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PPGPP101 - ATIVIDADE PROGRAMADA II - Turma: 13 (2021.2)

Tópicos Aulas
Plano de Estudo discente. (28/08/2021 - 28/08/2021)

-Discussão sobre os avanços necessários para o Plano de Estudo pontuando os avanços necessários para cumprimento das atividades programadas para o período: Reformulação do projeto, participação em eventos científicos e projetos, elaboração de artigo e envio para eventos e periódicos, dentre outras atividades. Cronograma e atividades.

- Preparação da comunicação oral: “Humanização em saúde – alicerces conceituais e desafios para a assistência no SUS”, e envio para a X Jornada Internacional de Políticas Públicas - Trabalho alienado, destruição da natureza e crise de hegemonia: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbárie.

Revisão de literatura para aprofundamento do tema e atualização das Referências Bibliográficas (04/09/2021 - 25/09/2021)

- Melhorar a compreensão do tema da pesquisa e respectivo recorte do objeto de estudo bem como aprofundar a base conceitual:

  • Sistema Público de Saúde – Modelo de Atenção – Humanização da Assistência em Saúde ( SUS e a organização dos serviços de atenção à saúde dos brasileiros e no Piauí, Política Nacional de Humanização da Saúde, Rede de Atenção em Saúde (RAS) - Rede de Urgência e Emergência (RUE), atenção às situações de urgência e emergência e os dilemas/desafios de usuários e profissionais igualmente inseridos na situação de pandemia da COVID-19.
Continuação da revisão de literatura, aprofundamento da metodologia da pesquisa e reformulação do projeto: (02/10/2021 - 30/10/2021)

- Metodologia da pesquisa e melhor delimitação qualitativa do estudo:

  • Considerando os propósitos do estudo - a pesquisa será do tipo explicativa, descritiva e exploratória para aprofundamento do conhecimento da realidade, descrição das variáveis/fatores pesquisados e obtenção de explicações científicas (GIL, 2018).
  • Fundamentando-se em Minayo (2020), que ressalta ser o objeto das Ciências Sociais essencialmente qualitativo, a abordagem adequada para a pesquisa proposta é a qualitativa, uma vez que não se prende a dados numéricos, mas trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, aspectos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (MINAYO, 2020). Ademais, Gonsalves (2011) ressalta que esse tipo de pesquisa visa à compreensão e à interpretação dos fenômenos, considerando o significado que os outros dão às suas práticas, fato que impõe ao pesquisador assumir uma abordagem hermenêutica.
    • Os procedimentos que podem ser utilizados em uma pesquisa qualitativa objetivando aproximação com a realidade social, consoante Silva et al. (2009), são vários; dentre eles, optou-se pela realização em três momentos não estanques, ou seja, que acontecem de maneira articulada: o bibliográfico, o documental e o de campo.

    - Encaminhamentos, contato com o campo empírico institucional do estudo, com profissionais dos serviços e da Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI.

    - Reformulação do projeto de pesquisa.

Participação em evento científico. (06/11/2021 - 06/11/2021)
  • Preparação da apresentação da comunicação oral e da participação da discente na JOINPP.

 

Participação da discente em evento científico, produção de artigo para publicação em periódico. (13/11/2021 - 27/11/2021)

- Discussão e planejamento para elaboração de artigo científico e submissão em periódico.

- Participação da discente na X JOINPP com apresentação da comunicação oral: “Humanização em saúde – alicerces conceituais e desafios para a assistência no SUS”(data: 19/11).

- Definição do Periódico para submissão de artigo e discussão das normas: “Revista Políticas Públicasda UFMA” – ISSN: 2178-2865. Periódico acadêmico semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

- Elaboração do artigo: “O SUS E A PANDEMIA DA COVID-19: enfrentando o vírus e o (des)governo do Brasil”.

 

- Finalização de artigo científico, submissão a periódico, conclusão da reformulação do Projeto de Pesquisa, e avaliação. (04/12/2021 - 18/12/2021)

Novos aportes teóricos ao projeto, melhor definição da metodologia, aproximação com o campo empírico e novo cronograma.

- Finalização do artigo: “O SUS E A PANDEMIA DA COVID-19: enfrentando o vírus e o (des)governo do Brasil”.

- A avaliação do processo de orientação e cumprimento do cronograma estabelecido.

 

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Campus Universitário Petrônio Portela – Bairro Ininga – Teresina-PI
CEP 64.049-550 – mpp@ufpi.edu.br – Fone (086) 3215-5808/3237-1221

PLANO DE ESTUDOS (2021.2)

