Bibliografia:
| UNIDADE I Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação.
1) Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação: implicações e desafios.
Bibliografia: IANNI, O. Teorias da Globalização. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1996. 2 ed. Cap 1 (p.13 a 24) e cap. 10 (p.189 a 208). FRIEDMANN, T. O Mundo é Plano. Uma breve história do século XXI. Rio de janeiro, Objetiva, 2005. Cap. 3 ( p. 201 a 231). UNESCO. Hacia Las Sociedades del Conocimiento. Paris, Ediciones Unesco, 2005. MARRERO, A. La Sociedade del Conocimento: una revision teórico de un modelo de desarrollo posible para America Latina. Review Arxius, 17, Desembre, 2007. MARGINSON, S.; VAN DER WENDE, M. Globalisation and Higher Education, OECD Education Working Papers, No. 8, 2007. OECD. Higher Education To 2030. Vol. 2: Globalisation, Oecd 2009 STROMQUIST, N. A Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 29, jan./abr. 2012, p. 72-99. MARRERO, A. La Otra Jaula De Hierro: Del Fatalismo De La Exclusion Escolar A La Recuperación Del Sentido De Lo Educativo. Una Mirada Desde La Sociología. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 29, jan./abr. 2012, p. 128-150.
Vídeo disparador do problema: https://youtu.be/l4fuJjlNAN8
UNIDADE II A educação na visão dos teóricos sociais
1) Educação como tema da sociologia Bibliografia: NEVES, C. E. B. Apresentação. Atualidade e Relevância da Sociologia da Educação em Tempos Contemporâneos. REPS-Revista Eventos Pedagógicos. Sinop, vol.9, n.3, p.894-870. 2018. __________________. Estudos Sociológicos sobre educação no Brasil, in: MICELI, S. (org.) O que ler na Ciência Social brasileira - 1970-2002. Brasília: Ed. da CAPES, p.351-437. 2002. NEVES, C. E.B.; SAMPAIO, H.; HERINGER, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 06, No. 12 Jan-abr. p. 19-40. 2018. FERNANDES, F. O dilema educacional brasileiro. In: M. e PEREIRA, L. Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, p. 414-441. 1974. OLIVEIRA, A.; SILVA, C. F. Mapeando a sociologia da educação no Brasil: análise de um campo em construção. Atos de Pesquisa em Educação, 9 (2): 289-315. 2014. __________________. A Sociologia, os Sociólogos e a Educação no Brasil. RBCS Vol. 31 n° 91 junho/2016, p. 2 -15. 2015.
2) A educação na visão dos teóricos sociais
Educação como socialização Bibliografia: DURKHEIM, E. Educação e sociologia. SP. Editora Melhoramentos. Cap. 1, pág. 33-56; cap, 3 pg. 75-91. 1973. FERNANDES, H. R. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, H. R. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4). FERNANDES, Florestan. A educação numa sociedade tribal. FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP, Companhia Editora Nacional. pg. 31-87. 1974.
Educação como fator de mudança social: democracia e desenvolvimento Bibliografia: MANNHEIM, K. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1972. pp. 293-336. MANNHEIM, K. Funções das gerações, In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP: Companhia Editora Nacional, 1974, pp. 88-97. RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. Mannheim e a luz no fim do túnel MILLS, W. Educação e Classe Social. In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 268-286.
Educação como investimento
Bibliografia: SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. RJ: Zahar, 1973. p. 16 - 35 SOBRAL, F A. da F. Educação para a competitividade ou para a cidadania social?. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 03-11, Mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100002&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 09 Out. 2020. MONTEIRO, Waleska de Fátima. A metodologia neoclássica da teoria do capital humano: Uma análise sobre Theodore Schultz e Gary Becker sobre Theodore Schultz e Gary Becker. Rev. Econ. do Centro-Oeste, Goiânia, v.2, n.1, pp. 40-56, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/reoeste/article/download/41412/21359>. Acessado em 09 Out. 2020.
Educação entre reprodução e transformação das estruturas sociais
Bibliografia: ESTER, Vaisman; FORTES, Ronaldo Vielmi. Três abordagens disTinTas sobre a caTegoria da reprodução. Trabalho e educação. Belo Horizonte. v.24, n.1, p.245-255, jan-abr | 2015. GRAMSCI, A. A organização da escola e da cultura. IN.: Os intelectuais e a organização da cultura. RJ: Civilização Brasileira, 1982. p. 117 - 157. HAECHT, A. V. A Escola à Prova da Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget. 1992. LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997. pp. 11-70 e pp. 334-358. ______. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação e Sociedade, ano XXIII, n 78, Abr. p. 37 - 55. 2002.
educação e desigualdade Bibliografia: DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 17, p. 5-18, ago. 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200002. _______. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, Vol. 34, n° 123, São Paulo, Set/Dez, 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742004000300002 _______et all. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, ano 14, n° 29 jan/abr, p. 22-70. 2012. HONNETH, Axel. Trabalho e reconhecimento: tentativa de uma redefinição. Civitas- Revista de Ciências Sociais, v. 8, n. 1, p. 46-67. 2008. LAHIRE, B.. A transmissão familiar da ordem desigual das coisas. Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, v. 21, n. 1, p. 13, 2011. 2002.
UNIDADE III Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí.
1) Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí: situando o debate pelas teses e dissertações
Bibliografia: ANTUNES, A. C. de B. A formação inicial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação. Florianópolis, UFSC, 2014. CAPRARA, B. M. Classes sociais e desempenho educacional no Brasil. Tese. Porto Alegre, UFRGS, 2017. FESTA PALUDO, E. Escolarização em camadas populares: a percepção dos Egressos sobre escola. Dissertação. Porto Alegre, UFRGS, 2019. LIMA, F. C. F. de. Construção das identidades profissionais dos professores formadores da Licenciaturas em Ciências Sociais. Tese. Recife, UFPE, 2017. MORCHE, B. A expansão do sistema de educação superior no Brasil, na China e na Índia: uma análise comparada. Dissertação. Porto Alegre, UFRGS, 2013. ROCHA, S. de S. M. A inserção do índice de desenvolvimento da educação básica em escolas de ensino fundamental de Teresina - Piauí: um estímulo para a melhoria da educação? Dissertação. Brasília, UNB, 2013.
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