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CMR0359 - ACONSELHAMENTO PSICOLOGICO - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina do Aconselhamento psicológico (17/11/2022 - 24/11/2022)
   PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA 2022.2 
Unidade I ? Aconselhamento psicológico: história e formação profissional (01/12/2022 - 08/12/2022)
- Introdução aos conceitos: aproximações e distanciamentos em relação à avaliação psicológica, à psicoterapia, à orientação e à atenção psicológica clínica contemporânea; - História do AP no contexto brasileiro; - Formação do ?conselheiro? para uma atuação clínica
  Capítulo I - AP: breve histórico e definições 
Referência básica da UNIDADE I
  Capítulo 2 - O processo de formação em AP 
Bibliografia básica da UNIDADE I
Unidade II ? Métodos de aconselhamento psicológico (15/12/2022 - 22/12/2022)
- Diretivo; - Não-diretivo; - Eclético; - Tipos de intervenção.
  Livro Trilogia da existência (Teresa Erthal) 
Utilizaremos trechos de casos clínicos descritos em alguns capítulos para trabalho sobre método e intervenção em sala de aula.
  Livro Aconselhamento psicológico centrado na pessoa (R L Rosenberg) 
Bibliografia básica para UNIDADE I e II
Estudo dirigido com base nos textos referência das aulas da unidade I e II (29/12/2022 - 29/12/2022)
Revisão Unidade I e II para Avaliação 1 (fechamento da nota 1) (05/01/2023 - 12/01/2023)
Unidade III ? Modalidades de atendimento (19/01/2023 - 26/01/2023)
- Atenção psicológica em instituições: na saúde, na educação e na assistência social; - O Plantão psicológico; - Interconsulta psicológica e atuação multiprofissional
Unidade IV ? Atenção psicológica à crise (02/02/2023 - 16/02/2023)
- A teoria aplicada à prática nas diversas modalidades de atendimento (individual, em grupo e em instituições) com ênfase no atendimento emergencial à crise psicológica; - Atenção psicológica em situações extremas: desastres ambientais, acidentes aéreos, conflitos armados, emergências e catástrofes; - Atenção psicológica à crise suicida: prevenção e posvenção.
Revisão das unidades III e IV - Apresentação dos projetos de Atenção psicológica clínica em instituições (23/02/2023 - 23/02/2023)
Conclusão da Avaliação 2
Aprofundamento nos temas abordados nas unidades III e IV (02/03/2023 - 16/03/2023)
Após apresentados os conteúdos teóricos das unidades III e IV, iremos aprofundar nos temas/contextos escolhidos pelos grupos de trabalho para desenvolvimento dos projetos de atenção psicológica clínica em instituições.
Conclusão da Avaliação III - apresentação dos relatórios e produtos (23/03/2023 - 23/03/2023)
Fechamento da disciplina em sala de aula
Prova Final (30/03/2023 - 30/03/2023)
Os alunos que ficarem de prova final ou optarem ou optarem por avaliação em formato de prova (ao invés de projeto vivencial com produto)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09 16 23 02 09 16 23 30
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018904**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
32 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018904**** 9,2 7,5 9,5 8.7 0 AM
3 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019903**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
6 2019902**** 9,3 10,0 10,0 9.8 0 AM
7 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018904**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
9 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018905**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
12 2018905**** 8,1 10,0 10,0 9.4 0 AM
13 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018904**** 7,0 7,5 9,5 8.0 0 AM
16 2016906**** 8,2 7,5 9,5 8.4 0 AM
17 2018905**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
18 2019902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
19 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2018903**** 8,8 9,0 9,0 8.9 0 AM
21 2018905**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
22 2018903**** 9,0 7,5 9,5 8.7 0 AM
23 2018904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
24 2018905**** 8,6 10,0 10,0 9.5 0 AM
25 2018904**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
26 2019902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
27 2018903**** 6,0 8,0 9,0 7.7 0 AM
28 2017914**** 6,5 9,0 9,0 8.2 0 AM
29 2018904**** 8,5 5,0 9,0 7.5 0 AM
30 2019902**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
31 2019901**** 9,3 9,0 9,0 9.1 0 AM
32 2016904**** 8,5 7,5 9,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aconselhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental. A diretividade: prós e contras. Aconselhamento psicológico na abordagem humanista-existencial-fenomenológica (Gestalt-terapia e ACP), enfatizando a teoria e a prática nas diversas modalidades de atendimento ( individual, grupo e em instituições).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Leitura e discussão da bibliografia recomendada, produção de atividades individuais e grupais. O Google Classroom será mantido como ambiente didático para socialização de atividades, bem como será o principal canal de comunicação da docente com os discentes para proposição das atividades e envio de material didático.

