Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A metodologia da disciplina levará em consideração a Resolução 085/2020, do Conselho de ensino, pesquisa e extensão, da UFPI, que dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta no formato remoto, em função da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus - COVID-19. O processo de ensino-aprendizagem se dará por meio de aulas síncronas em ambiente virtual com o professor, podendo-se utilizar as plataformas RNP ou Google Meet, e por meio de momentos assíncronos, em que o aluno desenvolverá atividades propostas pelos docentes. As atividades propostas pelos docentes e as devolutivas dos alunos deverão ser postadas, preferencialmente, via SIGAA., podendo, também, a critério do professor e, em comum acordo com os alunos, utilizar outras plataformas que facilitem as trocas de informações. Nos momentos síncronos será desenvolvida a exposição dialogada, discussão em grupo, discussão de artigos científicos direcionados com a temática de neonatologia e pediatria. Nos momentos assíncronos poder-se-á desenvolver relatórios de atividades, questionário, elaboração de projeto de pesquisa e construção do artigo científico. As aulas síncronas poderão ser gravadas, a critério do professor, sendo encaminhada para os discentes para fins exclusivamente didáticos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem deverá considerar assiduidade, pontualidade (tolerância de 15min), participação e cumprimento de prazos bem como regras estabelecidos em aula, engajamento e colaboração nas atividades propostas, desempenho individual e coletivo além de qualidade na produção. A produção da disciplina fica a critério do docente ministrante, podendo ser avaliação escrita, seminário, palestra, material produzido com qualidade ou artigo científico. A avaliação final do aproveitamento do aluno em cada disciplina ou atividade será feita com atribuição de nota numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo exigida nota igual ou superior a 6 (seis) para aprovação, conforme art. 44 da Resolução nº100/2019 da CEPEX. Em caso de impossibilidade de realização de uma avaliação da aprendizagem no determinado prazo por parte do aluno, por motivos de força maior, com justificativa comprovada, o aluno poderá requerer segunda chamada de provas/atividades, cabendo à coordenação do curso emitir parecer sobre o pedido e, se for o caso, definir novos prazos e procedimentos de avaliação.
Esta disciplina contará com 4 avaliações: AVALIAÇÃO I: referente ao módulo 1 (Atividade Lattes 1,0 + Avaliação qualitativa 1,0 + Atividade escrita 8,0). AVALIAÇÃO II: referente ao módulo 2 e 3 (Apresentação 3,0 + avaliação dos projetos 7,0 média das notas Mayara, Amanda e discente). AVALIAÇÃO III: referente ao módulo 4 AVALIAÇÃO IV: referente ao módulo 5 e 6 (Apresentação 3,0 + avaliação dos projetos 7,0 pela banca).
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica- apresentação. Rio de Janeiro, 12p. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: Informação e documentação: Projeto de pesquisa Apresentação. Rio de Janeiro, 8p. 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos- apresentação. Rio de Janeiro, 7p. 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro, 68p. 2020.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 7ªed. São Paulo: Atlas, 2018.
MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petropoles, RJ: Vozes, 2016.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24ªed. São Paulo: Cortez, 2016.
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