-

CBT0026 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO IV - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Boas vindas aos alunos, apresentação da turma e da ementa da disciplina. Atividades com textos e expressões orais. (17/11/2022 - 17/11/2022)
Unidade 11 do livro Nuevo Ven 1: diálogos e atividades do livro, em dupla. (23/11/2022 - 23/11/2022)
Unidade 12: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos, individualmente. (24/11/2022 - 24/11/2022)
Trabalho com canção e interpretação de texto. Exercício individual. (30/11/2022 - 30/11/2022)
Conteúdos gramaticais. Atividades em dupla. (01/12/2022 - 01/12/2022)
Atividades do livro. (07/12/2022 - 07/12/2022)
Unidade 13: atividades do livro. (08/12/2022 - 08/12/2022)
Continuação da unidade 13. (14/12/2022 - 14/12/2022)
Conteúdos gramaticais, lexicais e culturais do livro. (15/12/2022 - 15/12/2022)
Preparar um roteiro de um dos pontos turísticos do litoral piauiense. (21/12/2022 - 21/12/2022)
Atividades do livro e da gramática. Atividade em dupla. (22/12/2022 - 22/12/2022)
Recesso escolar. (28/12/2022 - 28/12/2022)
Recesso escolar. (29/12/2022 - 29/12/2022)
Recesso escolar. (04/01/2023 - 04/01/2023)
Recesso escolar. (05/01/2023 - 05/01/2023)
Ativdades de produção textual. (11/01/2023 - 11/01/2023)
Atividades de expressão oral. (12/01/2023 - 12/01/2023)
Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas. (18/01/2023 - 18/01/2023)
Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas. (19/01/2023 - 19/01/2023)
Aplicação da primeira atividade avaliativa: avaliação contínua. (25/01/2023 - 25/01/2023)
Discussão sobre os filmes e organização do Evento de Extensão: Muestra de películas. (26/01/2023 - 26/01/2023)
Atividade de compreensão leitora, expressão oral e escrita. (01/02/2023 - 01/02/2023)
Fechamento da da primeira atividade avaliativa. (02/02/2023 - 02/02/2023)
Preparar um roteiro por um ponto turístico do litoral piauiense. (08/02/2023 - 08/02/2023)
Atividade de compreensão leitora e expressão escrita. Trabalho individual. (09/02/2023 - 09/02/2023)
Atividades com a canção La Flaca, do grupo catalão Jarabe de Palo. (15/02/2023 - 15/02/2023)
Atividades para a divulgação do Evento de Extensão da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas. (16/02/2023 - 16/02/2023)
Atvidades sobre os conteúdos gramaticais e lexicais. (22/02/2023 - 22/02/2023)
Clase asíncrona, deberán enviarme la primera versión, en diapositivas, de la presentación del seminario sobre los capítulos del libro Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica (23/02/2023 - 23/02/2023)
Atividade com a canção Color Esperanza de Diego Torres para praticar a leitura, o vocabulário, a expressão oral, a compreensão auditiva e a produção textual. (01/03/2023 - 01/03/2023)
Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. (02/03/2023 - 02/03/2023)
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. (08/03/2023 - 08/03/2023)
Prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva sobre um texto. Atividade individual. (09/03/2023 - 09/03/2023)
Preparação dos seminários para a terceira avaliação e envio do material para análise. (15/03/2023 - 15/03/2023)
Atividades com texto e expressão oral. (16/03/2023 - 16/03/2023)
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=19802 Gleysa: Capítulo: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje Patrícia: Capítulo: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo Sabrina: Capítulo: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica Maria Luiza: Capítulo: Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva; Girlene Moreira da Silva: Literatura en la enseñanza de español en un Curso de Guía de Turismo: reflexiones y propuestas didácticas Maria Rejane: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda Jaqueline: Capítulo: Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza; Valdecy de Oliveira Pontes: La variación lingüística en el libro didáctico “Cinco estrellas” para estudiantes brasileños de la carrera de turismo (22/03/2023 - 22/03/2023)
Contuação da aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=19802 Gleysa: Capítulo: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje Patrícia: Capítulo: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo Sabrina: Capítulo: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica Maria Luiza: Capítulo: Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva; Girlene Moreira da Silva: Literatura en la enseñanza de español en un Curso de Guía de Turismo: reflexiones y propuestas didácticas Maria Rejane: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda Jaqueline: Capítulo: Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza; Valdecy de Oliveira Pontes: La variación lingüística en el libro didáctico “Cinco estrellas” para estudiantes brasileños de la carrera de turismo (23/03/2023 - 23/03/2023)
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (29/03/2023 - 29/03/2023)
Fechamanto das notas e do diário escolar. (30/03/2023 - 30/03/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
23 24 30 01 07 08 14 15 21 22 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 23 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30
1 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2014912**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
3 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
4 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
5 2020906**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020906**** 9,6 10,0 9,4 9.7 0 AM
2 2021902**** 9,7 10,0 9,3 9.7 0 AM
3 2020905**** 9,5 10,0 9,6 9.7 0 AM
4 2014912**** 7,0 10,0 8,4 8.5 0 AM
5 2021901**** 9,8 10,0 9,6 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente. Nesse sentido, levaremos em consideração os seguintes pontos:

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MOREIRA, G. L. El componente cultural en los diccionarios de ELE. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 4, p. 2240-2263, 19 jan.
