-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alunos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre. (24/08/2021 - 24/08/2021)
Atividades do livro. Prática escrita e oral. (25/08/2021 - 25/08/2021)
Aula assíncrona: pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de exercícios. (31/08/2021 - 31/08/2021)
Aula expositiva via Google Meet sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades. (01/09/2021 - 01/09/2021)
Feriado nacional. (07/09/2021 - 07/09/2021)
Feriado local. (08/09/2021 - 08/09/2021)
Unidades 9 e 10 del Nuevo Ven 1. Atividades realizadas com o monitor da disciplina. Estudo dirigido pelo monitor para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios. (14/09/2021 - 14/09/2021)
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora da unidade 9. Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e as atividades da aula anterior. Tarefas auditivas com a canção Viviré de Laura Paulsini e comentários para a prática oral. (15/09/2021 - 15/09/2021)
Aula extra. Atividades do livro. (18/09/2021 - 18/09/2021)
Aula assíncrona: atividades da gramática e preparação dos seminários.
Aula assíncrona: Atividade de revisão dos conteúdos estudos com o monitor da disciplina; leitura do texto enviado ao grupo; envio do resumo do texto. (21/09/2021 - 21/09/2021)
Primeira atividade avaliativa. Prova escrita individual. (22/09/2021 - 22/09/2021)
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido de um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico de dois dias para um grupo de jovens. (28/09/2021 - 28/09/2021)
Unidade 9: atividades do livro. Contenido de la próxima clase síncrona (17/12): Preparar la presentación de la actividad: cada alumno hará una fotografía de un lugar turístico bastante conocido en un país de lengua española y elaborará una ruta turística de dos días para un grupo de jóvenes. (29/09/2021 - 29/09/2021)
Aula assíncrona: atividades do Caderno de exercícios. (05/10/2021 - 05/10/2021)
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade. (06/10/2021 - 06/10/2021)
Realização do Fórum sobre os temas culturais: La gastronomía, la músicay el arte como elementos motivadores para el desarrollo del turismo. Os alunos deverão,com antecedência, realizar pesquisas na internet para ler sobre o tema do fórum para, em seguida, fazer o debate no fórum. (12/10/2021 - 12/10/2021)
Atividade assíncrona: participação do fórum e organização do vídeo para apresentação no dia 20 de outubro. (13/10/2021 - 13/10/2021)
Segunda chamada e atividades (15/10/2021 - 15/10/2021)
Aula referente ao dia 12 de outubro, já que não foi feriado na universidade.
Atividades do livro. Unidade 10. (19/10/2021 - 19/10/2021)
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Trabalhando as habidades escrita, oral e auditiva. (20/10/2021 - 20/10/2021)
Aula assíncrona para resolver as atividades do livro. (22/10/2021 - 22/10/2021)
Revisão dos conteúdos.
Atividades gramaticais: trabalho com texto escrito e oral. (26/10/2021 - 26/10/2021)
Apresentação dos podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal. Participação no Fórum. (27/10/2021 - 27/10/2021)
Aula assíncrona com filme: La misma sangre. (02/11/2021 - 02/11/2021)
Discussão do filme. (03/11/2021 - 03/11/2021)
Aula extra: atividades do caderno de exercícios. (05/11/2021 - 05/11/2021)
Apresentação de seminários.
Aula expositiva sobre os conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Unidade 11. (09/11/2021 - 09/11/2021)
Atividades do livro: explicação e resolução dos exercícios. (10/11/2021 - 10/11/2021)
Aula assíncrona. (13/11/2021 - 13/11/2021)
Atvidades do livro e do caderno de exercícios.
Terceira atividade avaliativa: Compreensão leitora. Prova escrita. (16/11/2021 - 16/11/2021)
Atvidades do Caderno de Exercícios. (17/11/2021 - 17/11/2021)
Prova final. (23/11/2021 - 23/11/2021)
Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (24/11/2021 - 24/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 31 01 14 15 18 21 22 28 29 05 06 13 15 19 20 22 26 27 03 05 09 10 13 16 17 23 24
1 2019901**** 2 2 0 2 2 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
2 201393**** 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 4 2 2 2 2 64
3 201493**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
4 2019904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
2 201493**** 7,3 6,0 7,0 6.0 6.4 0 EF
3 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2019901**** 7,5 7,8 8,0 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível inicial que possibilitem, ao aluno, o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas em vários contextos reais, incluindo a área turística, mas não unicamente.

