/ou trabalhos, as atividades avaliativas, frequência, participação e desempenho dos alunos serão registrados e monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Recurso didático: Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e na plataforma Google (Sala de Aula/Classroom, Drive e Formulários), como ambiente virtual de aprendizagem, o atendimento individualizado aos discentes será feito pelo aplicativo WhatsApp e correio eletrônico (e-mail). Os materiais de apoio elaborados pela docente da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas etc. serão disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos serão acompanhados pelo professor na execução de atividades e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e/ou na plataforma Google Formulários). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação. A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente no sistema Sigaa), com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: A) Nota 01 e Nota 02 - média aritmética de 03 tipos de atividades teóricas: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas; 2) participação, frequência e entrega de relatórios das atividades experimentais no laboratório de Bioquímica; 3) avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2), previamente agendadas no cronograma da disciplina. B) Nota 03 - média aritmética das resoluções de exercícios ou trabalho (questão problema ou estudo de caso) ou relatórios de atividades experimentais (avaliação prática), realizado individualmente referente aos conteúdos programáticos definidos, e avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P3), previamente agendadas no cronograma da disciplina. C) A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação do desempenho acadêmico e do processo ensino-aprendizagem ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
| quartas-feiras de 10:00 às 12:00 e sextas-feiras de 14:00 às 16:00 |
Bibliografia:
| Bibliografia básica: LEHNINGER, A. L. Bioquímica. volumes I, II, III, IV. 2 ed. Edgard Blücher, 2002. STRYER, L. Bioquímica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. CHAMPEBELL, M. K. Bioquímica. 3 ed. Edição Universitária, Porto Alegre, Artmed, 2006. CHAMPE, P. C; FERRIER, D. R; HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. LEHNINGER, A. L; NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: Princípios de Bioquímica. 4 ed. São Paulo: Sarvier, 2006. Bibliografia complementar: Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados como Química Nova e Journal of Biochemistry Education (Revista do Ensino de Bioquímica). Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados sobre aplicações da bioquímica na Fisioterapia e áreas afins. Vídeos da Royal Society of Chemistry. Materiais disponíveis no sistema Moodle. |