-

PPGL005 - MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADES E NOVAS TECNOLOGIAS - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação (07/10/2020 - 07/10/2020)

Explicação do plano de curso e dinâmica das aulas; Apresentação das leituras a serem feitas no decorrer da disciplina; Critérios de avaliação e trabalhos finais (resenha e trilha de aprendizagem com ferramentas Google).

Discussão de Texto (14/10/2020 - 14/10/2020)

Texto Referência:

BATISTA JR, José Ribamar Lopes; LIMA-NETO, Vicente. Panorama dos estudos em tecnologias digitais e ensino no Nordeste Brasileiro. In: Cléber Ataíde (Org.). Cartografia GELNE: 20 anos de pesquisas em Linguística e Literatura. 1ª ed.Campinas/SP: Pontes Editora, 2019, v. 2, p. 221-243.

   Capítulo 
Rodas de conversa e Trilhas de Aprendizagem (21/10/2020 - 21/10/2020)

Encontro on-line para organização das rodas de conversa; Formação dos grupos (rodas e trilhas); Sugestão de artigos e vídeos.

Materiais disponíveis em: http://bit.ly/multiletramentosppgel

Discussão de Texto (11/11/2020 - 11/11/2020)

Textos de referência:

MENDONÇA, Fernanda de Quadros Carvalho; SOARES, Claudia Vivien de Oliveira. 2020. Um breve olhar para a bncc, as tecnologias digitais e a produção textual no ensino médio. Fólio - Revista de Letras. 12, 1, jul. 2020. 

RIBEIRO, Ana Elisa. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo da Letras, v. 9, p. e02011, 31 jul. 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 1)

Material disponível no Drive da disciplina.

Discussão de texto (18/11/2020 - 18/11/2020)

Textos de referência:

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 2)

Discussão de texto (25/11/2020 - 25/11/2020)

Textos de referência:

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 3)

Discussão de Texto (02/12/2020 - 02/12/2020)

Textos de referência:

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 4)

Roda de Conversa (4) com Roxane Rojo (09/12/2020 - 09/12/2020)
Leituras e produção da resenha (16/12/2020 - 16/12/2020)
Leituras e produção da resenha (23/12/2020 - 23/12/2020)
Leituras e produção da resenha (30/12/2020 - 30/12/2020)
Leituras e produção da resenha (06/01/2021 - 06/01/2021)
Discussão de Texto (13/01/2021 - 13/01/2021)

Textos de referência:

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 5)

Discussão de Texto e Trilhas de aprendizagem (20/01/2021 - 20/01/2021)

Textos de referência:

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Capítulo 6)

Roda de Conversa (7) com Ana Elisa Ribeiro, Carla Coscarelli e Vicente Lima-Neto (27/01/2021 - 27/01/2021)
Discussão das propostas de trilhas de aprendizagem (03/02/2021 - 03/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
07 14 21 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
2 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
3 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
4 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
5 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
6 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
7 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
8 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
9 2020100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
10 2020101**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
11 2020100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
12 2020101**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
13 2020100**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
14 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2020100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão sobre a leitura e construção do sentido em textos multimodais. Apresentação dos conceitos de multiletramentos e seus desdobramentos. Discussões sobre práticas linguísticas multiletradas na mídia e por meio das tecnologias da informação e comunicação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Durante as aulas, serão conduzidas seções de leitura e discussão de textos, apresentações de seminários e produção de textos (individualmente e em grupo), debate com pesquisadoras(es) convidadas(os).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Produção de resenha sobre livros que abordam a temática da disciplina, publicados entre 2018 e 2020;
2. Apresentação de seminários sobre o livro referência da disciplina;
3. Elaboração de trilhas de aprendizagem que envolvam ensino de línguas e tecnologias digitais.

Será aprovada(o) a(o) aluna(o) que obtiver média 7,0 (sete) nas 3 avaliações e frequência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BATISTA JR, José Ribamar Lopes; LIMA-NETO, Vicente. Panorama dos estudos em tecnologias digitais e ensino no Nordeste Brasileiro. In: Cléber Ataíde (Org.). Cartografia GELNE: 20 anos de pesquisas em Linguística e Literatura. 1ª ed.Campinas/SP: Pontes Editora, 2019, v. 2, p. 221-243.

COSCARELLI, C. V. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola. 2016.

GOMES, F. W. B. Letramento digital e formação de professores nos cursos de Letras de Universidades Federais Brasileiras. Teresina: EDUFPI. 2019.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola. 2016.

ROJO, Roxane.; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/10/2020
07/10/2020
Apresentação
14/10/2020
14/10/2020
Discussão de Texto
21/10/2020
21/10/2020
Rodas de conversa e Trilhas de Aprendizagem
11/11/2020
11/11/2020
Discussão de Texto
18/11/2020
18/11/2020
Discussão de texto
25/11/2020
25/11/2020
Discussão de texto
02/12/2020
02/12/2020
Discussão de Texto
09/12/2020
09/12/2020
Roda de Conversa (4) com Roxane Rojo
16/12/2020
16/12/2020
Leituras e produção da resenha
23/12/2020
23/12/2020
Leituras e produção da resenha
30/12/2020
30/12/2020
Leituras e produção da resenha
06/01/2021
06/01/2021
Leituras e produção da resenha
13/01/2021
13/01/2021
Discussão de Texto
20/01/2021
20/01/2021
Discussão de Texto e Trilhas de aprendizagem
27/01/2021
27/01/2021
Roda de Conversa (7) com Ana Elisa Ribeiro, Carla Coscarelli e Vicente Lima-Neto
03/02/2021
03/02/2021
Discussão das propostas de trilhas de aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Roda de Conversa com Roxane Rojo (9.12) 08/12/2020
Encontro On-line (2.12) 02/12/2020
Encontro On-line (28.11) 25/11/2020
Encontro On-line 18/11/2020
Links para encontros on-line 21/10/2020
Segundo encontro on-line 14/10/2020
Primeiro Encontro On-line 07/10/2020
Telegram 01/10/2020
Livro referência 01/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:28