2019.
MOREIRA, G. L. et al. Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2. ed. FORTALEZA: EdUECE, 2019. v. 1.
285p.
MOREIRA, G. L.; ERES FERNANDEZ, G. (Org.). Enseñanza del español con fines específicos: El caso de la carrera de
Turismo. Teoría y práctica. 1. ed. Brasília: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. v. 1. 219p.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/11/2022
17/11/2022
Boas vindas aos alunos, apresentação da turma e da ementa da disciplina. Atividades com textos e expressões orais.
23/11/2022
23/11/2022
Unidade 11 do livro Nuevo Ven 1: diálogos e atividades do livro, em dupla.
24/11/2022
24/11/2022
Unidade 12: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos, individualmente.
30/11/2022
30/11/2022
Trabalho com canção e interpretação de texto. Exercício individual.
01/12/2022
01/12/2022
Conteúdos gramaticais. Atividades em dupla.
07/12/2022
07/12/2022
Atividades do livro.
08/12/2022
08/12/2022
Unidade 13: atividades do livro.
14/12/2022
14/12/2022
Continuação da unidade 13.
15/12/2022
15/12/2022
Conteúdos gramaticais, lexicais e culturais do livro.
21/12/2022
21/12/2022
Preparar um roteiro de um dos pontos turísticos do litoral piauiense.
22/12/2022
22/12/2022
Atividades do livro e da gramática. Atividade em dupla.
28/12/2022
28/12/2022
Recesso escolar.
29/12/2022
29/12/2022
Recesso escolar.
04/01/2023
04/01/2023
Recesso escolar.
05/01/2023
05/01/2023
Recesso escolar.
11/01/2023
11/01/2023
Ativdades de produção textual.
12/01/2023
12/01/2023
Atividades de expressão oral.
18/01/2023
18/01/2023
Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas.
19/01/2023
19/01/2023
Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas.
25/01/2023
25/01/2023
Aplicação da primeira atividade avaliativa: avaliação contínua.
26/01/2023
26/01/2023
Discussão sobre os filmes e organização do Evento de Extensão: Muestra de películas.
01/02/2023
01/02/2023
Atividade de compreensão leitora, expressão oral e escrita.
02/02/2023
02/02/2023
Fechamento da da primeira atividade avaliativa.
08/02/2023
08/02/2023
Preparar um roteiro por um ponto turístico do litoral piauiense.
09/02/2023
09/02/2023
Atividade de compreensão leitora e expressão escrita. Trabalho individual.
15/02/2023
15/02/2023
Atividades com a canção La Flaca, do grupo catalão Jarabe de Palo.
16/02/2023
16/02/2023
Atividades para a divulgação do Evento de Extensão da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas.
22/02/2023
22/02/2023
Atvidades sobre os conteúdos gramaticais e lexicais.
23/02/2023
23/02/2023
Clase asíncrona, deberán enviarme la primera versión, en diapositivas, de la presentación del seminario sobre los capítulos del libro Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica
01/03/2023
01/03/2023
Atividade com a canção Color Esperanza de Diego Torres para praticar a leitura, o vocabulário, a expressão oral, a compreensão auditiva e a produção textual.
02/03/2023
02/03/2023
Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira.
08/03/2023
08/03/2023
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora.
09/03/2023
09/03/2023
Prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva sobre um texto. Atividade individual.
15/03/2023
15/03/2023
Preparação dos seminários para a terceira avaliação e envio do material para análise.
16/03/2023
16/03/2023
Atividades com texto e expressão oral.
22/03/2023
22/03/2023
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=19802 Gleysa: Capítulo: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje Patrícia: Capítulo: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo Sabrina: Capítulo: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica Maria Luiza: Capítulo: Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva; Girlene Moreira da Silva: Literatura en la enseñanza de español en un Curso de Guía de Turismo: reflexiones y propuestas didácticas Maria Rejane: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda Jaqueline: Capítulo: Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza; Valdecy de Oliveira Pontes: La variación lingüística en el libro didáctico “Cinco estrellas” para estudiantes brasileños de la carrera de turismo
23/03/2023
23/03/2023
Contuação da aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=19802 Gleysa: Capítulo: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje Patrícia: Capítulo: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo Sabrina: Capítulo: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica Maria Luiza: Capítulo: Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva; Girlene Moreira da Silva: Literatura en la enseñanza de español en un Curso de Guía de Turismo: reflexiones y propuestas didácticas Maria Rejane: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda Jaqueline: Capítulo: Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza; Valdecy de Oliveira Pontes: La variación lingüística en el libro didáctico “Cinco estrellas” para estudiantes brasileños de la carrera de turismo
29/03/2023
29/03/2023
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
30/03/2023
30/03/2023
Fechamanto das notas e do diário escolar.
Avaliações
Data Descrição
18/01/2023 1ª Avaliação
16/02/2023 2ª Avaliação
23/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:31