12/08/2022
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Aula 1. 12 de agosto. Apresentação da disciplina de Laboratório, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução O que é o Prof-Filo?. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação (texto disponibilizado na aula).
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19/08/2022
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Aula 2. 19 de agosto. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura. Leitura: KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25-60; 61-96. MASSCHELEIN, J.; RICKEN, N. Do We (Still) Need the Concept of Bildung? Educational Philosophy and Theory, Vol. 35, No. 2, 2003. VILANOU, Conrad. De la Paideia a la Bildung: Hacia uma pedagogía hermenêutica, Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, vol. 14, núm. 2, 2001, p. 1-27.
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26/08/2022
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Aula 3. 26 de agosto. Laboratório: O que é experiência? Ensaio para uma aula a partir de textos de Walter Benjamin (e dos projetos individuais). Leitura: BENJAMIN, W. Experiência e pobreza, O narrador e Infância em Berlim por volta de 1900 (várias edições).
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02/09/2022
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Aula 4. 2 de setembro. Sobre a experiência e o ensino. Leitura: AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002.
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09/09/2022
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Aula 5. 9 de setembro. Laboratório: O que é alegria? Ensaio para uma aula a partir da Ética, de Espinosa (e dos projetos individuais). Leitura: ESPINOSA, B. Ética. (várias edições), excertos.
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16/09/2022
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Aula 6. 16 de setembro. Sobre aulas, afetos e potência Leitura: VEIGA-NETO, Alfredo. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.21, n.2, jul/dez, 1996, p. 161-175. KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002.
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23/09/2022
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Aula 7. 23 de setembro. Laboratório: O que é poder? Ensaio para uma aula a partir da obra de Nietzsche (e dos projetos individuais).
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30/09/2022
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Aula 8. 30 de setembro. Sobre o ofício de professor/professora Leitura: LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207-216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141-190.
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07/10/2022
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Aula 9. 7 de outubro. Laboratório: O que é amor? Ensaio para uma aula a partir da obra de Platão (em conversa com Jean-Luc Nancy) (e dos projetos individuais).
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14/10/2022
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Aula 10. 14 de outubro. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade Leitura: FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. (várias edições) Capítulos 5, 6 e 7. SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200.
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21/10/2022
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Aula 11. 21 de outubro. Laboratório: O que é verdade e erro? Ensaio para uma aula a partir da obra de Hegel (e dos projetos individuais).
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28/10/2022
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Aula 12. 28 de outubro. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura. Leituras: LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Sobre a lição p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58-67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
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04/11/2022
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Aula 13. 4 de novembro. Laboratório: O que é dever? Ensaio para uma aula a partir da obra de Kant (e dos projetos individuais).
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11/11/2022
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Aula 14. 11 de novembro. Liberdade e Emancipação? Leitura: KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições) ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29-75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59-82.
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18/11/2022
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Aula 15. 18 de novembro. Laboratório: O que é ser livre? Ensaio para uma aula a partir da obra de Espinosa (e dos projetos individuais).
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25/11/2022
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Aula 16. 25 de novembro. Escola e a razão neoliberal. Leitura: DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27-87.
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02/12/2022
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Aula 17. 2 de dezembro. Apresentação dos Memoriais
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09/12/2022
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Aula 18. 9 de dezembro. Apresentação dos Memoriais
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