Metodologia: |
Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de curso desenvolvendo as seguintes atividades: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários e avaliações. Tipicamente estas atividades serão desenvolvidas tendo em mente o seguinte método: 1. Apresentar o objetivo geral e o sumário da disciplina (apenas na primeira aula); 2. Apresentar a solução do trabalho de casa proposto na atividade imediatamente anterior (se houver); 3. A fim de criar envolvimento emocional para com o assunto da disciplina, relatar ou, nas aulas práticas, vivenciar situações práticas que serão encontradas no futuro profissional dos alunos; 4. Para verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, perguntar para a turma se alguém já tem conhecimento sobre o assunto. Em caso de resposta negativa, reforçar a necessidade futura do conhecimento. Em caso afirmativo solicitar a participação colaborativa; 5. Apresentar o assunto específico da atividade, forçando a participação com a realização de perguntas sem direcionamento específico e em seguida apresentando a resposta, alternando com perguntas dirigidas à classe e com perguntas dirigidas a alunos específicos. Quando aplicável provocar-se-á o debate entre discentes; 6. Sempre que possível apresentar figuras e imagens evocativas do assunto; 7. Apresentar e resolver com a participação dos discentes questões como exercícios de fixação; 8. Apresentar questões para solução em casa; e 9. Introduzir o assunto da atividade seguinte. Como recursos pedagógicos empregar-se-á aplicativos de apresentação de conferências em rede e de manipulação de arquivos de apresentação e textos em formato pdf, "tablet", computador, software de comunicação social, outros recursos de TI. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: freqüência mínima de 75% da carga horária, sem o quê o aluno será reprovado por faltas independentemente das notas obtidas em avaliações subjetivas. Serão conduzidas três avaliações, tempestivamente intercaladas, e que poderão ser complementadas ou substituídas por trabalho de pesquisa ou de solução de listas de problemas típicos da disciplina. Nestas avaliações o aluno que alcançar média aritmética das avaliações igual a 7,0 (sete) será aprovado por média. Aluno com média aritmética das avaliações inferior a 4,0 será reprovado por nota. O aluno que não obtiver aprovação por média será submetido a exame final, caso tenha obtido média das avaliações no mínimo igual a 4,0 (quatro). Será aprovado em exame final o aluno que obtiver média final 6,0 (seis) obtida da média aritmética entre a média das avaliações e a nota obtida no exame final.
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA Pirani, M. J.: ENG176 Refrigeração e ar condicionado, Apostila parte I. Universidade Federal da Bahia, Departamento de Engenharia Mecânica. Nogueira, L. A. H.; Nogueira, F. J. H.; Rocha, C. R.: Centrais Elétricas Brasileiras, FUPAI/EFFICIENTIA: Eficiência energética no uso de vapor. Rio de janeiro, ELETROBRÁS. 2005 Johnston, W. A. et al: Freezing and Refrigerated Storage in Fisheries. FAO FISHERIES TECHNICAL PAPER - 340. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Rome, 1994 disponível em http://www.fao.org/docrep/003/v3630e/v3630e00.htm Ogawa, M.: Refrigeração (Tecnologia do Frio e do Calor). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1996. Rapin,P., Manual do Frio - Fórmulas Técnicas Refrigeração e Ar Condicionado, 8ª edição, Editora Hemus, 1999. Potter, M.C., Scott, E.P., Termodinâmica, Editora Thomson Learning, 2006. BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR Silva, J.C., Silva, A.C.G.C., Refrigeração e Climatização para Técnicos e Engenheiros, Editora Ciência Moderna, 2008. Ogawa, M.: Refrigeração. In: Manual de Pesca, Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará, 1987. |