Metodologia: |
Leitura e discussão da bibliografia recomendada, produção de atividades individuais e grupais. O Google Classroom será mantido como ambiente didático para socialização de atividades, bem como será o principal canal de comunicação da docente com os discentes para proposição das atividades e envio de material didático.
A frequência nas atividades será registrada por chamada realizada no ambiente presencial ou remoto (se houver necessidade de aulas mediadas por TIC) e a participação nas aulas será registrada a partir da entrega da atividade aplicada no prazo estipulado.
A metodologia será predominantemente participativa, fundamentada na dialogicidade, considerando atitude crítica e ética frente aos textos evocativos para reflexão sobre os temas a serem estudados. Haverá um produto final da disciplina, sinalizando a culminância dos percursos investigativos e dialógicos propostos nesse processo pedagógico.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação se dará de forma contínua, tendo em conta a autonomia, postura ética e profissional, pontualidade, assiduidade, responsabilidade na execução das atividades previstas, bem como a participação nas atividades que integrarão as aulas.
O processo avaliativo terá caráter diagnóstico e formativo, considerando a participação e desempenho nas atividades individuais e grupais. A avaliação segue a normativa 177/2012 CEPEX UFPI. Portanto, será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular. As avaliações deverão compor um total de 3 notas considerando as atividades sugeridas: A1 Média aritmética dos trabalhos entregues na modalidade individual e grupal; A2 Média aritmética dos trabalhos entregues na modalidade individual e grupal; A3 Apresentação em seminários do produto final (projeto e cartilha) acerca das temáticas, visando articulação entre teoria e prática.
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Bibliografia:
| Corey, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Campus. (Original publicado em 1979) Fitzferald, L. F., & Osipow, S. H. (1986). An occupational analysis of Counseling Psychology - How special is the speciality? American Psychologist, 535-543. Hackney, H., & Nye, S. (1977). Aconselhamento: Estratégias e Objetivos. EPU (Original publicado em 1973) Halgin, R. P. (1986). Advising undergraduates who wish to become clinicians. Teaching of Psychology, 13, 7-12. Ivey, A. E., & Gluckstern, N. B. (1982). Basic attending skills (2nd ed). Microtraining Associates. Leong, F. T. L., & Poynter, M. A. (1991). The representation of Counseling versus Clinical Psychology in introdutory psychology textbooks. Teaching of Psychology, 18, 12-16. Mahfoud, M. (Org.). (1999). Plantão Psicológico: Novos horizontes. Companhia Ilimitada. May, R. (1987). A Arte do Aconselhamento Psicológico (6ª ed.). Vozes. Miranda, C. F., & Miranda, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Crescer. Rogers, C. R. (1982). Tornar-se pessoa. Martins Fontes. Rosenberg, R. L. (1987). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. EPU. Scheeffer, R. (Org.). (1981). Aconselhamento psicológico (7ª ed.). Atlas.
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