Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão realizadas atividades síncronas de forma remota e assíncronas. Serão orientadas leituras, pesquisa de referências atuais na área para elaboração de fundamentação, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos. Os mecanismos de interação entre docente e discentes serão a utilização de enquetes, seminários, grupos de discussão, elaboração de portfólio ao final da disciplina sobre o conteúdo abordado e apresentação, Definir como o conteúdo programático da disciplina será avaliado por meio de discussão dos temas abordados, avaliação das propostas dos alunos nas discussões. Serão computadas na carga horária as atividades assíncronas nas atividades de preparação de sínteses e resenhas e portfólio. Todos os materiais utilizados para as aulas não produzidos diretamente pelo docente deverão conter a respectiva fonte, com a indicação de autoria, respeitados os direitos autorais assegurados pela Lei nº 9.610/98. Art. 14. São facultadas ao professor a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas, sendo proibida a reprodução ou distribuição do conteúdo por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas avaliações presenciais ou on line no SIGAA, previamente agendadas, elaboração de trabalho com proposta de desenvolvimento de seminários, de acordo com as endemias nutricionais ou excessos alimentares estudados. Serão realizadas atividades que possam mensurar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento do aprendizado do estudante, segundo as normas previstas na Resolução nº180 /2021-CEPEX, que estabelece a retomada do período 2022.2. Art. 11 Fica estabelecido que o controle de frequência será realizado por meio da presença em sala de aula dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina e §1º A frequência mínima exigida será de 75%, conforme preconizado pela Resolução 180/2021 - CEPEX/UFPI. Art. 12 A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, individual ou em grupo, seminário, ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina. Parágrafo único: O direito à segunda chamada segue o previsto na Resolução 180/2021 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à coordenação do Programa ou a Professora ao qual o componente curricular esteja vinculado. |
Horário de atendimento:
| 19 ás 20h |
Bibliografia:
| BÁSICA: 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher- PNDS, 2006. Dimensões do Processo Reprodutivo e da Saúde da Criança. Brasília-DF, 2018. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Carência de Micronutrientes - Cadernos de Atenção Básica. Brasília DF, 2018. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade - Cadernos de Atenção Básica. Brasília - DF, 2018. 4. DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E.; MARCHINI, S. Ciências Nutricionais - Aprendendo a Aprender. 2ª edição. São Paulo: Sarvier, 2017. 5. TIRAPEGUI, J. Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2015. 6. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de condutas gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Brasília-DF,2013 7. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arq. Bras. Cardiol. v.101, n.4 (supl.1). São Paulo Oct. 2013 8. BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36) 9. BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). COMPLEMENTAR: 1. Artigos científicos publicados em periódicos da área em bases de dados indexadas (SCIELO, MEDLINE, FSTA, LILACs, BIREME...)
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