Metodologia: |
Manhã 4h Abertura com Mística
Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
Manhã 4h Abertura com mística Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
Tarde 4h Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point
Tarde 4h Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Quadro comparativo entre a proposta de organização do ensino de história no texto e nas escolas do campo
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point
Manhã 4h - Vídeo da Emília Ferreiro
- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah). Exibição e Roda de Conversa - vídeo da Emília Ferreiro.
Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto Data Show Computador Power Point
Manhã 4h Leitura e Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016
Apresentação de uma síntese em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
Tarde 4h - Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).
- Slides da Proposta Pedagógica EdoC. Apresentação das compreensões a partir do roteiro (grupos). Slides da proposta pedagógica para a EdoC apresentação e discussão. Texto Data Show Computador Power Point
Tarde 4h Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Quadro comparativo entre a prática educativa do ensino de geografia e as indicações do texto; Aproximações entre as duas disciplinas que compõem a área (Ciências Humanas) pelos formadores Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários.
Texto Data Show Computador Power Point
Manhã 4h TEXTO: Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas com os Saberes Campesinos. (SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)
- Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto. Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point Papel Madeira Pincel Fita gomada Tesoura Cola Papeis diversos (sufite, cartolina, cartão etc) 30/07 Manhã 4h TEXTO: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016);
O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Apresentação dos planos pelos grupos;
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides). 4h Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo). Apresentação do quadro Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto Apresentação de uma síntese em grupos (slides). Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários. - Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto. Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro). |