Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
4.1 Procedimentos de Ensino e Aprendizagem A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 5 unidades e contará com aulas teóricas expositivas e dialogadas na plataforma de conferência digital Google Meet, em momentos síncronos, e aulas interativas com estudos de caso que abordam aspectos experimentais do conteúdo programático, registrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com posterior discussão em grupo por meio da plataforma de conferência digital Google Meet (momentos síncronos). A cada unidade serão disponibilizados textos de referência, vídeo aulas, material de apoio em powerpoint ou Word/pdf, livros ou capítulos de livros gratuitos e disponíveis on line, artigos científicos previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados em periódicas indexados e de acesso gratuito, outros materiais didáticos complementares. A verificação da aprendizagem será feita de forma continuada por meio de listas de exercícios (com questões objetivas de múltipla escolha e questões subjetivas descritivas), fóruns etc. (registradas na plataforma Sigaa), participação nos momentos síncronos pelo chat, acesso aos matérias didáticos disponíveis no Sigaa em momentos assíncronos (vídeos, reportagens, vídeo aulas, artigos científicos etc.). Os exercícios e/ou trabalhos, as avaliações, frequência, participação e desempenho dos alunos serão monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A interação entre o docente e os discentes ocorrerá em horários previamente definidos com atividades assíncronas disponíveis no Sigaa e síncronas na plataforma Google Meet.
4.2. Recurso didático Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) como ambiente virtual principal de aprendizagem (atividades assíncronas), atendimento individualizado pelo WhatsApp e e-mail, complementado com materiais digitalizados, materiais didático-pedagógicos elaborados pelos docentes da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas, web conferências na plataforma de conferência digital Google Meet (atividades síncronas e assíncronas), etc. Os alunos serão acompanhados pelo professor na execução de atividades e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e no acesso aos materiais didáticos no Sigaa (assincronamente) e participação nas conferências remotas previamente agendadas no Google Meet (sincronamente). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados, síncrona e assincronamente, pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente nas plataformas Sigaa e Google Meet), com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: Nota 01 e Nota 02 - média aritmética de 03 tipos de atividades: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas, realizados síncrona e assincronamente; 2) participação e frequência em fóruns semanais; 3) avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2), previamente agendadas no cronograma da disciplina. Nota 03: resolução e apresentação de trabalho (questão problema ou estudo de caso), realizado em pequenos grupos referente aos conteúdos preparo de soluções e volumetria/precipitação, na plataforma de conferência digital Google Meet (atividade síncrona). A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização do seminário ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
| segundas e quintas feira de 08h - 12h |
Bibliografia:
| Bibliografia Principal BACCAN, N.; ANDRADE, J.C.; GODINHO, O.E.S.; BARONE, J.S. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. Edgard Blücher, São Paulo, 2001 KOTZ, J.C.; TREICHEL Jr., P.M. Química geral e reações químicas. 5. ed. Thomson, São Paulo, 2005. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Bookman, Porto Alegre. 2006 (ebook).
Bibliografia complementar Artigos do periódico Química Nova (pdf). Artigos do periódico Química Nova na escola (pdf). Artigos do periódico Revista Virtual de Química (pdf). Videos da Royal Society of Chemistry. Vídeos do TED-Ed.
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