? Aulas remotas (em decorrência da pandemia do COVID-19) expositivas e participativas;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição e discussão oral dos discentes;
? Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
? Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita e atividades auditivas;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento: Turno na tarde
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN 1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>. doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2021
24/08/2021
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alunos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre.
25/08/2021
25/08/2021
Atividades do livro. Prática escrita e oral.
31/08/2021
31/08/2021
Aula assíncrona: pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de exercícios.
01/09/2021
01/09/2021
Aula expositiva via Google Meet sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades.
07/09/2021
07/09/2021
Feriado nacional.
08/09/2021
08/09/2021
Feriado local.
14/09/2021
14/09/2021
Unidades 9 e 10 del Nuevo Ven 1. Atividades realizadas com o monitor da disciplina. Estudo dirigido pelo monitor para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios.
15/09/2021
15/09/2021
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora da unidade 9. Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e as atividades da aula anterior. Tarefas auditivas com a canção Viviré de Laura Paulsini e comentários para a prática oral.
18/09/2021
18/09/2021
Aula extra. Atividades do livro.
21/09/2021
21/09/2021
Aula assíncrona: Atividade de revisão dos conteúdos estudos com o monitor da disciplina; leitura do texto enviado ao grupo; envio do resumo do texto.
22/09/2021
22/09/2021
Primeira atividade avaliativa. Prova escrita individual.
28/09/2021
28/09/2021
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido de um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico de dois dias para um grupo de jovens.
29/09/2021
29/09/2021
Unidade 9: atividades do livro. Contenido de la próxima clase síncrona (17/12): Preparar la presentación de la actividad: cada alumno hará una fotografía de un lugar turístico bastante conocido en un país de lengua española y elaborará una ruta turística de dos días para un grupo de jóvenes.
05/10/2021
05/10/2021
Aula assíncrona: atividades do Caderno de exercícios.
06/10/2021
06/10/2021
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade.
12/10/2021
12/10/2021
Realização do Fórum sobre os temas culturais: La gastronomía, la músicay el arte como elementos motivadores para el desarrollo del turismo. Os alunos deverão,com antecedência, realizar pesquisas na internet para ler sobre o tema do fórum para, em seguida, fazer o debate no fórum.
13/10/2021
13/10/2021
Atividade assíncrona: participação do fórum e organização do vídeo para apresentação no dia 20 de outubro.
15/10/2021
15/10/2021
Segunda chamada e atividades
19/10/2021
19/10/2021
Atividades do livro. Unidade 10.
20/10/2021
20/10/2021
Segunda avaliação: Apresentação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. Trabalhando as habidades escrita, oral e auditiva.
22/10/2021
22/10/2021
Aula assíncrona para resolver as atividades do livro.
26/10/2021
26/10/2021
Atividades gramaticais: trabalho com texto escrito e oral.
27/10/2021
27/10/2021
Apresentação dos podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal. Participação no Fórum.
02/11/2021
02/11/2021
Aula assíncrona com filme: La misma sangre.
03/11/2021
03/11/2021
Discussão do filme.
05/11/2021
05/11/2021
Aula extra: atividades do caderno de exercícios.
09/11/2021
09/11/2021
Aula expositiva sobre os conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Unidade 11.
10/11/2021
10/11/2021
Atividades do livro: explicação e resolução dos exercícios.
13/11/2021
13/11/2021
Aula assíncrona.
16/11/2021
16/11/2021
Terceira atividade avaliativa: Compreensão leitora. Prova escrita.
17/11/2021
17/11/2021
Atvidades do Caderno de Exercícios.
23/11/2021
23/11/2021
Prova final.
24/11/2021
24/11/2021
Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
Avaliações
Data Descrição
22/09/2021 1ª Avaliação
20/10/2021 2ª Avaliação
17/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas virtuais na seguinte sala do Google Meet: https://meet.google.com/jxb-snwy-rxu?authuser=4 25/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:28