Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, exercícios, aulas práticas com metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada adaptados para o ensino remoto. Não serão permitidas filmagens das aulas, gravações de audio das aulas ou compartilhamento de materiais fornecidos pela professora da disciplina (como slides, vídeos, atividades, exercícios, avaliações, etc); ou seja, o conteúdo da disciplina produzido pela professora é considerado propriedade intelectual e sua reprodução sem autorização da professora não é permitido. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão aplicadas ao todo 3 avaliações. 2 delas consistirão de avaliações com questões objetivas e subjetivas e a terceira será a elaboração de um modelo didático realizado em grupo. Lembrando que o modelo didático deverá seguir as diretrizes indicadas pela professora. Média final = [Avaliação I + Avaliação II + Avaliação III] / 3 Obs. O modelo didático deverá ser planejado pelos alunos, que serão orientados pela professora e pelo monitor da disciplina, durante a elaboração deste projeto. O modelo pode consistir de estruturas criadas com qualquer programa on line que permita sua construção em grupo, sem encontros presenciais (ou seja, feito totalmente on-line/remoto) e a avaliação dos modelos levará em conta a criatividade, a originalidade dos projetos, além da precisão da informação fornecida pelo modelo. A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICAS WATSON, J. D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4ª ed. Editora Artmed. 2003. GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Guanabara Koogan. 11ª ed. 2016. KARP, G. Biologia Celular e Molecular: Conceitos e Experimentos. 3ª ed. Editora Manole. 2005. PIERCE, B.A. Genética: um enfoque conceitual. 5ª ed. Guanabara Koogan, 2016. COMPLEMENTARES: SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA. Revista Genética na Escola. Diversas edições. Acessado em www.geneticanaescola.com.br LEHNINGER, A.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 7ª ed. Editora Artmed. 2018. VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013 |