A frequência nas atividades será registrada por chamada realizada no ambiente presencial e a participação nas aulas será registrada a partir da entrega da atividade aplicada no prazo estipulado e envolvimento nas discussões realizadas em aula e nas reuniões para orientação dos trabalhos.

A metodologia será predominantemente participativa, fundamentada na dialogicidade, considerando atitude crítica e ética frente aos textos evocativos para reflexão sobre os temas a serem estudados. Haverá um produto final da disciplina, sinalizando a culminância dos percursos investigativos e dialógicos propostos nesse processo pedagógico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se dará de forma contínua, tendo em conta a autonomia, postura ética e profissional, pontualidade, assiduidade, responsabilidade na execução das atividades previstas, bem como a participação nas atividades que integrarão as aulas.

O processo avaliativo terá caráter diagnóstico e formativo, considerando a participação e desempenho nas atividades individuais e grupais. A avaliação segue a normativa 177/2012 – CEPEX – UFPI. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”.

As avaliações deverão compor um total de 3 notas considerando as atividades sugeridas:
 A1 – Média aritmética dos trabalhos entregues em dezembro/2022 e da prova na modalidade individual (a ser realizada em janeiro/2023;
 A2 – Média aritmética dos trabalhos realizados em sala na modalidade individual e do projeto de atenção psicológica clínica institucional (grupal);
 A3 – Apresentação em seminários do produto final (relatório do projeto vivenciado ou do produto social, p.e. cartilha) acerca das temáticas, visando articulação entre teoria e prática.

Horário de atendimento: 14h às 18h
Bibliografia: Corey, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Campus. (Original publicado em 1979)
Fitzferald, L. F., & Osipow, S. H. (1986). An occupational analysis of Counseling Psychology - How special is the speciality? American Psychologist, 535-543.
Hackney, H., & Nye, S. (1977). Aconselhamento: Estratégias e Objetivos. EPU (Original publicado em 1973)
Halgin, R. P. (1986). Advising undergraduates who wish to become clinicians. Teaching of Psychology, 13, 7-12.
Ivey, A. E., & Gluckstern, N. B. (1982). Basic attending skills (2nd ed). Microtraining Associates.
Leong, F. T. L., & Poynter, M. A. (1991). The representation of Counseling versus Clinical Psychology in introdutory psychology textbooks. Teaching of Psychology, 18, 12-16.
Mahfoud, M. (Org.). (1999). Plantão Psicológico: Novos horizontes. Companhia Ilimitada.
May, R. (1987). A Arte do Aconselhamento Psicológico (6ª ed.). Vozes.
Miranda, C. F., & Miranda, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Crescer.
Rogers, C. R. (1982). Tornar-se pessoa. Martins Fontes.
Rosenberg, R. L. (1987). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. EPU.
Scheeffer, R. (Org.). (1981). Aconselhamento psicológico (7ª ed.). Atlas.

