• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0359 - ACONSELHAMENTO PSICOLOGICO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Unidade I - História da Aconselhamento Psicológico: história e formação profissional (23/06/2022 - 14/07/2022)

1. Introdução aos conceitos: aproximações e distanciamentos em relação ao psicodiagnóstico, à psicoterapia, à orientação e à atenção psicológica clínica contemporânea

2. História do Aconselhamento psicológico no contexto brasileiro

3. Formação do conselheiro para uma atuação clínica

   Livro Aconselhamento psicológico (Ruth Scheeffer) 
Bibliografia básica
  Artigo Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos 
Texto que evidencia semelhanças e diferenças entre práticas de aconselhamento e psicoterapia.
  livro A arte do Aconselhamento psicológico (Rolo May) 
bibliografia complementar. Cap VI, Confissão e interpretação, contem o caso Bronson que abordamos na última aula. Leiam e analisem as intervenções do counselor.
  livro Trilogia da Existência (T Erthal) 
Edição especial que reune os 3 livros de Psicologia existencial com ênfase no treinamento terapêutico. Utilizamos o caso descrito no cap VI (parte 2), A entrevista de Contrato (p. 267 do pdf). Para analisarem os tipos de intervenções, vejam cap. IV na parte 2, que versa sobre Intervenções do psicoterapeuta. Isso tb ajudará a analisar o processo do filem Gênio indomável.
Unidade II ? Métodos de aconselhamento psicológico (14/07/2022 - 28/07/2022)
- Diretivo; - Não-diretivo; - Eclético; - Tipos de intervenção;
Unidade III - Modalidades de atendimento (04/08/2022 - 25/08/2022)
- Atenção psicológica em instituições: na saúde, na educação e na assistência social; - O Plantão psicológico; - Interconsulta psicológica e atuação multiprofissional;
Unidade IV - Atenção psicológica à crise (01/09/2022 - 06/10/2022)
- A teoria aplicada à prática nas diversas modalidades de atendimento (individual, em grupo e em instituições) com ênfase no atendimento emergencial à crise psicológica; - Atenção psicológica em situações extremas: desastres ambientais, acidentes aéreos, conflitos armados, emergências e catástrofes; - Atenção psicológica à crise suicida: prevenção e posvenção.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13
1 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015903**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
9 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016900**** 0 2 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 2 12
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018902**** 0 1 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
15 2018902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
19 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018902**** 0 4 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
23 2018902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201395**** 0 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
25 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 1 5
28 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2016906**** 0 2 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 1 11
30 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
2 2018902**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
3 2016906**** 5,5 7,5 8,5 7.2 0 AM
4 2018902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
5 2017901**** 10,0 9,5 8,0 9.2 0 AM
6 2018901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
7 2018900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
8 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2018902**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
10 2018901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
11 2018900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
12 2018901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
13 2018901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
14 2018902**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
15 2018900**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
16 2018902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
17 2018902**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
18 2018900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
19 2018903**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
20 2018903**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
21 2016900**** 5,5 7,5 8,0 7.0 0 AM
22 2015901**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
23 2018904**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
24 2015903**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
25 2018902**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
26 2018903**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
27 2017913**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
28 2018903**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
29 2017902**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
30 2018902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aconselhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental. A diretividade: prós e contras. Aconselhamento psicológico na abordagem humanista-existencial-fenomenológica (Gestalt-terapia e ACP), enfatizando a teoria e a prática nas diversas modalidades de atendimento ( individual, grupo e em instituições).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Leitura e discussão da bibliografia recomendada, produção de atividades individuais e grupais. O Google Classroom será mantido como ambiente didático para socialização de atividades, bem como será o principal canal de comunicação da docente com os discentes para proposição das atividades e envio de material didático.

A frequência nas atividades será registrada por chamada realizada no ambiente presencial ou remoto (se houver necessidade de aulas mediadas por TIC) e a participação nas aulas será registrada a partir da entrega da atividade aplicada no prazo estipulado.

A metodologia será predominantemente participativa, fundamentada na dialogicidade, considerando atitude crítica e ética frente aos textos evocativos para reflexão sobre os temas a serem estudados. Haverá um produto final da disciplina, sinalizando a culminância dos percursos investigativos e dialógicos propostos nesse processo pedagógico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se dará de forma contínua, tendo em conta a autonomia, postura ética e profissional, pontualidade, assiduidade, responsabilidade na execução das atividades previstas, bem como a participação nas atividades que integrarão as aulas.

O processo avaliativo terá caráter diagnóstico e formativo, considerando a participação e desempenho nas atividades individuais e grupais. A avaliação segue a normativa 177/2012 – CEPEX – UFPI. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”.
As avaliações deverão compor um total de 3 notas considerando as atividades sugeridas:
 A1 – Média aritmética dos trabalhos entregues na modalidade individual e grupal;
 A2 – Média aritmética dos trabalhos entregues na modalidade individual e grupal;
 A3 – Apresentação em seminários do produto final (projeto e cartilha) acerca das temáticas, visando articulação entre teoria e prática.
Horário de atendimento: quinta-feira, 14h as 18h
Bibliografia: Corey, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Campus. (Original publicado em 1979)
Fitzferald, L. F., & Osipow, S. H. (1986). An occupational analysis of Counseling Psychology - How special is the speciality? American Psychologist, 535-543.
Hackney, H., & Nye, S. (1977). Aconselhamento: Estratégias e Objetivos. EPU (Original publicado em 1973)
Halgin, R. P. (1986). Advising undergraduates who wish to become clinicians. Teaching of Psychology, 13, 7-12.
Ivey, A. E., & Gluckstern, N. B. (1982). Basic attending skills (2nd ed). Microtraining Associates.
Leong, F. T. L., & Poynter, M. A. (1991). The representation of Counseling versus Clinical Psychology in introdutory psychology textbooks. Teaching of Psychology, 18, 12-16.
Mahfoud, M. (Org.). (1999). Plantão Psicológico: Novos horizontes. Companhia Ilimitada.
May, R. (1987). A Arte do Aconselhamento Psicológico (6ª ed.). Vozes.
Miranda, C. F., & Miranda, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Crescer.
Rogers, C. R. (1982). Tornar-se pessoa. Martins Fontes.
Rosenberg, R. L. (1987). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. EPU.
Scheeffer, R. (Org.). (1981). Aconselhamento psicológico (7ª ed.). Atlas.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/06/2022
14/07/2022
Unidade I - História da Aconselhamento Psicológico: história e formação profissional
14/07/2022
28/07/2022
Unidade II ? Métodos de aconselhamento psicológico
04/08/2022
25/08/2022
Unidade III - Modalidades de atendimento
01/09/2022
06/10/2022
Unidade IV - Atenção psicológica à crise
Avaliações
Data Descrição
28/07/2022 1ª Avaliação
01/09/2022 2ª Avaliação
06/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas 12/10/2022
aula 29/09/2022
aula 29/09/2022
Aula 15/09 - 15h 15/09/2022
Aula 11 de agosto 14h00 11/08/2022
Comunicado de COVID 15/07/2022
Notificações de casos positivos e suspeitos de COVID 14/07/2022
Atividade substitutiva para aula de 14/07/22 13/07/2022
Aula 1 - 23/6 - 16h 23/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:30