Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, aulas com metodologia ativa de ensino, exercícios (problemas), aulas práticas com metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada; e discussões de práticas desenvolvidas e adaptadas ao ensino médio. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão aplicadas ao todo 3 avaliações. A primeira avaliação consistirá de notas aplicadas a aulas com metodologia ativa. Nelas os alunos serão responsáveis pela leitura de textos previamente escolhidos pela professora e disponibilizados no sistema SIGAA. Para as aulas os texto devem estar lidos e estudados pelos alunos. Durante a aula será aplicada metodologia ativa e notas individuais ou em grupo serão aplicadas dependente do rendimento e participação durante as atividades. Do total de aulas, os alunos terão as duas menores notas excluídas (sejam elas por baixo rendimento, ou por falta). A segunda avaliação consistirá em uma resenha crítica de um livro que será indicado e disponibilizado no primeiro dia de aula. A resenha deverá ser entregue via SIGAA, impreterivelmente na data estipulada. Deve constar de ao menos 4 (quatro) páginas digitadas, fonte Times New Roman, espaçamento simples entre linhas, tamanho da fonte 12, margens normais (superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm). O não cumprimento da formatação indicada contará negativamente na avaliação. O aluno poderá fazer uso de referências a artigos científicos e deverá seguir as normas da ABNT para formatação dos mesmos. As referências não somarão ao número de páginas mínimo para a resenha. A terceira avaliação consistirá na apresentação de um seminário individual, com datas previamente divulgadas no primeiro dia de aula. O aluno será responsável por escolher o tema a ser trabalho, com apresentação de um artigo por ele(a) escolhido, com data de publicação atual (pelo menos a partir do ano de 2018, ou seja, serão aceitos somente artigos dos anos 2018, 2019 e 2020). Os artigos devem ser preferencialmente na língua inglesa. A nota será baseada na atualidade de escolha do artigo/tema, na apresentação e postura, na qualidade didática da apresentação e da montagem dos slides, na descrição correta do artigo apresentado (seguindo normas da ABNT para referências), na utilização correta de referências a figuras, artigos e conteúdos dentro dos slides, e no uso correto da língua portuguesa (na escrita e fala), e adequação ao tempo de apresentação (mínimo 40 minutos de apresentação, máximo 45 minutos). A realização de avaliação de segunda chamada será apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º Não serão permitidas capturas de imagens (vídeos e fotos) e áudios durante as aulas. Média final = [Avaliação I (média das avaliações 2 menores notas) + Avaliação II Resenha Crítica + Avaliação III Seminário Individual] / 3 Obs. Toda comunicação fora do horário de aula dos alunos com o professor e professor com alunos deve ser feita pelo sistema oficial da universidade (SIGAA) ou pessoalmente nos horários de disponibilidade da professora para atendimentos a alunos de graduação.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICAS BRUNO, A. N. et al. Biotecnologia I: princípios e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2014. 244p. (Tekne). BRUNO, A. N. (Org.). Biotecnologia II: aplicações e tecnologias. Porto Alegre: Artmed, 2017. LIMA, N. e MOTA M. Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel, 2003. MALAJOVICH M. A. Biotecnología. Segunda Edição, atualizada. Rio de Janeiro, 2016. e-book. Complementar: CLARK, D. P.; PAZDERNIK, N. J. Biotechnology. Academic Cell Update. Elsevier, 2012 PIMENTA, C. A. M.; LIMA, J. M. Genética Aplicada à Biotecnologia. São Paulo: Érica, 2015. RENNEBERG, R.; BERKLING, V.; LOROCH, V. Biotechnology for Beginners. Second Edition. Academic Press. 2016. 464 p. SAGRILLO, F. S.; DIAS, F. R. F.; TOLENTINO, N. M. C.; OLIVEIRA, V. G. Processos produtivos em biotecnologia. São Paulo: Érica, 2015. THIEMAN, W. J. e PALLADINO, M. A. Introduction to Biotechnology. 3ª Ed. Person Education, 2013. Artigos atuais que serão disponibilizados no SIGAA.
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