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DE/CCS083 - ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SAÚDE MENTAL - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino e conteúdo programático. Dinâmica de apresentação. Autoavaliação do conhecimento/Expectativas da disciplina . Exposição dialogada sobre o tema. (01/07/2022 - 01/07/2022)

Processo histórico e político da saúde mental infantojuvenil; Política Nacional de Saúde Mental da Infância e da Adolescência; Principais quadros psiquiátricos comuns na infância e adolescência, bem como dispositivos acolhimento e intervenções em saúde mental (Parte 01).

Exposição dialogada sobre o tema. Preparação dos seminários. (02/07/2022 - 02/07/2022)

Principais quadros psiquiátricos comuns na infância e adolescência, bem como dispositivos acolhimento e intervenções em saúde mental (Parte 02); Atribuições da equipe de enfermagem no cuidado em saúde mental à criança e ao adolescente.

Apresentação dos seminários . Grupos de debate. Avaliação e encerramento da disciplina . (02/07/2022 - 02/07/2022)

Tema 01- A saúde mental infantojuvenil na atenção básica à saúde: da concepção às perspectivas para o cuidado; Tema 02- Características de crianças usuárias de Substâncias Psicoativas descritas pela própria criança ; Tema 03- Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares; Tema 04- Atuação do enfermeiro junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; Tema 05- Adolescentes na era digital: impactos na saúde mental ; Tema 06-  Profissionais de enfermagem de um serviço de urgência e emergência frente ao suicídio na adolescência; Tema 07- Uso da técnica de diário para investigar autocuidado na adolescência durante a pandemia da COVID-19.

   G1 -APS.pdf 
    
Inicia em 30/07/2022 às 12h 0 e finaliza em 30/07/2022 às 20h 0
Frequências da Turma
# Matrícula JUL Total
01 02
1 2022200**** 0 0 0
2 2022200**** 0 0 0
3 2022200**** 0 0 0
4 2022200**** 0 0 0
5 2022200**** 0 0 0
6 2022200**** 0 0 0
7 2022200**** 0 0 0
8 2022200**** 0 0 0
9 2022200**** 0 0 0
10 2022200**** 5 10 15
11 2022200**** 0 0 0
12 2022200**** 5 10 15
13 2022200**** 0 0 0
14 2022200**** 0 0 0
15 2022200**** 0 0 0
16 2022200**** 0 0 0
17 2022200**** 5 10 15
18 2022200**** 0 0 0
19 2022200**** 0 0 0
20 2022200**** 0 0 0
21 2022200**** 0 0 0
22 2022200**** 0 0 0
23 2022200**** 5 10 15
24 2022200**** 0 0 0
25 2022200**** 0 0 0
26 2022200**** 5 10 15
27 2022200**** 0 0 0
28 2022200**** 0 0 0
29 2022200**** 0 0 0
30 2022200**** 0 0 0
31 2022200**** 0 0 0
32 2022200**** 0 5 5
33 2022200**** 0 0 0
34 2022200**** 0 0 0
35 2022200**** 0 0 0
36 2022200**** 0 0 0
37 2022200**** 0 0 0
38 2022200**** 0 0 0
39 2022200**** 0 0 0
40 2022200**** 0 0 0
41 2022200**** 0 0 0
42 2022200**** 0 0 0
43 2022200**** 0 0 0
44 2022200**** 5 10 15
45 2022200**** 0 10 10
46 2022200**** 5 10 15
47 2022200**** 0 0 0
48 2022200**** 0 0 0
49 2022200**** 0 0 0
50 2022200**** 0 0 0
51 2022200**** 5 10 15
52 2022200**** 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
2 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
3 2022200**** 9,5 9.5 0 AM
4 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
5 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
6 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
7 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
9 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
11 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
12 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
13 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
14 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
15 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
16 2022200**** 9,8 9.8 0 AM
17 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
18 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
19 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
20 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
21 2022200**** 9,0 9.0 0 AM
22 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
23 2022200**** 9,5 9.5 0 AM
24 2022200**** 9,8 9.8 0 AM
25 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
26 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
27 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
29 2022200**** 9,5 9.5 0 AM
30 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
31 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
32 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
33 2022200**** 9,5 9.5 0 AM
34 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
35 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
36 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
37 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
38 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
39 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
40 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
41 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 9,8 9.8 0 AM
43 2022200**** 0,0 0.0 0 RN
44 2022200**** 9,8 9.8 0 AM
45 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
46 2022200**** 9,8 9.8 0 AM
47 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
48 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
49 2022200**** 9,3 9.3 0 AM
50 2022200**** 9,6 9.6 0 AM
51 2022200**** 9,4 9.4 0 AM
52 2022200**** 9,3 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Política Nacional de Saúde Mental da infância e da adolescência. Serviços de Saúde Mental e a rede intersetorial de assistência à criança e ao adolescente . Principais quadros psiquiátricos na infância e adolescência e as intervenções em saúde mental.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina objetiva capacitar os profissionais de enfermagem para o cuidado em saúde mental à criança e ao adolescente.Como objetivos específicos almeja que os discentes conheçam o processo histórico e político da saúde mental infantojuvenil;Compreendam os conceitos relacionados à Política Nacional de Saúde Mental da Infância e da Adolescência;Identifiquem os principais quadros psiquiátricos comuns na infância e adolescência, bem como dispositivos acolhimento e intervenções em saúde mental e; Enumerem as atribuições da equipe de enfermagem no cuidado em saúde mental à criança e ao adolescente.
A metodologia será: aula expositivo-dialogada, grupos de discussão, seminários, leitura e discussão de artigos científicos. Os recursos didáticos serão : notebook com acesso a internet, ferramentas de interação, material audiovisual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Participação do aluno nas discussões e atividades propostas; Seminários ( apresentação e debate); Pontualidade ; Assiduidade.
Os seminários versão sobre sete temas : Tema 01- A saúde mental infantojuvenil na atenção básica à saúde: da concepção às perspectivas para o cuidado; Tema 02- Características de crianças usuárias de Substâncias Psicoativas descritas pela própria criança ; Tema 03- Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares; Tema 04- Atuação do enfermeiro junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; Tema 05- Adolescentes na era digital: impactos na saúde mental ; Tema 06- Profissionais de enfermagem de um serviço de urgência e emergência frente ao suicídio na adolescência; Tema 07- Uso da técnica de diário para investigar autocuidado na adolescência durante a pandemia da COVID-19.
Horário de atendimento: Sexta ( 14-18 h); Sábado ( 8:00 -12:00h e 14:00 h - 18:00 h)
Bibliografia: ANDRADE, T.C . Comportamento Suicida na Infância e Adolescência: Educar e Cuidar para Prevenir. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.10, p. 96770-96778, 2021.


