• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CMR0011 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Educação nas sociedades primitivas (10/03/2020 - 12/03/2020)
   apres_disciplina.pdf 
Educação na Antiguidade (31/03/2020 - 09/04/2020)
Educação Medieval (16/04/2020 - 05/05/2020)
Educação no Renascimento/Educação Brasil Colonia (12/05/2020 - 19/05/2020)
Educação na Modernidade/Educação Brasil Imperio (21/05/2020 - 28/05/2020)
Educação na Contemporaneidade/Educação Brasil Republica (02/06/2020 - 23/06/2020)
Educação e Democracia (25/06/2020 - 30/06/2020)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da Educação: fundamentos teórico-metodológicos e importância na formação do educador; Principais teorias e práticas desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos: Oferecer subsídio teórico que possibilite aos alunos fazer uma leitura crítica a respeito da História da Educaçao em geral, e da História da Educaçao brasileira e História piauiense, especificamente, evidenciando suas relaçoes com os aspectos sociais, políticos e culturais.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Na perspectiva de fomentar a leitura e o debate crítico acerca da História da Educação, a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, análises discursivas dos textos e filmes indicados, debates coletivos sobre o conteúdo abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Compreendendo a avaliação da aprendizagem como processo, portanto, contínuo e permanente, considerar-se-á: pontualidade e assiduidade dos alunos; participação nas atividades desenvolvidas e o desempenho nos trabalhos individuais e em grupos.
Horário de atendimento: Terca e Quinta 20 as 21 hs
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo. Moderna, 3ª Edição. 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 1993.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
LUZURIAGA, L. Historia da educação e da pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
MANACORDA, M. A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução: Caetano Lomônaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2020
12/03/2020
Educação nas sociedades primitivas
31/03/2020
09/04/2020
Educação na Antiguidade
16/04/2020
05/05/2020
Educação Medieval
12/05/2020
19/05/2020
Educação no Renascimento/Educação Brasil Colonia
21/05/2020
28/05/2020
Educação na Modernidade/Educação Brasil Imperio
02/06/2020
23/06/2020
Educação na Contemporaneidade/Educação Brasil Republica
25/06/2020
30/06/2020
Educação e Democracia
Avaliações
Data Descrição
14/04/2020 1ª Avaliação
07/05/2020 2ª Avaliação
02/07/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Reunião Coordenação do Curso 10/08/2020
Edital PIBID 03/07/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:25