Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação será formativa, por meio da participação das discussões e práticas, e somativa por meio da entrega de relatórios sobre as técnicas utilizadas nas aulas prática e uma prova teórica. O aluno deverá alcançar a média final igual ou maior a 7,0 para ser aprovado por média na disciplina, através das avaliações teóricas, atividades de fixação e relatórios das aulas práticas. O aluno que obtiver média final entre 4,0 e 6,9 será submetido ao exame final e passará se obtiver média maior ou igual a 6,0. |
Bibliografia:
| BÁSICA MURRAY, P. R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. PROCOP, G.W. et al. KONEMAN: Diagnóstico microbiológico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
COMPLEMENTAR MADIGAN, M.T. et al. Microbiologia de Brock. 14a ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. NOGUEIRA, J. M. R.; MIGUEL, L. F. S. Bacteriologia. In: MOLINARO, E. M.; CAPUTO, L. F. G.; AMENDOEIRA, M. R. R. (Org.). Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde. Vol 4. Rio de Janeiro: EPSJV; IOC, 2009. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/8661/2/Livro%20EPSJV%20009570.pdf PERANTONI, L. M.; DE QUEIROZ-FERNANDES, G. M. Evolução das técnicas diagnosticas em microbiologia clínica. SALUSVITA, v.38, p.529-542, 2019 |