Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Na disciplina de Fisiologia Humana serão utilizados os métodos de aula expositiva, assim como métodos ativos como grupos de discussão (GDDs), construção de Mapas Conceituais e seminários (SEs), onde o professor tem como objetivo direcionar o aprendizado, deixando o aluno desenvolver sua própria reflexão, criticidade e criatividade facilitando o processo de ensino-aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o licenciado será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas no presente plano; Qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de registro de notas serão considerados: 1ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade I, sendo que a avaliação teórica valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos; 2ª Nota: Grupos de Discussão (GDs) e/ou Seminários (SEs) realizados durante o período letivo, sendo que cada GD ou SE valerá de 0 (zero) a 10 pontos, sendo a nota final a média aritmética das atividades. Os temas dos seminários serão divulgados oportunamente e a frequência será rigorosamente controlada, sendo assim apenas os alunos presentes em sala obterão os pontos no seminário; 3ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade II, sendo a nota final de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0. Aos alunos que tenham faltado aos seminários se oferece a oportunidade de recuperação ao final do semestre letivo, em uma aula de 2 (duas horas). Na prova de recuperação o conteúdo programático será referente a todos os seminários que o aluno faltou, podendo a prova ser escrita ou oral. Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer as avaliações parciais, será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da mesma, de acordo com as normas institucionais. A data de aplicação será estipulada pelo professor(a) da disciplina. O exame final será realizado ao final do período letivo e é destinado ao aluno que tenha obtido nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro). Mediante este exame, o aluno deverá obter média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética entre a média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Básica AIRES, M.M. - Fisiologia. Ed. Guanabara Koogan. 4ª edição, Rio de Janeiro, 2017. BERNE, Robert M.; LEVY, Matthew N.; KOEPPEN, Bruce M. Berne & levy physiology. Elsevier Brasil, 2008. GUYTON, A.C. e Hall J.E. Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 13ª ed., 2017. MARTINI, Frederic H. et al. Anatomia & fisiologia humana: uma abordagem visual. Tradução de Luiz Cláudio Queiroz, Maria Silene de Oliveira; revisão técnica de Mirna Duarte Barros, Bianca Maria Liquidato, Daniella Franco Curcio. 2014. STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. Complementar ODYA, E.; NORRIS, M.; GAIO, C. Anatomia & fisiologia para leigos. Rio De Janeiro: Alta Books, 2020. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. TEIXEIRA, D. Fisiologia Humana. Teófilo Otoni/MG: FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI, 2021. |