Atividade - detalhamento da ação letiva (18/03/2021 - 18/03/2021)
Ementa ? No Brasil, a ética e a democracia como construções histórico-valorativas na vida social. O serviço estatal nas contingências e garras das esferas pública e privada: o caso do Brasil.
Objetivo: conceituar e aquilatar os sentidos referidos à ética e à democracia na formação social e experiência brasileira relativa à esfera pública em serviço.
I Unidade: A ética e a democracia e os conceitos estruturantes desse pensamento e sua prática na formação histórica do Brasil (12h)
II Unidade: Os sentidos da ética: diálogos interdisciplinares (18h).
METODOLOGIA
1. Aulas desenvolvidas com base na orientação e prática do ato letivo coletivamente construído; 2. Exposição oral, discussão sistemática dos textos previamente selecionados e lidos ? leituras imprescindíveis; 3. Atividades todas realizadas de forma remota ? e pela excepcionalidade pandêmica ? com a utilização de meios instrucionais facilitadores e auxílio de monitores ad-hoc; 4. Recomenda-se a utilização de notebook na operação-aula e o modo de câmera aberta sobretudo nos atos de fala; 5. Segunda unidade desenvolvida com a realização de micros seminários, conforme calendário e dinâmica a definir em nossa primeira aula.
PROGRAMA DE MICROSSEMINÁRIOS
Dia 9 de junho:
S1 ? Título: Humanidade e justiça na historiografia grega (V-I a. C), por Catherine Darbo-Peschanski;
S2 ? As delícias do jardim, José Américo Motta Pessanha;
S3 ? O retorno do bom governo, Renato Janine Ribeiro.
Dia 16 de junho:
S4 ? As fronteiras da ética: Maquiavel, Newton Bignotto;
S5 ? Política do céu (anti-Maquiavel), Antonio Alcir Bernárdez Pécora;
S6 ? Dilemas da moral iluminista, Sérgio Paulo Rouanet.
Dia 23 de junho
S7 ? Estado e terror, Paulo Sérgio Pinheiro;
S8 ? O eterno retorno do mesmo: tese cosmológica ou imperativo ético? Scarlett Marton;
S9 ? A mentira: um capítulo das relações entre a ética e a política, Celso Lafer.
Dia 30 de junho:
S10 ? Público, privado, despotismo, Marilena Chauí;
S11 ? Moralidade pública e moralidade privada, José Arthur Gianotti;
S12 ? A mulher e a lei, Maria Rita Kehl.
Dia 7 de julho:
S13 ? Ver o invisível: a ética das imagens, Nelson Brissac Peixoto.
Regra: com a interveniência do ministrante, cada participante disporá de pelo menos 30 minutos para expor ao conjunto da turma o seu estudo, de maneira e forma que: a) fique/m explicitado o/s argumento/s estruturado/s no texto; b) sejam apontadas as chaves e inferências de compreensão do sentido de Ética esposado no texto; c) seja lavrada e apresentada uma formulação própria, crítico-conclusiva, do pensamento do/a autor/a. Cada apresentação terá um/a observador/a-comentarista que usará da palavra por cinco minutos para sua apreciação, seguido do conjunto da turma.
AVALIAÇÃO
Avaliação decorrerá da elaboração (de relatório) e apresentação dos micros seminários.