Bibliografia:
| CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 15-49, Nov. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003. VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. LIMA JUNIOR, Paulo; MASSI, Luciana. Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 3, p. 559-574, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030003 MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educ. Real., Porto Alegre , v. 44, n. 4, e86456, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000400610&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 mar. 2020. Epub 28-Nov-2019. https://doi.org/10.1590/2175-623686456. MARTINS, Mariana Domitila Padovani; NOGUEIRA, Eliete Jussara. Relações Líquidas no Cotidiano do Ensino Superior: Uma análise das relações entre professores e alunos. Anais... IV COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de Janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal. HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 37, n. 4, p. 697-710, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002. SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 429-454, jun. 2017. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/33157/23137>. Acesso em: 01 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454.
|