• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MPF007 - PESQUISA EM FILOSOFIA E O SEU ENSINO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Pesquisa no campo do ensino de Filosofia: concepções e procedimentos (10/10/2020 - 10/10/2020)
Posições teóricas sobre pesquisa e sua relação com o ensino.
Pesquisa no campo do ensino de Filosofia: concepções e procedimentos (17/10/2020 - 17/10/2020)
Estilos de pesquisa no campo da docência e seus procedimentos
2ª Temática - Professor/a de Filosofia na Educação Básica: tipologias e a pesquisa nas práticas pedagógica e docente (31/10/2020 - 21/11/2020)

Objeitovo:

- Caracterizar a postura do professor e suas práticas pedagógica/docente na disciplina Filosofia ministrada na Educação Básica.

3ª Temática - Filosofia na Educação Básica: o processo ensino e aprendizagem, a pesquisa e a produção de conhecimento e saberes docentes (28/11/2020 - 19/12/2020)

Objetivos:

- Sistematizar um referencial de análise do ensino de Filosofia na Escola Básica enquanto um campo de pesquisa e de produção de conhecimentos e saberes da docência.

- Problematizar o processo ensino-aprendizagem desenvolvido na disciplina Filosofia na Educação Básica.

Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 02 09 16 23
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,0 10,0 3,0 7,0 7.0 0 AM
2 2020100**** 5,0 10,0 8,4 7,8 7.8 0 AM
3 2020100**** 9,5 10,0 10,0 9,8 9.8 0 AM
4 2020100**** 8,0 10,0 9,5 9,1 9.2 0 AM
5 2020100**** 7,0 10,0 8,0 8,3 8.3 0 AM
6 2020100**** 8,0 10,0 8,2 8,7 8.7 0 AM
7 2020100**** 8,0 9,0 8,9 8,6 8.6 0 AM
8 2020100**** 9,0 10,0 8,4 9,1 9.1 0 AM
9 2020100**** 7,0 10,0 8,5 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva e dialogada na modalidade remota com o uso de salas de conferência na web.
Leituras e discussões de textos de autores que estudam os temas da disciplinas.
Exposições e discussões dos textos produzidos pelos discentes sobre os temas da disciplinas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Acompanhamento da participação nas sessões de aula na modalidade remota.
Produção de sínteses das discussões dos temas da disciplina
Produção de um artigo
Horário de atendimento: 14:00 às 18: 00 h
Bibliografia: ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2011.
AVANÇO, Leonardo D. Problematização do ensino e da formação de professores de Filosofia no Brasil atual. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v45n2/2175-6236-edreal-45-02-e97408.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
CORRAZA, Sandra M. O que se transcria em educação. Porto Alegre, RS: Doisa, 2003. E-book. Disponível em:
file:///C:/Users/Felipe/Downloads/O_QUE_SE_TRANSCRIA_EM_EDUCACAO.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.
FÁVERO, Altair A. et al. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, SP, v. 24, n. 64 (especial), p. 257-284, set/dez 2004.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2020.
SEVERINO, Antônio J. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbiente educação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Felipe/Downloads/540-1567-1-PB.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
FABRE, Michel. “Fazer de sua vida uma obra”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 347-368, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a16.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.
TOMAZETTI, E. M. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 83-98, out./dez, 2012. Disponível em: scielo.br/pdf/er/n46/n46a07.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
RODRIGUES, Z. A. L. O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas.
GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando
seu ofício é ser professor de filosofia? [online]. São Paulo: Ed. UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponivel em: https://static.scielo.org/scielobooks/hd5d8/pdf/gelamo-9788598605951.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.
BORGES, M. C.; AQUINO, O. F.; PUENTES, R. V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 94-112, jun. 2011.
ASPIS, R. P. L. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.
AVANÇO, L. D. Problematização do ensino e da formação de professores de Filosofia no Brasil atual. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, 2020.
FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, abr./jun. 2016.
ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Papirus, 2009. Edição do Kindle.















Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/10/2020
10/10/2020
Pesquisa no campo do ensino de Filosofia: concepções e procedimentos
17/10/2020
17/10/2020
Pesquisa no campo do ensino de Filosofia: concepções e procedimentos
31/10/2020
21/11/2020
2ª Temática - Professor/a de Filosofia na Educação Básica: tipologias e a pesquisa nas práticas pedagógica e docente
28/11/2020
19/12/2020
3ª Temática - Filosofia na Educação Básica: o processo ensino e aprendizagem, a pesquisa e a produção de conhecimento e saberes docentes
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:24