Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o pós-graduando será avaliado individualmente e em grupo. Portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, observados os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos; Qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de registro de notas: 1ª Nota Apresentação de artigos científicos relacionados a área. 2ª Nota Produção de ensaio teórico relacionando Etnobiologia e a proposta de pesquisa. 3ª Nota Participação ao longo das discussões no ambiente virtual da disciplina.
|
Bibliografia:
| Básica
AMOROZO, M. C. de M., MING, L. C. e SILVA, S. P. (Eds). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia,etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro: UNESP/CNPQ, 2002.
BERLIN, B. Ethnobiological classification. NewJersey: Princepton University Press, 1992.
BOYD, R. & RICHERSON, P. J. Culture and the evolutionary process.Chicago, USA. Chicago University Press, 1985. DIEGUES, A. C. & ARRUDA, R. V. (Orgs). Biodiversidade ecomunidades tradicionais no Brasil. Brasília, NUPAUB-USP/PROBIO-MMA/CNPq, 2001.
DENNET, D. C. A perigosaidéia de Darwin: a evolução e os significados da vida. Rio de Janeiro. Rocco, 1998.
DI STASI, L. C. Plantas medicinais:arte e ciência. São Paulo, Ed. Unesp, 1996. DURHAM, W. H. Coevolution: genes, culture and human diversity. Stanford,USA. Stanford University Press, 1991.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1989.
LEWIN, R. Evolução humana. São Paulo. Atheneu Editora, 1999.
LIMA, M. J. A. Ecologia humana: realidade epesquisa. 2. ed. Recife: EDUFRPE, 1995. 164p.
MARQUES, J. G. W. Pescando pescadores: etnoecologia abrangenteno baixo São Francisco alagoano. São Paulo, NUPAUB/USP, 1995.
MARQUES, José Geraldo W. O olhar (Dês.)Multiplicado. O papel do Interdisciplinar e do Qualitativo na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. In: AMOROZO, M.C. M.; MING, L. C. e SILVA, S. M. P. Anais do I Seminário de Etnobiologia e Etnoecologia do Sudoeste. Rio Claro, 29 a30/11 e 01/12/2001. UNESP/CNPq, 2002. p. 31 - 46.
POSEY, D. Introdução, etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO,D. Suma Etnobiológica MORIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond,2000.
NAZAREA, V. Ethnoecology: situated knowledge/located lives. Tucson. University of Arizona Press, 1999.RIBEIRO, D. (Ed.) Suma etnológica brasileira. Rio de Janeiro. Vozes/FINEP, 1986. Não 3.0
Complementar
ALBUQUERQUE, U. P DE; LUCENA, R. F. P. DE; NETO, E. M. F. L. Seleção dos participantes da pesquisa. In: Albuquerque, Ulysses Paulino de; Lucena, Reinaldo Farias Paiva de; Cunha, Luiz Vital Fernandes Cruz da. Métodos e técnicas na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. NUPEEA, 2010.
BERNARD, H. R. Research methods in cultural anthropology. Qualitative and quantitative approach. Altamira Press. United States of America. 4th Edition, 2006.
TOLEDO, V. M.; BATIS, A.I.; BECERRA, R.; MARTINEZ, E; RAMOS C.H. La selva útil: etnobotánica quantitativa de los grupos indígenas del trópico húmedo de México. Interciência, 20: 177-87, 1995.
|