-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino (21/09/2023 - 21/09/2023)

Apresentação:

- Professoras

- Alunos

- Plano de ensino

- Encaminhamento das atividades

Unidade I: Concepção de indivíduo humano no marxismo (Base Filosófica) (28/09/2023 - 28/09/2023)

- A essência humana;

- O ser humano como ser concreto;

- O homem burguês;

- A categoria personalidade.

- A inseparabilidade entre universalidade, individualidade e singularidade.

Unidade I: Concepção de indivíduo humano no marxismo (Base Filosófica) (05/10/2023 - 05/10/2023)

 

- O social e o cultural na obra de Vigotski;

- A lei geral do desenvolvimento cultural;

- A passagem da ordem natural para ordem social;

- A concepção de desenvolvimento humano em Vigotski.

- A diferença entre a concepção dialética em Marx e em outros autores;

- A história como a única ciência.

Unidade I: Concepção de indivíduo humano no marxismo (Base Filosófica) (26/10/2023 - 26/10/2023)

- Marx e Lukács e o problema da individualidade;

- O trabalho como ato fundante;

- A construção da individualidade;

- A relação entre objetividade e subjetividade;

- A base econômica como momento predominante;

- As Teleologias primárias e secundárias;

- A causalidade posta;

Unidade I - Concepção de indivíduo humano no marxismo (09/11/2023 - 09/11/2023)

- A relação entre o desenvolvimento do psiquismo e o desenvolvimento da técnica;

- O desenvolvimento omnilateral;

- A relaçâo entre a divisâo do trabalho e o desenvolvimento da consciência;

- Produção material e intelectual;

- Relação entre sistma produtivo e educação escolar.

 

 

 

 

Unidade II - O processo histórico de humanização do ser humano. Da hominização à humanização (16/11/2023 - 16/11/2023)
Unidade II - O processo histórico de humanização do ser humano. A gênese das funções psiuicas supreriores (23/11/2023 - 23/11/2023)
Unidade II - O processo histórico de humanização do ser humano. A gênese das funções psíquicas superiores (30/11/2023 - 30/11/2023)
Unidade II - O processo histórico de humanização do ser humano. processo educativo e formação humana (07/12/2023 - 07/12/2023)
Unidade III - Educação para formação humana (18/01/2024 - 18/01/2024)

Emancipação e emancipação:

  - Educação e concepção de sociedade;

  - Educação e cidadania;

  - Educação e formação humana;

  - Educação e revolução.

Unidade III - Educação para formação humana (25/01/2024 - 25/01/2024)

Lukács e a Educação:

 - Trabalho, educação e ontologia marxiana;

 -  Educação e emancipação;

 -  Ontologia, momento predominante e educação;

  - Diversidade e desigualdade.

Unidade III - Educação para formação humana (29/01/2024 - 29/01/2024)

Crítica às apropriações neoliberais da teoria de Vigotski:

  - O aprender a aprender e os ideias educacionais contemporâneos;

  - A historicidade do ser humano e o esvaziamento da individualidade na sociedade capitalista;

  - Em defesa da leitura marxiana da obra de Vigotski.

Unidade III - Educação para formação humana (01/02/2024 - 01/02/2024)

A formação humana na perspectiva histórico-crítica:

  - Sobre a natureza e a especifidade da educação;

  - A aprendizagem como segunda natureza;

  - Automatismo e liberdade;

  - Escola e conhecimento científico.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/10/2024 - 14/12/2024)

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas à disciplina Produto II: Educação Para a Carreira II, do curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança.

A ementa de nossa disciplina prevê: Definição e relevância dos projetos de vida; elementos centrais dos projetos de vida.

Nossa disciplina tem os seguintes objetivos:

- Entender a definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

- Conhecer os elementos centrais dos projetos de vida;

- Vislumbrar propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro;

- Desenvolver uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

 

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

 

TÓPICO 3 – UNIDADES

 

UNIDADE I – Definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

Fórum 1 – Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade I.