ORIENTANDA: SCARLET BARROS BATISTA SOARES
MATRÍCULA: 20211000650

NÍVEL: Mestrado
LINHA DE PESQUISA: Cultura, Identidade e Processos Sociais
ORIENTADORA: Profª Dra. Lucia da Silva Vilarinho
TÍTULO DO PROJETO:HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE TERESINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
RESUMO DO PROJETO: A pesquisa se justifica pela evidente necessidade de produção de atenção humanizada à saúde nos serviços de urgência e emergência, fato que ganha maior visibilidade no contexto da pandemia da COVID-19, quando as fragilidades de todos os atores do cuidado estão exacerbadas. Para alcançar o objetivo de analisar as estratégias de humanização dos serviços de urgência e emergência nos componentes hospitalares e UPA’s de Teresina-Piauí e os desafios consequentes da pandemia da COVID-19, tem-se como objetivos específicos: Identificar as estratégias de atenção humanizada para atender às demandas dos usuários, profissionais e gestores dos serviços de urgência e emergência hospitalares e UPA’s de Teresina-Piauí; investigar se as estratégias de atenção às urgências e emergências adotadas nos hospitais e UPA’s de Teresina, durante a pandemia da COVID-19, estão sendo efetivadas em consonância com as diretrizes “Valorização dos trabalhadores” e “Defesa dos direitos dos usuários”, previstas na PNH; Investigar se as demandas da pandemia da COVID-19 interferiram na atenção humanizada quanto a essas diretrizes da PNH, nos hospitais de urgência e emergência e UPA’s de Teresina; e Investigar se as demandas da pandemia da COVID-19 interferiram na atenção humanizada quanto a essas diretrizes da PNH, nos hospitais de urgência e emergência e UPA’s de Teresina. Para tanto, realizar-se-á pesquisa explicativa, de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa; estudo bibliográfico, documental e de campo. A produção de dados ocorrerá através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a profissionais, gestores e usuários dos serviços de urgência e emergências do SUS, em Teresina, Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Humanização. Urgência e emergência. Pandemias da COVID-19.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO ORIENTADOR-ORIENTANDA
• A orientação seguirá pauta combinada conforme ritmo de desenvolvimento do trabalho e exigência da pesquisa, e o material a ser discutido deverá ser entregue com antecedência de uma semana.
• As discussões tomarão por base os artigos trabalhados na Revisão bibliográfica e a problematização teórico-metodológica.
• A definição das disciplinas e atividades gerais relativas ao curso e a pesquisa, devem ser discutidas com a orientadora, bem como a participação em eventos científicos nacionais ou internacionais conforme exigências do programa e cronograma de atividades (SINESPP, SBS, JOINPP, ENPESS, ALAS, entre outros).
• Atentar para a necessidade de publicação, de pelo menos um artigo científico, em periódicos qualizado como parte do processo de mestrado, e também de comunicações e outras produções em coautoria com a orientadora.
• Seguir rigor teórico-metodológico e ético na condução da pesquisa e na escritura da dissertação com o devido registro da pesquisa no comitê de ética desta IES.

CRONOGRAMA DE ESTUDO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 (AGOSTO/DEZEMBRO)
ATIVIDADES
- Revisão de literatura e aprofundamento da metodologia da pesquisa (setembro a novembro 2021).
- Aproximação com o campo empírico da pesquisa (novembro 2021).
- 2ª Finalização de reformulações do projeto de pesquisa para a 1ª qualificação ( setembro a outubro 2021).
- Produção de artigo científico e submissão a periódico (outubro a dezembro 2021).
- Participação em evento científico (setembro a dezembro 2021).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS
AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. A Trindade. São Paulo: Paulus, 1994.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. v. I. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; poética / Aristóteles; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores; v. 2).

ARRUDA, C. et al. Redes de atenção à saúde sob a luz da teoria da complexidade. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 19 (1) Jan-Mar 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150023. Acesso em: 29/06/2021.

AYRES, J. R. C.M. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência e saúde coletiva. 10 (3), 549-560. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/YtrNXZqLXQywQz8jHgBgLZR/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05/07/2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENEVIDES, Regina; PASSOS, Eduardo. Humanização na saúde: um novo modismo? Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2005, v. 9, n. 17 [Acessado 13 Outubro 2021], pp. 389-394. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200014>. Epub 31 Ago 2012. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200014.

Bermejo JC. Humanizar a saúde: cuidado, relações e valores. Petrópolis (RJ): Vozes; 2008.

BOUSQUAT, A et al. Pandemia de covid-19: o SUS mais necessário do que nunca. Revista USP, v. 1, n. 128, 2021, p.13-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/185393. Acesso em: 29/11/ 2021

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BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2011.

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BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Publicada no DOU de 31/12/2010, seção I, página 89. Estabelece diretrizes para a organização da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2010.

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DESLANDES. Humanização: revisitando o conceito a partir das contribuições da sociologia médica. IN: DESLANDES, Suely Ferreira. Humanização dos cuidados em saúde conceitos, dilemas e práticas. [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, 414 p. Criança, mulheres e saúde collection. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575413296. Acesso em: 10/07/2021.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CIGLIO-JACQUEMOT, Armelle. Urgências e Emergências em Saúde: perspectivas de profissionais e usuários. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/livro/urgencias-e-emergencias-em-saude-perspectivas-de-profissionais-e-usuarios. Acesso em: 06/12/2021.

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TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2021
28/08/2021
Plano de Estudo discente.
04/09/2021
25/09/2021
Revisão de literatura para aprofundamento do tema e atualização das Referências Bibliográficas
02/10/2021
30/10/2021
Continuação da revisão de literatura, aprofundamento da metodologia da pesquisa e reformulação do projeto:
06/11/2021
06/11/2021
Participação em evento científico.
13/11/2021
27/11/2021
Participação da discente em evento científico, produção de artigo para publicação em periódico.
04/12/2021
18/12/2021
- Finalização de artigo científico, submissão a periódico, conclusão da reformulação do Projeto de Pesquisa, e avaliação.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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