Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão realizadas atividades síncronas de forma remota e assíncronas. Serão orientadas leituras, pesquisa de referências atuais na área para elaboração de fundamentação, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos. - Os mecanismos de interação entre docente e discentes, especificamente no que se refere à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), serão a utilização de enquetes, fóruns, seminários, grupos de discussão, elaboração de portfólio ao final da disciplina sobre o conteúdo abordado e apresentação, respeitando o contexto da oferta emergencial de forma não-presencial. Definir como o conteúdo programático da disciplina será avaliado por meio de discussão dos temas abordados, avaliação das propostas dos alunos nas discussões síncronas, respostas às enquetes de forma compatível com atividades não presenciais, de modo a minimizar o prejuízo na qualidade do ensino. - Informar sobre material didático e sua disponibilidade por mídia impressa (se possível), como também através de mídia digital. - Serão computadas na carga horária as atividades assíncronas nas atividades de preparação de sínteses e resenhas e portfólio. Será disponibilizado um planejamento de estudos ao discente para o cumprimento das atividades pedagógicas não-presenciais. - Serão propostas atividades on-line síncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica, conforme a recomendação (recomenda-se que, no mínimo, 50% da carga horária total da disciplina seja ministrado de forma síncrona); - Todos os materiais utilizados para as aulas não produzidos diretamente pelo docente deverão conter a respectiva fonte, com a indicação de autoria, respeitados os direitos autorais assegurados pela Lei nº 9.610/98. Art. 14. São facultadas ao professor a gravação e a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas de forma síncrona, sendo proibida a reprodução ou distribuição das gravações por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos. Os alunos serão consultados sobre a gravação.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas avaliações on line no SIGAA, previamente agendadas, elaboração de trabalho com proposta de desenvolvimento de seminários, de acordo com as endemias nutricionais ou excessos alimentares estudados. Serão realizadas atividades que possam mensurar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento do aprendizado do estudante, segundo as normas previstas na Resolução nº 085/2020 -CEPEX, que estabelece a retomada do período 2020.2. Art. 11 Fica estabelecido, excepcionalmente para a oferta relativa ao Período Letivo 2020.2, que o controle de frequência será realizado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina. § 1º O registro de frequência nas disciplinas ofertadas no Período Letivo 2020.2 não atestará a presença física dos discentes na IES. §2º A frequência mínima exigida será de 75%, conforme preconizado pela Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. Art. 12 A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, individual ou em grupo, seminário, ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina. Parágrafo único: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à coordenação do Programa ou a Professora ao qual o componente curricular esteja vinculado. Art. 13 Para a integralização dos Componentes Curriculares cursados por meio de atividades não presenciais serão considerados tanto o tempo despendido para as atividades síncronas, quanto o tempo dedicado às atividades assíncronas.
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Horário de atendimento:
| 14:30 às 17:30h |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA - BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher- PNDS, 2006. Dimensões do Processo Reprodutivo e da Saúde da Criança. Brasília-DF, 2018. - BRASIL. Ministério da Saúde. Carência de Micronutrientes - Cadernos de Atenção Básica. Brasília - DF, 2018. - BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade - Cadernos de Atenção Básica. Brasília - DF, 2018. - DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E.; MARCHINI, S. Ciências Nutricionais - Aprendendo a Aprender. 2ª edição. São Paulo: Sarvier, 2017. - TIRAPEGUI, J. Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2015. - BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de condutas gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Brasília-DF,2013 - V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arq. Bras. Cardiol. v.101, n.4 (supl.1). São Paulo Oct. 2013 - BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36) - BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37).
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES: - Artigos científicos publicados em periódicos da área em bases de dados indexadas (SCIELO, MEDLINE, FSTA, LILACs, BIREME...).
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