Tarefa 1 – Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE II - Elementos centrais dos projetos de vida;

Fórum 2 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade II.

Tarefa 2 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE III - Desenvolvimento de projeto de vida desde a Educação Infantil no contexto brasileiro;

Fórum 3 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade III.

Tarefa 3 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE IV - Autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil. 

Fórum 4 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade IV.

Tarefa 4 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

TÓPICO 4: AVALIAÇÃO

A avaliação final da disciplina consistirá em uma prova objetiva, realizada via Sigaa, sobre o percurso e os conteúdos explanados nas quatro unidades de ensino, com viés também de autoavaliação.

Os fóruns e as tarefas também são partes integrantes da avaliação da disciplina.

Período de realização – 09/12/2024 a 10/12/2024


Fonte: Dreamstime

Disponível em: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-m%C3%A3o-masculina-que-d%C3%A1-%C3%A1gua-%C3%A0-semente-da-germina%C3%A7%C3%A3o-ao-broto-da-porca-image84895262


Caro(a) aluno(a),


Seja bem-vinda e bem-vindo à disciplina: Produto II: Educação Para a Carreira II. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca da carreira docente, destacando aspectos como o conceito de projeto de vida e sua relação com a formação da identidade profissional da/o professora/or, aspectos constitutivos da profissão, tendo como foco na primeira etapa da educação básica, que é e Educação Infantil.

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: 

Wirla Risany Lima Carvalho

CONHEÇA A PROFESSORA:


Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Avaliação Educacional. Pesquisadora nos grupos de pesquisa: FORMAR/UFPI; NUPPEGE/UFPI e GPAp/UFC. Secretária da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação Seção Brasileira (Afirse). Integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAEA). Pedagoga, Psicopedagoga e Bacharel em Ciências Contábeis. Experiências na Educação Básica no Ensino Público Municipal, Ensino Superior Público e Privado, Educação no Terceiro Setor, Parecerista em revistas e eventos da área de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de concentração: Avaliação Educacional; Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar; Formação de Professores, Práticas Educativas e Metodologias de Pesquisa.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405631823456608


   Plano_de_Curso_-_Produto_II_educacao_para_carreira_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/10/2024 - 14/12/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/10/2024 - 14/12/2024)

 

UNIDADE I – Definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

 

Conteúdos – Definição de projeto de vida; Formação profissional do(a) professor(a) – um projeto de vida contínuo?

 

                Nessa unidade, você aprenderá sobre a definição de projeto de vida no âmbito da educação e sua relação com a sua formação docente inicial e contínua.

Compreender a definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente.

Textos base para essa unidade:

 

FERNANDES, Édison Flávio; LOPES, Alice Casimiro. Projeto de Vida: afinal, do que estamos falando? Textos para Discussão 52. Diretoria de Estudos Educacionais. INEP, MEC: 2024. Disponível em: https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/6166 Acesso em:30.set.2024

  

CORTELLA, M. S. Por que fazemos o que fazemos? Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo, SP: Planeta, 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=6BIqDqBCLmg

https://www.youtube.com/watch?v=B8DHyCpUEFY

https://www.youtube.com/watch?v=51Be5IvcOis

Para conhecer um pouco mais sobre uma proposta de diretrizes curriculares sobre projeto de vida, conheça o documento orientador do estado de São Paulo, disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/download/Projeto%20de%20Vida/Diretrizes%20Curriculares%20Projeto%20de%20Vida%20Revisa%CC%83o_V1.pdf    

Nesta unidade, nosso objetivo foi construir condições para que os alunos e alunas, a partir das contribuições dos referidos autores, compreendessem inicialmente a definição de projeto de vida no viés educacional para depois relacioná-lo ao seu processo de formação profissional e sua carreira no âmbito da educação infantil.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/10/2024 às 00:00 a 24/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/11/2024 às 23h 59
UNIDADE II (16/10/2024 - 14/12/2024)

  1. Elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil.

Nesta unidade, você irá aprender quais os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a educação infantil, para que sua prática pedagógica e docente seja diferenciada. Bons estudos!

