Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida por dinâmicas de grupos, aulas expositivas/dialogadas, atividades em grupo e individual realizadas por meio de rodas de conversas, seminários, pesquisa de campo (entrevista), relatório de pesquisa, relatos de experiências e oficinas pedagógicas. De forma geral a problematização e a reflexão serão constantemente usadas no desenvolvimento da disciplina. As atividades propostas, dentro do possível, permitirão a ocorrência de momentos de interação entre estudantes e estudantes/professora a partir, preferencialmente, do recurso da plataforma como: Meet, e por meio de aulas expositivas dialogadas e serão exploradas de acordo com a situação de ensino e o conteúdo a ser desenvolvido de modo síncrono no formato de webconferência ou vídeos e assíncrono com 4 atividades realizadas em horários extra classe a partir da orientação dos docentes. Também será proposta, na medida do possível, a realização de atividades que possibilitem a construção de sentido da práxis no contexto escolar a partir de reflexões sobre situações de ensino em sala de aula ou no espaço escolar mais amplo a partir de vídeos e ou relatos de experiências, levando em conta a impossibilidade dos alunos irem às escolas neste momento de isolamento social em virtude do contexto epidemiológico. Atendendo as recomendações Resolução Nº 013/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI, que regulamenta a oferta curricular para o período 2020.2, o conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio de atividade assíncronas e síncronas. Atividade síncronas são aquelas desenvolvidas durante a aula com a mediação presencial do docente. Atividades assíncronas são aquelas realizadas em horários alternativos sem a mediação direta do docente. O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio do Meet (vídeos, imagens, atividades, textos digitalizados, áudios, mensagens) são de uso restrito ao espaço da disciplina sendo proibida aos estudantes a reprodução, distribuição, divulgação pública ou privada deste conteúdo. As videoconferências realizadas poderão ser gravadas desde que com a permissão prévia do docente. Caso haja solicitação por parte da UFPI, a gravação será feita pela professora. O/a aluno/a que não puder comparecer a atividade síncrona poderá fazer contato com a professora para ser orientado quanto a atividade desenvolvida e sua eventual reposição, caso seja necessário. A apuração da assiduidade à disciplina, caso solicitada pela UFPI, será computada pela quantidade de atividades efetivamente realizadas pelo aluno e pela presença às atividades síncronas. Toda comunicação dos alunos com o(a) professor(a) será por meio das mídias virtuais e do módulo SIGAA, meet e WhatszApp. Em caso de qualquer problema técnico com Moodle serão usados contatos por telefone e/ou e-mail pessoal dos alunos e do(a) professor(a). A proposta de trabalho da disciplina descrita neste plano será apresentada aos alunos como primeira atividade que será discutida na primeira webconferência. Os/as estudantes deverão registar sua concordância com elas no espaço da disciplina destinado a este fim. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o discente será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme Resolução CEPEX no. 177/2012, que normatiza o processo de verificação do rendimento escolar na UFPI. Frequência mínima de 75% da carga horária. Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na elaboração e entrega dos trabalhos; Qualidade dos trabalhos produzidos conforme ABNT. PARA REGISTRO, SERÃO CONSIDERADAS TRÊS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO VALOR DE 0 a 10,0 PONTOS. Primeira avaliação: Seminário Segunda avaliação: Atividades da apostila, organizadas, respondidas e entregues até o final da última aula. Terceira avaliação: Produção textual fundamentada nos textos trabalhados (até 3 autores por texto). Os demais trabalhos exigidos na disciplina (resenhas, resumos, esquemas) serão aproveitados ao final da disciplina para complementação de notas. |
Horário de atendimento:
| 8:00 as 12:00 |
Bibliografia:
| APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In Moreira, A. F. e Silva,T.T.(orgs.). Currículo, Sociedade e Cultura, São Paulo: Cortez. 1998. ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. Brasília, DF, 3ª versão, 2017. DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2012. FERNANDES, C.; FREITAS, L. C.. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. HENTZ, P. O currículo no Brasil. In: Ensino em Revista. Uberlancia: v. 7, n. 1. p. 47-56, jul/jun, 1998. MACÊDO. E. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00891.pdf. MALTA, S. C. L. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Espaço do Currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, Maio a Agosto de 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec>. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, Belo Horizonte. 2015. |