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MPF002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Aula 1. 12 de agosto. Apresentação da disciplina de Laboratório, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução “O que é o Prof-Filo?”. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: “A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação” (texto disponibilizado na aula). (12/08/2022 - 12/08/2022)
   Plano de curso 
Aula 2. 19 de agosto. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura. Leitura: KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25-60; 61-96. MASSCHELEIN, J.; RICKEN, N. Do We (Still) Need the Concept of Bildung? Educational Philosophy and Theory, Vol. 35, No. 2, 2003. VILANOU, Conrad. “De la Paideia a la Bildung: Hacia uma pedagogía hermenêutica”, Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, vol. 14, núm. 2, 2001, p. 1-27. (19/08/2022 - 19/08/2022)
Aula 3. 26 de agosto. Laboratório: O que é experiência? Ensaio para uma aula a partir de textos de Walter Benjamin (e dos projetos individuais). Leitura: BENJAMIN, W. “Experiência e pobreza”, “O narrador” e “Infância em Berlim por volta de 1900” (várias edições). (26/08/2022 - 26/08/2022)
Aula 4. 2 de setembro. Sobre a experiência e o ensino. Leitura: AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002. (02/09/2022 - 02/09/2022)
Aula 5. 9 de setembro. Laboratório: O que é alegria? Ensaio para uma aula a partir da “Ética”, de Espinosa (e dos projetos individuais). Leitura: ESPINOSA, B. Ética. (várias edições), excertos. (09/09/2022 - 09/09/2022)
Aula 6. 16 de setembro. Sobre aulas, afetos e potência Leitura: VEIGA-NETO, Alfredo. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.21, n.2, jul/dez, 1996, p. 161-175. KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002. (16/09/2022 - 16/09/2022)
Aula 7. 23 de setembro. Laboratório: O que é poder? Ensaio para uma aula a partir da obra de Nietzsche (e dos projetos individuais). (23/09/2022 - 23/09/2022)
Aula 8. 30 de setembro. Sobre o ofício de professor/professora Leitura: LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. “O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica”. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207-216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141-190. (30/09/2022 - 30/09/2022)
Aula 9. 7 de outubro. Laboratório: O que é amor? Ensaio para uma aula a partir da obra de Platão (em conversa com Jean-Luc Nancy) (e dos projetos individuais). (07/10/2022 - 07/10/2022)
Aula 10. 14 de outubro. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade Leitura: FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. (várias edições) Capítulos 5, 6 e 7. SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200. (14/10/2022 - 14/10/2022)
Aula 11. 21 de outubro. Laboratório: O que é verdade e erro? Ensaio para uma aula a partir da obra de Hegel (e dos projetos individuais). (21/10/2022 - 21/10/2022)
Aula 12. 28 de outubro. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura. Leituras: LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. “Sobre a lição” p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58-67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (28/10/2022 - 28/10/2022)
Aula 13. 4 de novembro. Laboratório: O que é dever? Ensaio para uma aula a partir da obra de Kant (e dos projetos individuais). (04/11/2022 - 04/11/2022)
  Aula 13 
  Aula 13.2 
  Aula 13.3 
Aula 14. 11 de novembro. Liberdade e Emancipação? Leitura: KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições) ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29-75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. “Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt”. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59-82. (11/11/2022 - 11/11/2022)
Aula 15. 18 de novembro. Laboratório: O que é ser livre? Ensaio para uma aula a partir da obra de Espinosa (e dos projetos individuais). (18/11/2022 - 18/11/2022)
Aula 16. 25 de novembro. Escola e a razão neoliberal. Leitura: DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27-87. (25/11/2022 - 25/11/2022)
Aula 17. 2 de dezembro. Apresentação dos Memoriais (02/12/2022 - 02/12/2022)
Aula 18. 9 de dezembro. Apresentação dos Memoriais (09/12/2022 - 09/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09
1 2022100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 4 4 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 15
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 4 4 4 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 0 24
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2022100**** 10,0 10,0 8,5 8,5 9.3 4 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 8,0 8,0 7,0 7,0 7.5 15 AM
8 2022100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
9 2022100**** 10,0 10,0 8,0 8,0 9.0 15 AM
10 2022100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
11 2022100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 4 AM
12 2022100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
13 2022100**** 10,0 10,0 8,0 8,0 9.0 8 AM
14 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa. [Descrição do curso]. A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas. Diversas propostas podem ser realizadas no âmbito do Laboratório: estudo de temas, problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas técnicas de ensino, materiais didáticos, metodologias, programas de ensino e planos de aula de Filosofia; reflexão crítica sobre a legislação vigente para o ensino da Filosofia; projetos e atividades interdisciplinares.