Conhecer os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil.

Análise – Projeto de Vida: objetivos e etapas para os estudantes alcançarem seus sonhos. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/analise-projeto-de-vida-objetivos-e-etapas-para-os-estudantes-alcancarem-seus-sonhos/#:~:text=A%20elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20Projeto,compromisso%20e%20engajamento%20e%20sentido. Acesso em: 30.set.2024

 

Entrevista: os desafios da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e o diálogo com a BNCC. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/os-desafios-da-politica-nacional-integrada-para-a-primeira-infancia/

 

Projeto de vida na Educação Infantil. Disponível em: https://www.opee.com.br/projeto-de-vida-na-educacao-infantil-2/

Que os quatro pilares da Educação da Unesco podem ser utilizados também no desenvolvimento de projeto de vida com crianças e adolescentes?

Fonte: https://blog.kuau.com.br/projeto-de-vida/projeto-de-vida-na-escola/

Nesta unidade, nosso objetivo foi conhecer os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil, já vislumbrando as possibilidades de desenvolvimento dessa proposta com as crianças.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 31/10/2024 às 00:00 a 15/12/2024 às 23:59
    
Inicia em 31/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2024 às 23h 59
UNIDADE III (16/10/2024 - 14/12/2024)

  1. Intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida desde a educação infantil no contexto brasileiro.

Vislumbrar propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro.

Material da Disciplina:

 

MACHADO, J. N. (2000). Educação: projetos e valores. (2a ed.). São Paulo: Escrituras. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4122951/mod_resource/content/3/Texto%20do%20Nilson%20Machado%20%28livro%20completo%29.pdf  Acesso em:30.set.2024

MARCELINO, M. Q. S., CATÃO, M. F. F. M., & LIMA, C. M. P. (2009). Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(3), 544-557. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/wdKqWDxzszfmC9m4p33XFSh/abstract/?lang=pt  Acesso em:30.set.2024

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação. São Paulo, 2017. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2017/10/a-importancia-de-construir-projetos-de.html

VÍDEO - “Projeto de Vida – Educação infantil e ensino fundamental I”. Disponível em: https://www.google.com/search?sca_esv=36a5aede6ef96498&rlz=1C1JZAP_pt-BRBR844BR844&sxsrf=ADLYWIIqpt4oGCy8gwncrdky7BeO41b_aw:1728050983911&q=projeto+de+vida+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&tbm=vid&source=lnms&fbs=AEQNm0AuaLfhdrtx2b9ODfK0pnmi046uB92frSWoVskpBryHTrdWqiVbaH6EqK0Fq9hkAkqRDuhGs7UQnPtZiL0Bzcj78aaFR2vnR4DfQyahVzxKNVdmu_9ezWGR5WW4lCamL8K6_4A64QNs-EEnfxQebefJaGt5wKYvw9HujFP04oGdXtOA2xcAr8bgNdzYKBdRkoo3XWB0v8VDm8IV4rPBRp_hfSPzwQ&sa=X&ved=2ahUKEwiH2bLI8_SIAxUCrZUCHTejD2sQ0pQJegQIEhAB&biw=884&bih=825&dpr=1.1#fpstate=ive&vld=cid:1fbba801,vid:DqvPQirm8-s,st:0

Que existe um livro muito interessante intitulado Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, das autoras Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn. Assista ao vídeo e conheça um pouco mais dessa obra. https://www.youtube.com/watch?v=969t9D1mkYg

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, vislumbrassem propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 15/11/2024 às 00:00 a 15/12/2024 às 23:59
    
Inicia em 15/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (16/10/2024 - 14/12/2024)

Autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

Desenvolver uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

Material da Disciplina:

 

Como Fazer uma Avaliação Docente Voltada Para A Melhoria Prática Do Professor? - António Nóvoa

https://www.youtube.com/watch?v=fT1Eckz9Maw

 

