-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Férias docente. (21/06/2022 - 21/06/2022)
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais. (23/06/2022 - 23/06/2022)
Atividades do livro. Prática escrita e oral. (28/06/2022 - 28/06/2022)
Unidade 8: Aula expositiva sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. (30/06/2022 - 30/06/2022)
Atividades do livro e resolução das atividades do Caderno de Exercícios para casa. (05/07/2022 - 05/07/2022)
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora. (07/07/2022 - 07/07/2022)
Atividade avaliativa: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes". (12/07/2022 - 12/07/2022)
Atividades do livro em dupla. (14/07/2022 - 14/07/2022)
Preparação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Atividades do livro e do caderno de exercícios. (19/07/2022 - 19/07/2022)
Unidade 9: apresentação dos diálogos e elaboração de novos diálogos em dupla. (21/07/2022 - 21/07/2022)
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefa auditiva com a canção Viviré, de Laura Paulsini. Em seguida, comentários para a prática oral. (26/07/2022 - 26/07/2022)
Atividades do livro. Atividades orais e auditivas. Trabalho com a canção Un vestido y un amor. Prática auditva, oral e escrita (28/07/2022 - 28/07/2022)
Atvidades do livro em dupla. (02/08/2022 - 02/08/2022)
Aula extra: atividades do livro. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Aula Extra.
Aula extra: atividades de produção textual. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Palestra sobre a cultura colombiana com o Prof. Dr.
Unidade 10: atividades. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Atividdades do livro. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Apresentação de diálogos. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Atividades com textos para leitura e discussão no grupo. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Atividades gramaticais e lexicais do livro. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Atividades em dupla. (03/08/2022 - 03/08/2022)
Atividades de vocabulário. (04/08/2022 - 04/08/2022)
Aplicação da primeira avaliação escrita. (09/08/2022 - 09/08/2022)
Aula extra: atividades do caderno de exercícios. (10/08/2022 - 10/08/2022)
Atividade com filme.
Revisão da prova individualmente. (11/08/2022 - 11/08/2022)
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. (16/08/2022 - 16/08/2022)
Atividades do Caderno de Exercícios. (18/08/2022 - 18/08/2022)
Atividades gramaticais do livro. (23/08/2022 - 23/08/2022)
Expressão oral. (25/08/2022 - 25/08/2022)
Atividade de elaboração de um podcast, individualmente, sobre um tema de interesse pessoal sobre espanhol e turismo. (30/08/2022 - 30/08/2022)
Atividade assíncrona. Participação no fórum. (01/09/2022 - 01/09/2022)
Assitir ao filme Todo sobre mi madre, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, e fazer as atividades: 1) elaborar 3 perguntas sobre o assuntos e 2) fazer um resuno de até 15 linhas. (06/09/2022 - 06/09/2022)
Apresentação de diálogos em dupla. (08/09/2022 - 08/09/2022)
Atividades do livro. (13/09/2022 - 13/09/2022)
Aplicação da segunda avaliação. (15/09/2022 - 15/09/2022)
Unidade 11: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos. (20/09/2022 - 20/09/2022)
Gramática e vocabulário. (22/09/2022 - 22/09/2022)
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. (27/09/2022 - 27/09/2022)
Atividades da exposição para a Feira das Nações. (29/09/2022 - 29/09/2022)
Atividades culturais. Trabalho com canção. (04/10/2022 - 04/10/2022)
Aplicação da primeira parte da terceira avaliação: Apresentação e participação na II Feira das Nações. (06/10/2022 - 06/10/2022)
II Feira das Nações: atividades culturais. (06/10/2022 - 06/10/2022)
Atividades organizadas pelos professores e alunos de espanhol e inglês sobre temas culturais.
Atividades da Feira das Nações. (06/10/2022 - 06/10/2022)
Expressão escrita em sala de aula. (06/10/2022 - 06/10/2022)
Preparação das atividades para a Feira das Nações. (06/10/2022 - 06/10/2022)
Aula extra: leitura do livro. (08/10/2022 - 08/10/2022)
Preparação dos cartazes e montagem dos standeres para a exposição da II Feira das Nações.
Aplicação da segunda parte da terceira avaliação: atividade oral sobre o livro: El querer es poder. (11/10/2022 - 11/10/2022)
Fechamento do semestre: entrega das notas e avaliação da disciplina. (13/10/2022 - 13/10/2022)
Lançamento das notas e preenchimento final do diário. (18/10/2022 - 18/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 03 04 09 10 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 08 11 13
1 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 6 0 0 0 12
4 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020906**** 8,9 8,6 9,1 8.9 0 AM
2 2021901**** 9,2 9,7 9,1 9.3 0 AM
3 2021902**** 7,2 8,6 9,1 8.3 0 AM
4 2021901**** 9,5 9,7 9,9 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN 1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>. doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
21/06/2022
Férias docente.