Metodologia. As aulas serão desenvolvidas a partir dos problemas e textos indicados abaixo. É necessária a leitura prévia dos textos e a discussão em sala de aula. Aulas expositivas com utilização de multimídia. Trabalhos em grupos com objetivo de socializar os conhecimentos e exercitar a argumentação. Estimular a escrita como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento. Seminário de leituras e análise de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação. O corpo discente será avaliado quanto ao desempenho nos seguintes aspectos: (i) capacidade de relacionar teoria e prática na realização dos exercícios (e dos projetos individuais); (ii) capacidade de argumentação e sistematização de ideias e técnicas; (iii) participação e interesse nas atividades, bem como assertividade, assiduidade e pontualidade; (iv) elaboração de papers e seminários; (v) 3 avaliações: elaboração de memorial, troca epistolar e exposição de trabalho de pesquisa autoral.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2022
12/08/2022
Aula 1. 12 de agosto. Apresentação da disciplina de Laboratório, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução “O que é o Prof-Filo?”. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: “A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação” (texto disponibilizado na aula).
19/08/2022
19/08/2022
Aula 2. 19 de agosto. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura. Leitura: KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25-60; 61-96. MASSCHELEIN, J.; RICKEN, N. Do We (Still) Need the Concept of Bildung? Educational Philosophy and Theory, Vol. 35, No. 2, 2003. VILANOU, Conrad. “De la Paideia a la Bildung: Hacia uma pedagogía hermenêutica”, Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, vol. 14, núm. 2, 2001, p. 1-27.
26/08/2022
26/08/2022
Aula 3. 26 de agosto. Laboratório: O que é experiência? Ensaio para uma aula a partir de textos de Walter Benjamin (e dos projetos individuais). Leitura: BENJAMIN, W. “Experiência e pobreza”, “O narrador” e “Infância em Berlim por volta de 1900” (várias edições).
02/09/2022
02/09/2022
Aula 4. 2 de setembro. Sobre a experiência e o ensino. Leitura: AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002.
09/09/2022
09/09/2022
Aula 5. 9 de setembro. Laboratório: O que é alegria? Ensaio para uma aula a partir da “Ética”, de Espinosa (e dos projetos individuais). Leitura: ESPINOSA, B. Ética. (várias edições), excertos.
16/09/2022
16/09/2022
Aula 6. 16 de setembro. Sobre aulas, afetos e potência Leitura: VEIGA-NETO, Alfredo. A didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.21, n.2, jul/dez, 1996, p. 161-175. KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002.
23/09/2022
23/09/2022
Aula 7. 23 de setembro. Laboratório: O que é poder? Ensaio para uma aula a partir da obra de Nietzsche (e dos projetos individuais).
30/09/2022
30/09/2022
Aula 8. 30 de setembro. Sobre o ofício de professor/professora Leitura: LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. “O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica”. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207-216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141-190.
07/10/2022
07/10/2022
Aula 9. 7 de outubro. Laboratório: O que é amor? Ensaio para uma aula a partir da obra de Platão (em conversa com Jean-Luc Nancy) (e dos projetos individuais).
14/10/2022
14/10/2022
Aula 10. 14 de outubro. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade Leitura: FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. (várias edições) Capítulos 5, 6 e 7. SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200.
21/10/2022
21/10/2022
Aula 11. 21 de outubro. Laboratório: O que é verdade e erro? Ensaio para uma aula a partir da obra de Hegel (e dos projetos individuais).
28/10/2022
28/10/2022
Aula 12. 28 de outubro. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura. Leituras: LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. “Sobre a lição” p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58-67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
04/11/2022
04/11/2022
Aula 13. 4 de novembro. Laboratório: O que é dever? Ensaio para uma aula a partir da obra de Kant (e dos projetos individuais).
11/11/2022
11/11/2022
Aula 14. 11 de novembro. Liberdade e Emancipação? Leitura: KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições) ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29-75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. “Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt”. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59-82.
18/11/2022
18/11/2022
Aula 15. 18 de novembro. Laboratório: O que é ser livre? Ensaio para uma aula a partir da obra de Espinosa (e dos projetos individuais).
25/11/2022
25/11/2022
Aula 16. 25 de novembro. Escola e a razão neoliberal. Leitura: DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27-87.
02/12/2022
02/12/2022
Aula 17. 2 de dezembro. Apresentação dos Memoriais
09/12/2022
09/12/2022
Aula 18. 9 de dezembro. Apresentação dos Memoriais
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Não haverá aula amanhã, 18 de novembro 17/11/2022

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