-

CPPGED/CCE005 - PRODUÇÃO CIENTIFICA II - Turma: 06 (2022.1)

Tópicos Aulas
orientação ARTIGO CIENTIFICO (09/03/2022 - 13/07/2022)
ORIENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros semanais para orientação do artigo científico
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação foi processual e qualitativa culminando com a submissão do artigo em periódico e capítulo de livro.
Horário de atendimento: 8h às 12h
Bibliografia: ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Jovens e educadores de rua: itinerários poiéticos que se cruzam pelas ruas de Teresina. Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. 2004. 243f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza; 2004.
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Pesquisar com o corpo todo: princípio sociopoético. In: MAGALHÃES JR., Antonio Germano & VASCONCELOS, José (orgs). Corporeidade: Ensaios que envolvem o corpo. Fortaleza: Editora UFC, 2004. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ARDOINO, Jacques & LOURAU, René. As pedagogias institucionais. São Carlos: Rima, 2003.

BOMTEMPO, Luzia; SOUZA, Vanessa Ferreira Braga; MATA, Viviane da e GOMES, Silvana. Os alunos investigadores. In: Amae educando. Nº 270, Setembro de 1997

COSTA, Hercilene & PETIT, Sandra. Uma ponte para o imaginário: sociopoetizando a participação do aluno na escola. Trabalho publicado em CD-ROOM do XV EPENN. São Luis-MA, 2001.

COSTA, Hercilene. Cenas e quadros da participação do aluno na escola. In: In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org): Movimentos sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

COSTA, Mauro Sá Rego. O corpo sem órgãos e o sentido como acontecimento. In: SILVA, Ignácio Assis (org.). Corpo e sentido: a escuta do sensível. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
GAUTHIER, Jacques. Trilhando a vertente filosófica da montanha – a criação coletiva de confetos e conceitos. In: SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques; FIGUEIREDO, Nébia Mª Almeida e PETIT, Sandra Haydée (orgs). Práticas da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu, 2005.
GAUTHIER, Jacques et alli. A dimensão da Espiritualidade na Pesquisa em Ciências Sociais – o aporte na Sociopoética. In: SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques; FIGUEIREDO, Nébia Mª Almeida e PETIT, Sandra Haydée (orgs). Práticas da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu, 2005.
GAUTHIER, Jacques. Notícias do rodapé do nascimento da sociopoética. Mimeografado, 2003.
GAUTHIER, Jacques. O que é pesquisar – Entre Deleuze-Guattari e o camdoblé, pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência. In: Educação e Sociedade, ano XX, nº 69, Dezembro de 1999. Acesso 26 de agosto de 2005: www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/hemeroteca/eds/vol20n69/eds_artigo20n69_1.pdf
GAUTHIER, Jacques. A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética. In: Revista Brasileira da Educação. Nº 25. Autores Associados, 2003.
LUCK, Heloísa. O sentido da interdisciplinaridade. In: Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
MIRANDA, Thais Helena Martins; PENNA, Janaína Candelori e CAMPOLINA, Juliana Araújo. Relato de Experiência: Plantas – destaque da natureza. In: Amae Educando. Nº 289, Março de 2000.
MORIN, Edgar.A antiga e nova transdisciplinaridade. In: Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORAES, Ana Cristina de. Influências do pensamento nietzscheano nas pesquisas em educação e ciências sociais: reconhecimento e festejo da vida a partir da sociopoética. Fortaleza, 2001.
PETIT, Sandra & SOARES, Rosileide. Algumas considerações sobre as contribuições da sociopoética à construção coletiva do conhecimento na pesquisa em educação popular. Fortaleza, 2002.
PETIT, Sandra. Sociopoética: potencializando a dimensão poética da pesquisa. In: MATOS, Kelma Socorro L. de & VASCONCELOS, José Gerardo. Registros de Pesquisas na Educação. Fortaleza: LCR, 2002. (Coleção Diálogos Intempestivos).
PETIT, Sandra e SILVA, Rebeca Alcântara. Entre Afetos e conceitos: Tematizando o preconceito racial numa escola cearense. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org): Movimentos sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

PETIT, Sandra. Facilitadora Sociopoética: implicações e desafios de Pimbinha. In: SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques; FIGUEIREDO, Nébia Mª Almeida & PETIT, Sandra Haydée (orgs). Práticas da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu, 2005.

SILVEIRA Lia. Abrindo coisas e rachando palavras: a utilização dos dispositivos na Sociopoética. In: SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques; FIGUEIREDO, Nébia Mª Almeida e PETIT, Sandra Haydée (orgs). Práticas da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu, 2005.
SILVEIRA Lia. Do corpo sentido aos sentidos do corpo: socipoetizando a produção de subjetividade. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. 2004. 169f. Tese (Doutorado em Enfermagem). Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza; 2004.
SILVEIRA Lia & BRAGA, V. A. Uma máquina de pesquisar: encontro entre Esquizoanálise e Sociopoética. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, V. 11, n.1, p. 105 - 110, 2003. Acesso 26 de agosto de 2005: http://geocities.yahoo.com.br/liasilveira2001/artigos.html.
SOARES, Rosileide. Sociopoetizando os conceitos de liderança de um grupo de moradores num bairro popular de Fortaleza. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org): Movimentos sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2022
13/07/2022
orientação ARTIGO CIENTIFICO
Avaliações
Data Descrição
23/03/2022 1ª Avaliação
27/04/2022 2ª Avaliação
07/06/2022 3ª Avaliação
13/07/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:15