Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Acrescidos a esses critérios, o aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina, por meio da realização de três avaliações. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média 4,0 (quatro). Estará aprovado em exame final o aluno que obtiver média ? 6,0 (seis). |
Bibliografia:
| UNIDADE I
MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2000.
UNIDADE II
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2006.
DE MASI, Domenico. A economia do ócio: Bertrand Russel e Paul Lafargue. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
UNIDADE III
DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva/SESC, 1999.
MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.
URRY, J. O olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel/SESC, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTROGIOVANI, A.; GASTAL, S. (Orgs). Turismo urbano: cidades, sites de excitação turística. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.
DOCTORS, M. (Org). Tempo dos Tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
HELD, D.; MCGREW, A. Prós e contras da globalização. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. MAFFESOLI, M. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. RJ: Record, 2001. |