Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
? Conhecer as classificações oficiais e mercadológicas; bem como o posicionamento do setor de viagens na economia do turismo no Brasil e no mundo; ? Proporcionar a aplicação de conhecimentos teóricos práticos indispensáveis à atuação de gestores e consultores especialistas no segmento turístico de Agência de Viagens. ? Apreender sobre o papel dos agentes de viagens e seu predomínio no sistema de distribuição; ? Compreender as rotinas e o cotidiano, bem como os diferentes controles existentes em uma agência de viagens; ? Verificar as principais operações realizadas pelas agências de viagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. AGENCIAMENTO DE VIAGENS NA ATUALIDADE ? Impacto da tecnologia da informação e comunicação nas relações comerciais das agências de turismo ? Processo de comercialização: distribuição e comunicação de viagens ? Cenários e tendências: multicanais de distribuição
2. AGENCIAMENTO E O TURISMO RECEPTIVO ? Conceitos e características das agências de turismo ? Agências especializadas em turismo receptivo ? Produtos e serviços de turismo receptivo
3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNCIONAL DE UMA AGÊNCIA DE VIAGEM ? Estrutura organizacional: cargos, atribuições, fluxograma ? Ferramentas e sistemas operacionais ? Etapas para abertura de uma agência de viagem ? Despesas gerais: custos fixos e variáveis ? Fontes de receita: comissão versus taxa de serviço ? Responsabilidade ética e jurídica: direitos e deveres
4. OPERACIONALIZAÇÃO E POSICIONAMENTO NA ATIVIDADE TURÍSTICA ? Orientações gerais sobre procedimentos de reserva e emissão ? Tipologia oficial e mercadológica das agências de turismo; ? Glossário básico das agências | termos técnicos e códigos específicos; ? Qualidade no atendimento das agências de turismo ? Dicas e orientações de viagens
5. DOCUMENTOS OPERACIONAIS ? Voucher; ? Vistos, Passaportes e Consulados/Embaixadas; ? Ordem de Passagem; ? Nota Fiscal; ? Rooming List;
6. PERFIL DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL ? Formação e aprendizagem no agenciamento de viagens ? Cargos e funções em uma agência de turismo ? Importância dos guias de turismo
RECURSOS DIDÁTICOS
As aulas remotas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites, vídeos e utilizarão os seguintes recursos: notebook, plataforma SIGAA e Google Meet.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas e dialogadas (modo síncrono e assíncrono) com auxílio de recursos audiovisuais; palestras com profissionais da área; apresentação e discussão de casos através de artigos de periódicos, livros e jornais na área do turismo; trabalhos de grupo em sala virtual; realização de trabalho escrito individual.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:
Tipo de Avaliações Nota
Trabalho escrito individual 10 Participação em webconferência, atividades e exercícios de aula 6 Apresentação e discussão de casos 4 Produção e comercialização de roteiro 10
A nota final será composta pela média aritmética de atividades individuais (trabalho escrito individual, leitura, participação em webconferência, fóruns, atividades, exercícios de aula) e trabalhos em grupo (produção de roteiro, apresentação e discussão de casos). A aplicação do trabalho escrito será no valor de 0,0 a 10,0. As atividades que contemplam participação em webconferência, atividades, exercícios de aula terão o valor de 0,0 a 6,0, que somarão com a apresentação e discussão de casos que terá o valor de 0,0 a 4,0. A produção e comercialização de roteiro terá o valor de 0,0 a 10,0.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
1. Trabalho escrito individual Este, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e nas palestras com profissionais da área, será realizada na primeira quinzena de março.
2. Participação em webconferência, fóruns, atividades e exercícios de aula Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos. Será ainda avaliado pela capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.
TRABALHOS EM GRUPO
3. Apresentação e discussão dos casos Debates sobre os textos previamente lidos e analisados ou sobre questões teóricas e estudos de casos. Os casos deverão ser apresentados por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.
4. Produção de roteiro Objetivo de exercitar os procedimentos de reserva, planejamento e comercialização de roteiro. Este trabalho envolverá diversas atividades práticas de aula e corresponderá aos roteiros pré-estabelecidos na disciplina. Os roteiros definidos serão sorteados após a constituição dos grupos no início do semestre.
Serão usados instrumentos e técnicas diversificadas de avaliação, deixando sempre claras os seus objetivos e critérios. Alguns critérios a serem avaliados: a) grau de participação do/da discente em atividades que exijam produção individual e em equipe; b) planejamento, organização, coerência de ideias e clareza na elaboração do trabalho escrito ou destinado à demonstração do domínio dos conhecimentos técnico-pedagógicos e científicos adquiridos; c) desempenho cognitivo; d) criatividade e o uso de recursos diversificados; e) domínio de atuação discente (postura e desempenho). Exame Final 16 de maio. A avaliação de recuperação da aprendizagem irá contemplar todo o conteúdo trabalhado durante o semestre e será aplicada aos discentes que não alcançarem a média final.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo. Aleph, 2001. PETROCCHI, Mario; BONA, André. Agências de turismo: planejamento e gestão. Futura, 2003. REJOWSKI, Mirian. Agência de Viagem. São Paulo. Editora SENAC. DOMINGUES, C. Dicionário Técnico de Turismo. Lisboa, Don Quixote, 1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ACERENZA, Miguel Ángel. Agencias de viajes: organización y operación: México: Trillas, 2005. COOPER, Chris. Turismo: princípios e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2007. DANTAS, José Carlos de Souza. Qualidade do atendimento nas agências de viagens: uma questão de gestão estratégica. São Paulo: Roca, 2008. PALHARES, Guilherme Lohmann. A tecnologia e os canais de distribuição em Turismo. In: BRAGA, Debora (org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. 174-184. PALHARES, Guilherme Lohmann. Transporte Turísticos. São Paulo: ALEPH, 2002. PAZINI, Raquel. Agências de turismo: operacionalização de produtos e serviços turísticos. Curitiba: InterSaberes, 2014. PAZINI, Raquel. Gestão de agências de viagem: orientações para você abrir e administrar o seu negócio. Curitiba: InterSaberes, 2014. TOMELIM, Carlos Alberto. Mercado de Agências de Viagens e Turismo: como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001. TORRE, Francisco de la. Agencias de viajes y transportación. México: Trillas, 1995.
Periódicos Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno> Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/> Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo> Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta> Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva> Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
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