BARATA, M. F. O. et al. Rede de cuidado a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico: ações de promoção à saúde. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 2, p. 225-233, 2015.

BARRETO, T. M. D. C. ; ZANIN, C. R.; DOMINGOS, N. A. M. Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno explosivo intermitente: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn, v. 5, n. 1, p. 62-76, 2005.

BRAGA, C. P.; D'OLIVEIRA, A. F. P. L. Políticas públicas na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes: percurso histórico e caminhos de participação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 401-410, 2019.

BELO, R. A.; CAVALCANTE DA FONSECA, T. A relação entre autismo, família e aprendizagem, em artigos da base de dados Scielo (2003-2019). Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 118–132, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional do Ministério Público. Atenção Psicossocial a Crianças e Adolescentes no SUS Tecendo Redes para garantir Direitos. Ministério da Saúde. Conselho Nacional do Ministério Público – 1 ed – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Centro de Atenção Psicossocial e unidades de acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática – 1ed – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2015.
CHAVES, L. C. M. R.; FRAZÃO, I. D. S.; VASCONCELOS, S. C. Tecnologias Educacionais Para Prevenção Do Uso De Álcool E Outras Drogas Entre Adolescentes. EDUCA–Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-14, Jan./Dez., 2021.

CORTES, L. D. O. Transtorno Desafiador Opositor na Infância. Revista Portuguesa de Ciências e Saúde, v.2, n. 1, p.01-11, Jan/Jul. 2020.

CRUZEIRO, A. L. S. et al. Prevalência e fatores associados ao transtorno da conduta entre adolescentes: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 9, p. 2013-2020, set, 2008.

DIAS, S. D. S.; OLIVEIRA, M. C. S.L. D. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: Contribuições ao Estudo do Desenvolvimento Adulto. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n.2, p. 169-182, Abr.-Jun., 2013.

