Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 03 unidades e contará com aulas teóricas expositivas e dialogadas em plataformas de conferência digital (preferencialmente Google Meet ou outros), em momentos síncronos, e aulas interativas com resolução de exercícios, estudos dirigidos e/ou estudos de caso que abordam aspectos experimentais e/ou aplicações da bioquímica na resolução de problemas do conteúdo programático, registrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) em momentos assíncronos, com posterior discussão em grupo por meio de plataforma de conferência digital (preferencialmente Google Meet) em momentos síncronos. A cada unidade serão disponibilizados textos de referência, vídeo aulas, material de apoio em powerpoint ou Word/pdf, livros ou capítulos de livros gratuitos e disponíveis em meio digital, artigos científicos previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados em periódicos indexados e de acesso gratuito, outros materiais didáticos complementares. A verificação da aprendizagem será feita de forma continuada por meio de listas de exercícios (com questões objetivas de múltipla escolha e questões subjetivas descritivas etc.), fóruns etc. (registradas na plataforma Sigaa), participação nos momentos síncronos na plataforma de conferência digital (pelo bate papo da plataforma ou outros), acesso aos materiais didáticos disponíveis no Sigaa em momentos assíncronos (vídeos, reportagens, vídeo aulas, artigos científicos etc.). Os exercícios e/ou trabalhos, as avaliações, frequência, participação e desempenho dos alunos serão monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e participação nos momentos síncronos em plataforma de conferência digital (preferencialmente Google Meet e/ou outros). A interação entre o docente e os discentes ocorrerá em horários previamente definidos com atividades assíncronas disponíveis no Sigaa e síncronas em plataforma de conferência digital (preferencialmente plataforma Google Meet e/ou outros). Recursos didáticos: Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) como ambiente virtual principal de aprendizagem (atividades assíncronas), atendimento individualizado pelo aplicativo WhatsApp e e-mail institucional, complementado com materiais digitalizados, materiais didático-pedagógicos elaborados pelos docentes da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas, web conferências na plataforma de conferência digital Google Meet (atividades síncronas) etc. Os alunos serão acompanhados pelo professor na execução de atividades e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e no acesso aos materiais didáticos no Sigaa (assincronamente) e participação nas conferências remotas previamente agendadas em plataformas como o Google Meet (sincronamente).
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados, síncrona e assincronamente, pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente nas plataformas Sigaa e de conferência digital como Google Meet), com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: Nota 01 e Nota 02 - média aritmética de 03 tipos de atividades: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas, realizadas de forma síncrona e/ou assincronamente; 2) participação e frequência em encontros semanais, em plataformas de conferência digital (como plataforma Google Meet), nos horários da disciplina definidos pela Coordenação de Curso; 3) avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2), previamente agendadas no cronograma da disciplina. Nota 03: resolução de exercícios ou trabalho (questão problema ou estudo de caso), realizado individualmente referente aos conteúdos programáticos definidos, registrado na plataforma Sigaa (atividade assíncrona). A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação do desempenho acadêmico e do processo ensino-aprendizagem ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta.
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Horário de atendimento:
| quartas-feiras de 10h às 12h; sextas-feiras de 14h às 18h |
Bibliografia:
| Bibliografia Principal CAMPBELL, M. K. Bioquímica 3. ed. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 2000. CHAMPE P. C; HARVEY R.A.; FERRIER D.R. Bioquímica ilustrada. 3. ed. Editora Artmed, 2006. LEHNINGER, A. L. Bioquímica. São Paulo: Edgard Blucher, 2003. PRATT C. V.; CORNELY K. Bioquímica Essencial. Editora Guanabara Koogan, 2006. KOOLMAN J.; ROHM K.cH. Bioquímica texto e atlas. e. ed. Editora Artmed, 2005 VOET, D. Fundamentos de Bioquímica. Editora Artmed, 2000. Bibliografia complementar Artigos do periódico Química Nova (pdf) e do Journal of Biochemistry Education (Revista do Ensino de Bioquímica). Artigos de periódicos sobre aplicações da química e/ou bioquímica na Engenharia de Pesca (pdf). Videos da Royal Society of Chemistry. Vídeos do TED-Ed. Materiais disponíveis no sistema Moodle.
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