Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Frequência, assiduidade e pontualidade nas aulas e nas atividades previstas; Participação nas discussões; Apresentação de seminários; Elaboração e envio de artigo; AVALIAÇÃO: A nota final será a média de duas avaliações: Avaliação 1: Apresentação de seminário e discussão em sala, sobre tema indicado; Avaliação 2: Elaboração de artigo, sobre assunto disponibilizado, relacionado ao conteúdo da disciplina.
|
Bibliografia:
| BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. 7.ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2016. CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Crise urbana. São Paulo: Contexto, 2015. GEHL, Jan. Cidade para as pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013. HARVEY, David. Cidades Rebeldes. São Paulo: Martins Fontes, 2014. HERZOG, Cecilia Polacow. Cidades para todos: (re)aprendendo a conviver com a natureza. Rio de Janeiro: Mauad X: Inverde, 2013. JACOBI, Pedro. Impactos Socioambientais urbanos do risco à busca de sustentabilidade. In: Mendonça, F. (org.). Impactos Socioambientais urbanos. Curitiba: Editora UFPR, 2014. MARANDOLA, E. and HOGAN, D.J. O risco em perspectiva: Tendências e abordagens. Geosul, 19, 25-58, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13431/12328 MENDONÇA, F. Riscos, vulnerabilidades e resiliência socioambientais urbanas: inovações na análise geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 111-118, out. 2011. MUNFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. NAHAS, Maria Inês Pedrosa (org.). Qualidade de Vida Urbana: abordagens, indicadores e experiências internacionais. Belo Horizonte: C/Arte, 2015. SALDIVA, Paulo. Vida Urbana e Saúde: os desafios dos habitantes das metrópoles. São Paulo: Contexto, 2018. SOUZA, Lucas Barbosa; ZANELLA, Maria Elisa. Percepção de riscos ambientais: Teoria e Aplicações. Editora UFC, 2011. ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares. São Paulo: Boitempo, 2015.
|