GRANT, J. E.; ODLAUG, B. L. Cleptomania: características clínicas e tratamento. Rev Bras Psiquiatr, v. 30, Supl I, p. S11-5, 2008.

JUCÁ, V. As políticas de saúde mental infanto juvenil no brasil: a construção de uma rede de atenção psicossocial sensível às especificidades da infância e da adolescência. Revista da Associação Nacional de História, Fortaleza, v. 10, n. 19, 2019.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, T.C . Comportamento Suicida na Infância e Adolescência: Educar e Cuidar para Prevenir. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.10, p. 96770-96778, 2021.


BARATA, M. F. O. et al. Rede de cuidado a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico: ações de promoção à saúde. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 2, p. 225-233, 2015.

BARRETO, T. M. D. C. ; ZANIN, C. R.; DOMINGOS, N. A. M. Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno explosivo intermitente: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn, v. 5, n. 1, p. 62-76, 2005.

BRAGA, C. P.; D'OLIVEIRA, A. F. P. L. Políticas públicas na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes: percurso histórico e caminhos de participação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 401-410, 2019.

BELO, R. A.; CAVALCANTE DA FONSECA, T. A relação entre autismo, família e aprendizagem, em artigos da base de dados Scielo (2003-2019). Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 118–132, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional do Ministério Público. Atenção Psicossocial a Crianças e Adolescentes no SUS Tecendo Redes para garantir Direitos. Ministério da Saúde. Conselho Nacional do Ministério Público – 1 ed – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Centro de Atenção Psicossocial e unidades de acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática – 1ed – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2015.

CHAVES, L. C. M. R.; FRAZÃO, I. D. S.; VASCONCELOS, S. C. Tecnologias Educacionais Para Prevenção Do Uso De Álcool E Outras Drogas Entre Adolescentes. EDUCA–Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-14, Jan./Dez., 2021.

CORTES, L. D. O. Transtorno Desafiador Opositor na Infância. Revista Portuguesa de Ciências e Saúde, v.2, n. 1, p.01-11, Jan/Jul. 2020.

CRUZEIRO, A. L. S. et al. Prevalência e fatores associados ao transtorno da conduta entre adolescentes: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 9, p. 2013-2020, set, 2008.

DIAS, S. D. S.; OLIVEIRA, M. C. S.L. D. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: Contribuições ao Estudo do Desenvolvimento Adulto. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n.2, p. 169-182, Abr.-Jun., 2013.

GRANT, J. E.; ODLAUG, B. L. Cleptomania: características clínicas e tratamento. Rev Bras Psiquiatr, v. 30, Supl I, p. S11-5, 2008.

JUCÁ, V. As políticas de saúde mental infanto juvenil no brasil: a construção de uma rede de atenção psicossocial sensível às especificidades da infância e da adolescência. Revista da Associação Nacional de História, Fortaleza, v. 10, n. 19, 2019.

MONTEIRO, A. R. M. et al. Sistematização da assistência de enfermagem à criança e ao adolescente em sofrimento psíquico. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 4, p. 3185-3196, 2015.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Uma pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos, afirma OMS, 2019. Disponível em: conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/809-um-suicidio-ocorre-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-organizacao-mundial-da-saude

RAMOS, V. A. B. Depressão na infância e adolescência. Disponível em:
http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1224.pdf

SENO, M. P. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010.

SILVA, E. M. V. B. et al. Promoção da saúde mental das crianças: contributos dos enfermeiros. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, eAPE20180254, 2020.

THIENGO, D. L.; CAVALCANTE, M. T; LOVISI, G. M. Prevalência de transtornos mentais entre crianças e adolescentes e fatores associados: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 63, n. 4, p. 360-372, 2014.

VIANNA, R. R. A. B.; CAMPOS, A. A.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira De Terapias Cognitivas, v. 5, n. 1, p. 46-61, 2009.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/07/2022
01/07/2022
Apresentação do plano de ensino e conteúdo programático. Dinâmica de apresentação. Autoavaliação do conhecimento/Expectativas da disciplina . Exposição dialogada sobre o tema.
02/07/2022
02/07/2022
Apresentação dos seminários . Grupos de debate. Avaliação e encerramento da disciplina .
02/07/2022
02/07/2022
Exposição dialogada sobre o tema. Preparação dos seminários.
Avaliações
Data Descrição
30/07/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link da disciplina - Saúde Mental de Crianças e Adolescentes 28/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:17