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação. São Paulo, 2017. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2017/10/a-importancia-de-construir-projetos-de.html

 

Autoavaliação docente: incentivo ao aprimoramento constante: https://novaescola.org.br/conteudo/21303/autoavaliacao-docente-incentivo-ao-aprimoramento-constante

 

VÍDEO - Por que construir projetos de vida? https://www.youtube.com/watch?v=-MNnAev7rIs

 

VÍDEO – Projetos de vida: do conceito à construção https://www.youtube.com/watch?v=Y7sqWDvPPco

 

 

Que pequenas coisas fazem a diferença em um processo de satisfação profissional e pessoal?

Assista a estes dois vídeos https://www.youtube.com/watch?v=iAZA4yX0mf4 e https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0 fazendo uma analogia a alguns aspectos de nosso cotidiano escolar e de nossas práticas, tentando vislumbrar que aspectos te dariam muita satisfação no desenvolvimento de sua profissão como professor e professora da educação básica, sobretudo, na educação infantil.

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, compreendessem o desenvolvimento de uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 01/12/2024 às 00:00 a 15/12/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/10/2024 - 14/12/2024)

A avaliação final da disciplina consistirá em uma prova objetiva, realizada via Sigaa, sobre o percurso e os conteúdos explanados nas quatro unidades de ensino, com viés também de autoavaliação.

Os fóruns e as tarefas também são partes integrantes da avaliação da disciplina.

    
Inicia em 10/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 11/12/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/10/2024 - 14/12/2024)
    
Inicia em 20/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (15/12/2024 - 15/12/2024)
    
