Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Durante as aulas, serão conduzidas sessões de leitura e discussão de textos, apresentações de seminários (em grupos) e produção de resenha (individualmente), debate com pesquisadoras(es) convidadas(os). Além disso, em duplas, os discentes produzirão artigos acadêmicos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
a) Apresentação do livro referência da disciplina e artigos selecionados em forma de rodas de conversa; b) Produção de resenha sobre livros que abordam a temática da disciplina, publicados entre 2019 e 2021; c) Elaboração de artigos sobre cartografias de pesquisas sobre gêneros (não-escolares, digitais, educacionais e acadêmicos).
Será aprovada(o) a(o) aluna(o) que obtiver média 7,0 (sete) nas 3 avaliações e frequência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
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Horário de atendimento:
| Segundas-feiras, das 15h às 17h, pelo Telegram da turma |
Bibliografia:
| ARAÚJO, Júlio. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
BATISTA JR, José Ribamar Lopes; LIMA-NETO, Vicente. Panorama dos estudos em tecnologias digitais e ensino no Nordeste Brasileiro. In: Cléber Ataíde (Org.). Cartografia GELNE: 20 anos de pesquisas em Linguística e Literatura. 1ª ed.Campinas/SP: Pontes Editora, 2019, v. 2, p. 221-243.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
MARTINS, Ana Patrícia Sá; KERSCH, Dorotea Frank. Ensino de língua portuguesa e ambiente digital: uma proposta metodológica para o trabalho com gêneros argumentativos na formação inicial de professores. Revista Linguagem em Foco, v. 9, n. 1, p. 103-116, 19 ago. 2019. |