23/06/2022
23/06/2022
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais.
28/06/2022
28/06/2022
Atividades do livro. Prática escrita e oral.
30/06/2022
30/06/2022
Unidade 8: Aula expositiva sobre os conteúdos lexicais e gramaticais.
05/07/2022
05/07/2022
Atividades do livro e resolução das atividades do Caderno de Exercícios para casa.
07/07/2022
07/07/2022
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora.
12/07/2022
12/07/2022
Atividade avaliativa: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes".
14/07/2022
14/07/2022
Atividades do livro em dupla.
19/07/2022
19/07/2022
Preparação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Atividades do livro e do caderno de exercícios.
21/07/2022
21/07/2022
Unidade 9: apresentação dos diálogos e elaboração de novos diálogos em dupla.
26/07/2022
26/07/2022
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefa auditiva com a canção Viviré, de Laura Paulsini. Em seguida, comentários para a prática oral.
28/07/2022
28/07/2022
Atividades do livro. Atividades orais e auditivas. Trabalho com a canção Un vestido y un amor. Prática auditva, oral e escrita
02/08/2022
02/08/2022
Atvidades do livro em dupla.
03/08/2022
03/08/2022
Aula extra: atividades do livro.
03/08/2022
03/08/2022
Atividades com textos para leitura e discussão no grupo.
03/08/2022
03/08/2022
Apresentação de diálogos.
03/08/2022
03/08/2022
Aula extra: atividades de produção textual.
03/08/2022
03/08/2022
Atividdades do livro.
03/08/2022
03/08/2022
Unidade 10: atividades.
03/08/2022
03/08/2022
Atividades em dupla.
03/08/2022
03/08/2022
Atividades gramaticais e lexicais do livro.
04/08/2022
04/08/2022
Atividades de vocabulário.
09/08/2022
09/08/2022
Aplicação da primeira avaliação escrita.
10/08/2022
10/08/2022
Aula extra: atividades do caderno de exercícios.
11/08/2022
11/08/2022
Revisão da prova individualmente.
16/08/2022
16/08/2022
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil.
18/08/2022
18/08/2022
Atividades do Caderno de Exercícios.
23/08/2022
23/08/2022
Atividades gramaticais do livro.
25/08/2022
25/08/2022
Expressão oral.
30/08/2022
30/08/2022
Atividade de elaboração de um podcast, individualmente, sobre um tema de interesse pessoal sobre espanhol e turismo.
01/09/2022
01/09/2022
Atividade assíncrona. Participação no fórum.
06/09/2022
06/09/2022
Assitir ao filme Todo sobre mi madre, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, e fazer as atividades: 1) elaborar 3 perguntas sobre o assuntos e 2) fazer um resuno de até 15 linhas.
08/09/2022
08/09/2022
Apresentação de diálogos em dupla.
13/09/2022
13/09/2022
Atividades do livro.
15/09/2022
15/09/2022
Aplicação da segunda avaliação.
20/09/2022
20/09/2022
Unidade 11: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos.
22/09/2022
22/09/2022
Gramática e vocabulário.
27/09/2022
27/09/2022
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil.
29/09/2022
29/09/2022
Atividades da exposição para a Feira das Nações.
04/10/2022
04/10/2022
Atividades culturais. Trabalho com canção.
06/10/2022
06/10/2022
Preparação das atividades para a Feira das Nações.
06/10/2022
06/10/2022
II Feira das Nações: atividades culturais.
06/10/2022
06/10/2022
Atividades da Feira das Nações.
06/10/2022
06/10/2022
Expressão escrita em sala de aula.
06/10/2022
06/10/2022
Aplicação da primeira parte da terceira avaliação: Apresentação e participação na II Feira das Nações.
08/10/2022
08/10/2022
Aula extra: leitura do livro.
11/10/2022
11/10/2022
Aplicação da segunda parte da terceira avaliação: atividade oral sobre o livro: El querer es poder.
13/10/2022
13/10/2022
Fechamento do semestre: entrega das notas e avaliação da disciplina.
18/10/2022
18/10/2022
Lançamento das notas e preenchimento final do diário.
Avaliações
Data Descrição
09/08/2022 1ª Avaliação
15/09/2022 2ª Avaliação
18/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 21/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:29