Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
25/08 Manhã 4h Abertura com Mística
Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point 25/08 Manhã 4h Abertura com mística
Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
25/08 Tarde 4h Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point 25/08 Tarde 4h Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Quadro comparativo entre a proposta de organização do ensino de história no texto e nas escolas do campo
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point
26/08 Manhã 4h - Vídeo da Emília Ferreiro
- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah). Exibição e Roda de Conversa - vídeo da Emília Ferreiro.
Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto Data Show Computador Power Point 26/08 Manhã 4h Leitura e Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016
Apresentação de uma síntese em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
26/08 Tarde 4h - Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).
- Slides da Proposta Pedagógica EdoC. Apresentação das compreensões a partir do roteiro (grupos). Slides da proposta pedagógica para a EdoC apresentação e discussão. Texto Data Show Computador Power Point 26/08 Tarde 4h Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Quadro comparativo entre a prática educativa do ensino de geografia e as indicações do texto; Aproximações entre as duas disciplinas que compõem a área (Ciências Humanas) pelos formadores Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários.
Texto Data Show Computador Power Point
27/08 Manhã 4h TEXTO: Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas com os Saberes Campesinos. (SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)
- Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto. Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point Papel Madeira Pincel Fita gomada Tesoura Cola Papeis diversos (sufite, cartolina, cartão etc) 27/08 Manhã 4h TEXTO: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016);
O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Apresentação dos planos pelos grupos;
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
25/08 Manhã 4h Abertura com Mística
Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point 25/08 Manhã 4h Abertura com mística
Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Mística dos participantes
Apresentação de uma síntese oral em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
25/08 Tarde 4h Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point 25/08 Tarde 4h Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Quadro comparativo entre a proposta de organização do ensino de história no texto e nas escolas do campo
Apresentação do quadro
Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.
Texto Data Show Computador Power Point
26/08 Manhã 4h - Vídeo da Emília Ferreiro
- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah). Exibição e Roda de Conversa - vídeo da Emília Ferreiro.
Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto Data Show Computador Power Point 26/08 Manhã 4h Leitura e Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016
Apresentação de uma síntese em grupos (slides).
Análise das apresentações pelos formadores. Texto Data Show Computador Power Point
26/08 Tarde 4h - Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).
- Slides da Proposta Pedagógica EdoC. Apresentação das compreensões a partir do roteiro (grupos). Slides da proposta pedagógica para a EdoC apresentação e discussão. Texto Data Show Computador Power Point 26/08 Tarde 4h Discussão do texto: O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Quadro comparativo entre a prática educativa do ensino de geografia e as indicações do texto; Aproximações entre as duas disciplinas que compõem a área (Ciências Humanas) pelos formadores Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários.
Texto Data Show Computador Power Point
27/08 Manhã 4h TEXTO: Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas com os Saberes Campesinos. (SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)
- Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto. Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point Papel Madeira Pincel Fita gomada Tesoura Cola Papeis diversos (sufite, cartolina, cartão etc) 27/08 Manhã 4h TEXTO: O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016);
O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Apresentação dos planos pelos grupos;
Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto Data Show Computador Power Point
|
Horário de atendimento:
| 2567M3456 2567T3456 |
Bibliografia:
| - As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008)
- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).
- Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas com os Saberes Campesinos. (SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)
|