Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão: Aulas expositivas, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Grupos de discussão e debates A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão. Painel e Seminário discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica).
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na prática avaliativa dos pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos: Oficinas, seminários, painéis, resenhas dentre outros, vinculados aos objetos de pesquisa e às teorias estudadas.
|
Bibliografia:
| BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Teoria crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dezembro/2000. p. 182-205.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.
GADOTTI, MOACIR. Perspectivas atuais da educação. Perspectivas, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 03-11, jun. 2000.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: ______; SANTOS, Akiko. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1988.
SAVIANI, Demerval. Contextualização histórica e teórica da pedagogia histórico-crítica. In: ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Demerval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1(52), jan./abr. 2007. p. 15-27.
|