COMPLEMENTAR:
Agreli, H. F., Peduzzi, M., & Silva, M. C. (2016). Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface, 20(59), 905-916. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0511
Amatuzzi, M. M. (1996). O resgate da fala autêntica. Papirus.
Amatuzzi, M. M. (2012). Rogers: ética humanista e psicoterapia (2ª ed). Alínea.
Azevêdo, A. V. S., & Crepaldi, M. A. (2016). A Psicologia no hospital geral: aspectos históricos, conceituais e práticos. Estudos de Psicologia, 33(4), 573-585. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000400002
Baptista, A. S. D., Rodrigues, M. F. S., & Baptista, M. N. (2010). Assistência domiciliar e atuação do psicólogo. In M. N. Baptista (Org.), Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos (pp. 27-44). Guanabara Koogan.
Bezerra, E. N. (2014). Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(01), 129-143. Recuperado em março de 2022, de <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000100008&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1808-4281.
Bezerra, M. C. de S., & Cury, V. E. (2020). A experiência de psicólogos em um programa de residência multiprofissional em saúde. Psicologia USP, 31, 1-9. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e190079
Campos, A. P. de S., & Cury, V. E. (2009). Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche. Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 115-121. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100014
Erthal, T. C. S. (2013). Trilogia da Existência: teoria e prática da psicoterapia vivencial. Appris.
Fukumitsu, K. O. (2014). O psicoterapeuta diante do comportamento suicida. Psicologia USP, 25(3). https://doi.org/10.1590/0103-6564D20140001
Gagliato, M. F. (2018). Saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias: uma análise crítica entre políticas e práticas atuais de assistência. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.6.2019.tde-21032019-170435
Galindo, W. C. M., Francisco, A. L., & Rios, L. F. (2013). A Instrução e a relação como modos de Aconselhamento em HIV/Aids. Temas em Psicologia, 21(3), 989-1004. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE12PT.
Mearns, D., & Cooper, M. (2018). Working at relational deph in counseling & psychotherapy, 17(2), 185-190. https://doi.org/10.1080/14779757.2018.1431564
Mota, C. P. (2014). Não-diretividade – avaliação, diagnóstico e a Terapia Centrada no Cliente. Revista Gestáltica – Phenomenological Studies, XX(2), 198-205. Recuperado em março de 2022, de <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000200007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1809-6867.
Oliveira, A. E. G., & Cury, V. E. (2020). A experiência de pacientes assistidos por um serviço de atenção domiciliar (SAD). Psicologia em Estudo, 25, e44108, 1-15. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.44108
Otta, E., Oliveira, P. S., & Mannini, C. R. B. B. (Org.). (2011). 40 anos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Edusp.
Perches, T. H. P., & Cury, V. E. (2013). Plantão Psicológico em Hospital e o Processo de Mudança Psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(3), 313-320. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000300009
Rocha, M. C. (2011). Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Revista do NUFEN, 01(01). Recuperado em março de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100007&lng=pt&tlng=pt.
Rogers, C. (1994). As condições necessárias e suficientes para a mudança terapêutica da personalidade. In J. Wood et al. (Orgs.), Abordagem centrada na pessoa (pp.155-177). Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
Rogers, C. R. (1978). Sobre o poder pessoal. Martins Fontes.
Santos, N. C. A., Slonczewski, T., Prebianchi, H. B., Oliveira, A. G., & Cardoso, C. S. (2011). Interconsulta psicológica: demanda e assistência em hospital geral. Psicologia em Estudo, Maringá, 16(2), 325-334. Recuperado em março de 2022 de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122138016
Scorsolini-Comin, F. (2014). Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contextos clínicos, 7(1), 2-14. https://doi.org/10.4013/ctc.2014.71.01
Souza, G. G., & Cury, V. E. (2015). A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico. Memorandum: Memória e História Em Psicologia, 28, 221-239. Recuperado em março de 2022 de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466
Souto, T. S., Batista, S. H., & Batista, N. A. (2014). A educação interprofissional na formação em Psicologia: olhares de estudantes. Psicologia: ciência e profissão, 34(1), 32-45. https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100004
Tassinari, M. A., & Durange, W. (2011). Plantão psicológico e sua inserção na contemporaneidade. Revista do NUFEN, 01(01). Recuperado em março de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100004&lng=pt&tlng=pt.
Vasconcelos, T. P., & Cury, V. E. (2017). Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(2), 475- 488. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002562015
Vieira, E. M., & Boris, G. D. J. B. (2012). O plantão psicológico como possibilidade de interlocução da psicologia clínica com as políticas públicas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(3), 883-896. Recuperado em março de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000300010&lng=pt&tlng=pt.
Zini, R., & Cury, V. E. (2014). Acolhimento como prática psicológica no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial em álcool e drogas. Memorandum, 27, 39-60. Recuperado em março de 2022 de http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a27/zinicury01/
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/11/2022
24/11/2022
Introdução à disciplina do Aconselhamento psicológico
01/12/2022
08/12/2022
Unidade I ? Aconselhamento psicológico: história e formação profissional
15/12/2022
22/12/2022
Unidade II ? Métodos de aconselhamento psicológico
29/12/2022
29/12/2022
Estudo dirigido com base nos textos referência das aulas da unidade I e II
05/01/2023
12/01/2023
Revisão Unidade I e II para Avaliação 1 (fechamento da nota 1)
19/01/2023
26/01/2023
Unidade III ? Modalidades de atendimento
02/02/2023
16/02/2023
Unidade IV ? Atenção psicológica à crise
23/02/2023
23/02/2023
Revisão das unidades III e IV - Apresentação dos projetos de Atenção psicológica clínica em instituições
02/03/2023
16/03/2023
Aprofundamento nos temas abordados nas unidades III e IV
23/03/2023
23/03/2023
Conclusão da Avaliação III - apresentação dos relatórios e produtos
30/03/2023
30/03/2023
Prova Final
Avaliações
Data Descrição
12/01/2023 1ª Avaliação
23/02/2023 2ª Avaliação
23/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de hoje 16/02/23 16/02/2023
Sobre o funcionamento da UFDPar durante o feriado de Carnaval 16/02/2023
Plano de Curso e Cronograma da disciplina 02/12/2022
Aula normal hoje 01/12/2022
Aula 24/11 24/11/2022
Conferência 16/11 16/11/2022
Início de aulas - 16 e 17 de novembro - Atividades 16/11/2022

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