Inicia em 26/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/12/2024 às 23h 59
Bienvenidas y saludos a los alumnos. Apresentação e debate sobre a Ementa da disciplina. Sugestões sobre os conteúdos culturais. Leitura de textos e atividades em grupo. (11/12/2012 - 11/12/2012)
Unidade 1: Apresentação dos diálogos - Prática auditiva, oral e escrita. falar sobre personagens famosos. Elaboração de uma bibliografia p.essoal (12/12/2012 - 12/12/2012)
Atividades do livro e do caderno de exercícios. (18/12/2012 - 18/12/2012)
Atividades de leitura do livro e gramaticais.Atividades do Caderno de Exercícios. Produção textual em casa.Aplicação dos exercícios do livro. Compreensão leitora. (19/12/2012 - 19/12/2012)
Unidade 2: Atividades auditivas e apresentação dos diálogos em dupla. Atividade de produção textual em sala de aula com o uso do dicionário. (08/01/2013 - 08/01/2013)
Unidade 2: continuação. Atividade de produção textual em sala de aula com o uso do dicionário. (09/01/2013 - 09/01/2013)
Atividades do caderno de atividades. (15/01/2013 - 15/01/2013)
Aplicação dos exercícios do livro. Compreensão leitora. Atividades do Caderno de Exercícios. Produção textual em casa. (16/01/2013 - 16/01/2013)
Unidade 3: "Instrucciones". Expressar obrigação individual, apresentar instrução. Produção de diálogos em dupla. (22/01/2013 - 22/01/2013)
Unidade 4: Diálogos e leitura de textos. Atividades. Atividades escritas - Revisão dos conteúdos estudados. (23/01/2013 - 23/01/2013)
Revisão dos conteúdos gramaticais e estudo de texto. (29/01/2013 - 29/01/2013)
Exibição do filme: Hable con Ella, de Pedro Almodóvar. Debate sobre o filme. Atividades do caderno de exercícios. (30/01/2013 - 30/01/2013)
Unidade 4: Diálogos e leitura de textos. Atividades. Atividades escritas - Revisão dos conteúdos estudados. Compreensão leitora e atividade oral. (05/02/2013 - 05/02/2013)
Atividades do manual e do caderno de atividades. Prática escrita e oral. (06/02/2013 - 06/02/2013)
Conteúdos gramaticais e culturais. Atividades do livro e do Caderno de Atividades (CA). (13/02/2013 - 13/02/2013)
Atividades de produção textual e estudo de texto. (19/02/2013 - 19/02/2013)
Atividades do CA. (20/02/2013 - 20/02/2013)
Unidade 5: Prática oral com os diálogos do Manual didático. Revisão dos conteúdos para a prova. (26/02/2013 - 26/02/2013)
Aplicaçao da primeira prova escrita (27/02/2013 - 27/02/2013)
Comentários da prova escrita e correção. Revisão dos conteúdos estudados. (05/03/2013 - 05/03/2013)
Término da unidade 5. (06/03/2013 - 06/03/2013)
Segunda prova: Apresentaçoes em forma de Seminários sobre (12/03/2013 - 12/03/2013)
Continuação das apresentações dos seminários. (13/03/2013 - 13/03/2013)
Unidade 6: Apresentação dos textos orais. Elaboração de novos diálogos. Falar sobre saúde. (19/03/2013 - 19/03/2013)
Atividades de leitura e gramática. Exercícios do CA. (20/03/2013 - 20/03/2013)
Aplicação e uso do vocabulário em estudo. Produção textual e trabalho com música. Unidade 7 (26/03/2013 - 26/03/2013)
Unidade 7: diálogos e exercícios. (27/03/2013 - 27/03/2013)
Atividades e produção textual. (02/04/2013 - 02/04/2013)
Unidade 8. Revisão dos conteúdos. Apresentação de cantores hispanohablantes. (03/04/2013 - 03/04/2013)
Apresentação de cantores hispanohablantes. (09/04/2013 - 09/04/2013)
Aplicação da terceira prova oral sobre o livro: (10/04/2013 - 10/04/2013)
Continuação da prova oral. (16/04/2013 - 16/04/2013)
Segunda chamada. (17/04/2013 - 17/04/2013)
Prova final. (23/04/2013 - 23/04/2013)
Entrega das notas finais, encerramento e avaliação do semestre. (24/04/2013 - 24/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
11 12 18 19 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 13 19 20 26 27 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17
1 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20109**** 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 58
3 20116**** 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20094**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 20115**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 3,5 7,8 8,0 8.8 7.6 14 EF
2 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 20115**** 8,5 9,7 9,7 9.3 0 AM
4 20116**** 5,9 7,2 7,0 9.0 7.9 0 EF
5 20116**** 6,5 8,0 8,8 7.8 0 AM
6 20115**** 8,8 9,4 9,6 9.3 0 AM
7 20116**** 6,7 8,3 8,0 7.7 0 AM
8 20116**** 4,6 7,0 7,8 7.0 6.8 0 EF
9 20116**** 6,3 7,8 8,4 7.5 0 AM
10 20116**** 6,0 8,8 8,0 7.6 0 AM
