• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Inicio do Período Letivo. Apresentação das professoras e dos alunos -Discussão sobre a sistemática da disciplina - Levantamento e discussão das intenções de pesquisa dos doutorandos. Disponibilizar os textos que serão apoios para o próximo encontro. (21/03/2022 - 21/03/2022)
   Plano disciplina Prática Educativa 2022.docx 
  cronograma prática educativa 2022 Definitivo.docx 
Desconsiderar o arquivo enviado anteriormente
Aula expositiva sobre Práxis e Prática Educativa. - Discussão dos textos disponibilizados. - Distribuição das leituras e agendamento dos seminários (28/03/2022 - 28/03/2022)
Apresentação sobre a prática da Pesquisa acadêmica - Orientação para pesquisa no Portal CAPES, na base de dados da Educação nos últimos 5 anos, relacionada a temática da tese. - Orientação para a construção dos mapas conceituais. (04/04/2022 - 04/04/2022)
Apresentação do Seminário 01. OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. (11/04/2022 - 11/04/2022)
Não houve aula (18/04/2022 - 18/04/2022)
Apresentação do Seminário 02. OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000. (25/04/2022 - 25/04/2022)
Apresentação do Seminário 03. OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (02/05/2022 - 02/05/2022)
Apresentação do Seminário 04. OBRA: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2008. (09/05/2022 - 09/05/2022)
Apresentação do Seminário 05. OBRA: APPLE, Michel W.; NÓVOA, António (Orgs.). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Editora Porto, 1998. (16/05/2022 - 16/05/2022)
Apresentação do Seminário 06. OBRA: SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. (23/05/2022 - 23/05/2022)
Férias Docentes (30/05/2022 - 30/05/2022)
Apresentação do Seminário 07. OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009 (06/06/2022 - 06/06/2022)
Conclusão da pesquisa no Portal da CAPES Produção Individual – Artigo O artigo deve ter entre 20 e 30 laudas contemplando todos os elementos, inclusive abstract e resumen. (13/06/2022 - 13/06/2022)
Produção Individual – Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção. (20/06/2022 - 20/06/2022)
Produção Individual – Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção. (27/06/2022 - 27/06/2022)
Conclusão e entrega dos mapas conceituais (04/07/2022 - 04/07/2022)
Apresentação das produções aos orientadores. Entrega do artigo e encerramento da disciplina. (11/07/2022 - 11/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
14 21 28 04 11 25 02 09 16 23 06 13 20 27 04 11
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
12 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
13 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
14 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
15 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
17 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
18 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia adotada na disciplina envolve atividades que serão realizadas a partir de:
 Aula expositiva
 Leitura e discussão de livros e artigos científicos;
 Orientações de Estudos em grupos e individuais;
 Apresentação de produções escritas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para a avaliação da disciplina será considerado o disposto na seção VI, art. 40 do regimento do PPGED, 025/16-CEPEX, que estabelece:
Art. 40 - O aproveitamento escolar do discente é avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela sua participação e interesse demonstrado nas diversas disciplinas, seminários e atividades, por meio de notas, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
§ 1* Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas-aula.
§ 2* A hora-aula terá a duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
§ 3* Será aprovado na disciplina e/ou seminário o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75%, do total da carga horária, e nota final igual ou superior a (7,0) sete, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
As faltas serão abonadas somente quando enquadradas nos casos previstos em legislação específica.
A avaliação da aprendizagem será contínua considerando a participação e o envolvimento nas atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
Produções individuais;
 Desenvoltura na exposição e questionamentos das obras estudadas
Desenvolvimento de grupos de discussão orientada com produção textual;

Horário de atendimento:
Bibliografia: ARANDA, Nivaldo de Souza; SILVA, Maria Aparecida de Souza. Conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey. Disponível em <www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/downloads/artigo_16.doc

BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7ª ed. São Paulo: HUCITEC, 1995.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto alegre: Artmed, 2000.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
FRANCO, M. A. R. S. A pedagogia como ciência da educação: entre epistemologia e prática. 2001. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autentica editora, 2017. (primeira, segunda e terceira parte).

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Disponível em: www.anped.org.br/rbe/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf.

LYOTARD, Jean-Francois. A condição pós-moderna. Rio de janeiro: José Olympio Editora, 1979.

MACÁRIO, E. Práxis, gênero humano e natureza. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 113, p. 171-191, jan./mar. 2013

MÉSZAROS, S. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOGILKA, Maurício. O que é educação democrática? Contribuições para uma questão sempre atua. Curitiba; UFPR, 2003.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio: ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SACRISTÀN, Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Editora Olho d’agua, 2012, p. 67-81.

TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade? Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 469-484, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html.

WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, parte 2. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc. Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 ago. 2018.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2022
21/03/2022
Inicio do Período Letivo. Apresentação das professoras e dos alunos -Discussão sobre a sistemática da disciplina - Levantamento e discussão das intenções de pesquisa dos doutorandos. Disponibilizar os textos que serão apoios para o próximo encontro.
28/03/2022
28/03/2022
Aula expositiva sobre Práxis e Prática Educativa. - Discussão dos textos disponibilizados. - Distribuição das leituras e agendamento dos seminários
04/04/2022
04/04/2022
Apresentação sobre a prática da Pesquisa acadêmica - Orientação para pesquisa no Portal CAPES, na base de dados da Educação nos últimos 5 anos, relacionada a temática da tese. - Orientação para a construção dos mapas conceituais.
11/04/2022
11/04/2022
Apresentação do Seminário 01. OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
18/04/2022
18/04/2022
Não houve aula
25/04/2022
25/04/2022
Apresentação do Seminário 02. OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
02/05/2022
02/05/2022
Apresentação do Seminário 03. OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
09/05/2022
09/05/2022
Apresentação do Seminário 04. OBRA: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
16/05/2022
16/05/2022
Apresentação do Seminário 05. OBRA: APPLE, Michel W.; NÓVOA, António (Orgs.). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Editora Porto, 1998.
23/05/2022
23/05/2022
Apresentação do Seminário 06. OBRA: SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
30/05/2022
30/05/2022
Férias Docentes
06/06/2022
06/06/2022
Apresentação do Seminário 07. OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009
13/06/2022
13/06/2022
Conclusão da pesquisa no Portal da CAPES Produção Individual – Artigo O artigo deve ter entre 20 e 30 laudas contemplando todos os elementos, inclusive abstract e resumen.
20/06/2022
20/06/2022
Produção Individual – Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção.
27/06/2022
27/06/2022
Produção Individual – Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção.
04/07/2022
04/07/2022
Conclusão e entrega dos mapas conceituais
11/07/2022
11/07/2022
Apresentação das produções aos orientadores. Entrega do artigo e encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
05/07/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início da Disciplina 20/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:14