Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Na disciplina serão utilizados os métodos de aula expositiva, assim como métodos ativos como grupos de discussão com dinâmica (GDD) ou aulas práticas com material fresco em laboratório, onde o professor tem como objetivo direcionar o aprendizado, deixando o aluno desenvolver sua própria reflexão, criticidade e criatividade facilitando o processo de ensino-aprendizagem |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o licenciado será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas no presente plano; Qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de registro de notas serão considerados: 1ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade I (70%) e relatório de aula prática ou GDD (Grupo de Discussão com Dinâmica) com artigos científicos (30%), sendo a nota final a média aritmética dessas atividades que valerá de 0 (zero) a 10 pontos; 2ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade II (70%) e relatório de aula prática ou GDD (Grupo de Discussão com Dinâmica) com artigos científicos (30%), sendo a nota final a média aritmética dessas atividades que valerá de 0 (zero) a 10 pontos; 3ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade III (70%) e relatório de aula prática ou GDD (Grupo de Discussão com Dinâmica) com artigos científicos (30%), sendo a nota final a média aritmética dessas atividades que valerá de 0 (zero) a 10 pontos; A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0. Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer as avaliações parciais, será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da mesma, de acordo com as normas institucionais. A data de aplicação será estipulada pelo professor(a) da disciplina. O exame final será realizado ao final do período letivo e é destinado ao aluno que tenha obtido nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro). Mediante este exame, o aluno deverá obter média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética entre a média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. O conteúdo programático será referente a todos as unidades trabalhadas, sendo uma prova escrita. As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX. RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco, pincel, datashow, livros, artigos científicos, livros de ciências e ensino de ciências e outros. Também pode ser utilizado material fresco (Microalgas e liquens, Macroalgas e Fungos |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Básica ALEXOPOULOS, C. J.; BLACKWEL; MIMS, C. W. Introduction Mycology. New York. 1996. 869p. JOLY, A. B. Botânica: Introdução a Taxonomia Vegetal. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1993, 777p. RAVEN, P.H.; EICHHORN, S.E.; EVERT, R.F. Biologia Vegetal. 8ª Edição. Guanabara Koogan, 867p, 2014. REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. Artmed Editora, 2015. Complementar BONONI, V. L. R. (Org.) Zigomicetes, Basidiomicetes e Deuteromicetes: Noções básicas de taxonomia e aplicações biotecnológicas. São Paulo, Ed. Governo do Estado de São Paulo. 1999. 184p. DE PAULA, Édison José et al. Introdução à biologia das criptógamas. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2007. NETO, BENEDITO R. DA S. Micologia: Fungos e/ou seus Metabólitos como Objeto de Estudo. [s.l.] Atena Editora, 2020. SMITH, G. M. Botânica Criptogâmica. Algas e fungos. Lisboa: Fundação Caloustre, Gulbenkian. Vol. 1. 1955 |