11 20116**** 5,3 8,0 8,0 7.1 0 AM
12 20094**** 5,0 9,0 7,8 7.3 0 AM
13 20116**** 5,4 9,1 9,3 7.9 0 AM
14 20115**** 7,5 9,2 9,8 8.8 0 AM
15 20116**** 5,8 8,0 6,0 8.5 7.6 0 EF
16 20115**** 4,2 7,8 8,0 8.5 7.6 0 EF
17 20115**** 5,1 9,0 8,0 7.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.<br /><br />• Aulas expositivas;<br />• Atividades práticas e teóricas;<br />• Exposição oral dos alunos;<br />• Análise e discussão dos conteúdos em material textual autêntico;<br />• Tarefas individuais e em grupo.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Freqüência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;<br />• Participação nos trabalhos propostos;<br />• Pontualidade na entrega das atividades;<br />• Exposição oral;<br />• Análise da produção escrita;<br />• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.<br />
Horário de atendimento: NOITE
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/12/2012
11/12/2012
Bienvenidas y saludos a los alumnos. Apresentação e debate sobre a Ementa da disciplina. Sugestões sobre os conteúdos culturais. Leitura de textos e atividades em grupo.
12/12/2012
12/12/2012
Unidade 1: Apresentação dos diálogos - Prática auditiva, oral e escrita. falar sobre personagens famosos. Elaboração de uma bibliografia p.essoal
18/12/2012
18/12/2012
Atividades do livro e do caderno de exercícios.
19/12/2012
19/12/2012
Atividades de leitura do livro e gramaticais.Atividades do Caderno de Exercícios. Produção textual em casa.Aplicação dos exercícios do livro. Compreensão leitora.
08/01/2013
08/01/2013
Unidade 2: Atividades auditivas e apresentação dos diálogos em dupla. Atividade de produção textual em sala de aula com o uso do dicionário.
09/01/2013
09/01/2013
Unidade 2: continuação. Atividade de produção textual em sala de aula com o uso do dicionário.
15/01/2013
15/01/2013
Atividades do caderno de atividades.
16/01/2013
16/01/2013
Aplicação dos exercícios do livro. Compreensão leitora. Atividades do Caderno de Exercícios. Produção textual em casa.
22/01/2013
22/01/2013
Unidade 3: "Instrucciones". Expressar obrigação individual, apresentar instrução. Produção de diálogos em dupla.
23/01/2013
23/01/2013
Unidade 4: Diálogos e leitura de textos. Atividades. Atividades escritas - Revisão dos conteúdos estudados.
29/01/2013
29/01/2013
Revisão dos conteúdos gramaticais e estudo de texto.
30/01/2013
30/01/2013
Exibição do filme: Hable con Ella, de Pedro Almodóvar. Debate sobre o filme. Atividades do caderno de exercícios.
05/02/2013
05/02/2013
Unidade 4: Diálogos e leitura de textos. Atividades. Atividades escritas - Revisão dos conteúdos estudados. Compreensão leitora e atividade oral.
06/02/2013
06/02/2013
Atividades do manual e do caderno de atividades. Prática escrita e oral.
13/02/2013
13/02/2013
Conteúdos gramaticais e culturais. Atividades do livro e do Caderno de Atividades (CA).
19/02/2013
19/02/2013
Atividades de produção textual e estudo de texto.
20/02/2013
20/02/2013
Atividades do CA.
26/02/2013
26/02/2013
Unidade 5: Prática oral com os diálogos do Manual didático. Revisão dos conteúdos para a prova.
27/02/2013
27/02/2013
Aplicaçao da primeira prova escrita
05/03/2013
05/03/2013
Comentários da prova escrita e correção. Revisão dos conteúdos estudados.
06/03/2013
06/03/2013
Término da unidade 5.
12/03/2013
12/03/2013
Segunda prova: Apresentaçoes em forma de Seminários sobre
13/03/2013
13/03/2013
Continuação das apresentações dos seminários.
19/03/2013
19/03/2013
Unidade 6: Apresentação dos textos orais. Elaboração de novos diálogos. Falar sobre saúde.
20/03/2013
20/03/2013
Atividades de leitura e gramática. Exercícios do CA.
26/03/2013
26/03/2013
Aplicação e uso do vocabulário em estudo. Produção textual e trabalho com música. Unidade 7
27/03/2013
27/03/2013
Unidade 7: diálogos e exercícios.
02/04/2013
02/04/2013
Atividades e produção textual.
03/04/2013
03/04/2013
Unidade 8. Revisão dos conteúdos. Apresentação de cantores hispanohablantes.
09/04/2013
09/04/2013
Apresentação de cantores hispanohablantes.
10/04/2013
10/04/2013
Aplicação da terceira prova oral sobre o livro:
16/04/2013
16/04/2013
Continuação da prova oral.
17/04/2013
17/04/2013
Segunda chamada.
23/04/2013
23/04/2013
Prova final.
24/04/2013
24/04/2013
Entrega das notas finais, encerramento e avaliação do semestre.
Avaliações
Data Descrição
26/02/2013 1ª Avaliação
13/03/2013 2ª Avaliação
10/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 01:15