Metodologia: |
Neste semestre teremos uma dinâmica diferente de aprendizagem, baseada na autonomia do aluno e seleção de atividades de aprendizagem e sua preferência. O tema LAZER foi escolhido para a condução das reflexões teóricas e práticas, seguindo a mesma perspectiva definida antes da PANDEMIA. O que mudou são as atividades a serem desenvolvidas pois em princípio nosso planejamento envolvia a execução de um projeto prático a ser realizado em uma rua de lazer, com a proposta de promoção do lazer e de novos espaços para sua prática na cidade de Parnaíba/PI. Nos dias atuais a situação mudou muito e a proposta de eventos e de aglomeração de pessoas se transformou em um projeto inviável devido à propagação do vírus, que ainda constitui uma ameaça à saúde pública. A nossa disciplina que se propõe a estudar o lazer a partir de diversos aspectos teóricos, metodológicos e práticos adaptando-se à ementa de TOP (Tópicos Emergentes em Turismo) que propõe oferecer ao aluno vivências no âmbito da extensão e da pesquisa. Desta forma teremos um núcleo inicial de aprendizagem com duas sessões de aula virtual (14 de novembro e 05 de dezembro) e três sessões de participação em evento internacional sobre lazer (XIV CIELOR), que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2020. Depois do núcleo inicial de aprendizagem iniciaremos o núcleo de orientação, no qual o aluno deverá escolher qual será seu projeto na disciplina e terá duas opções de escolha, sendo elas direcionadas para uma Ideia de Extensão ou uma Ideia de Pesquisa. A Ideia de Extensão consiste na participação em um Podcast, denominado Carussandê. O projeto de extensão Carussandê Caruru, Samba e Dendê objetiva a promoção da cultura afrobrasileira com foco na literatura, na gastronomia e nas festas populares de origem africana, valorizando essas três vertentes que fazem parte da vivência lúdica em sociedade. Para a Ideia de Pesquisa o aluno deverá realizar coleta de dados, análise e elaboração de relatório em forma de artigo. O tema da pesquisa deve ser relacionado ao lazer e a pandemia de Convid-19. Nas atividades de extensão e pesquisa os alunos serão orientados pela professora que ficará a disposição em plantões de orientação nos seguintes dias e horários: Plantão Dia e horário 1 12/12/20 de 9:00 às 11:00 2 19/12/20 de 9:00 às 11:00 3 09/01/21 de 9:00 às 11:00 4 16/01/21 de 9:00 às 11:00
Após o núcleo de orientação (no período de 12/12 a 16/01) será realizado o núcleo final de aprendizagem, com a conclusão dos trabalhos e avaliação final. Os resultados das atividades de extensão e pesquisa compreenderão a nota final da disciplina, juntamente com a autoavaliação e a participação nas atividades (sessões virtuais, evento internacional e orientação). Teremos, portanto, a última sessão virtual (dia 23 de janeiro de 2021), com a apresentação dos alunos sobre o trabalho desenvolvido, de forma a socializar com os colegas os resultados alcançados.
As sessões virtuais e orientações ocorrerão no seguinte link:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/shaiane-vargas-da-silveira
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
AVALIAÇÃO Como foi indicado nos procedimentos metodológicos as avaliações consistem em resultado das Ideias de Pesquisa ou Extensão, autoavaliação e participação. Ideia de Pesquisa O resultado da Ideia de Pesquisa deve ser um artigo, com no máximo dois autores e os seguintes tópicos a respeito de tema relacionado ao lazer e à Pandemia de Covid-19. Titulo Resumo Palavras-chave Introdução Metodologia Discussão Conclusão Referências Bibliográficas
O roteiro para a Idea de Pesquisa deve ser o seguinte: 1. Definição do tema 2. Projeto da pesquisa (objetivo geral, específico, referencial teórico indicando autores e fontes de consulta apenas, metodologia e cronograma) 3. Coleta de dados 4. Organização e Análise de dados 5. Elaboração do artigo 6. Participação nas orientações 7. Envio do artigo para avaliação da Professora
Ideia de Extensão A ideia de extensão será a participação no Podcast, denominado Carussandê. Em duplas ou individualmente o aluno deverá escolher um dos temas: literatura, gastronomia ou festas populares de origem africana para desenvolver pesquisa e gravar um programa de 20 a 30 minutos (MUDANÇA PARA 15 A 20 MINUTOS). A pesquisa deve seguir o seguinte roteiro: Indicação do Tema: Exemplos: literatura um autor negro, um livro, um estilo, uma época, etc/gastronomia um prato afro-brasileiro, um prato africano, uma bebida, um roteiro gastronômico, um produto, etc/ festas populares: um estilo musical, uma festa conhecida ou desconhecida, uma dança, uma celebração religiosa, etc. Descrição do tema: descrição e apresentação do tema por escrito, de uma forma que o texto possa ser lido para a gravação no podcast. Seleção de curiosidades: descrição e apresentação de curiosidades sobre o tema por escrito, de uma forma que o texto possa ser lido para a gravação no podcast. Gravação do texto: momento do(s) aluno(s) gravarem o podcast falando o tema que será abordado e depois descrevendo e apresentando curiosidades a respeito. Entrevista (optativo): buscar uma pessoa referência sobre o tema para falar a respeito numa entrevista rápida na qual o(s) aluno(s) deve(m) elaborar de três a quatro questões que ajudem o ouvinte a compreender melhor ou se interessar sobre o assunto. Participação nos plantões de orientação Envio dos áudios produzidos para avaliação da professora
A apresentação do resultado também será avaliada, tendo em vista que a média dessa avaliação será ponderada, com peso 2 para o material produzido (artigo ou gravação) e peso 1 para a apresentação em aula online.
Autoavaliação Compreende uma análise individual do aluno sobre suas expectativas ao inicio da disciplina e sua autoavaliação ao final. Neste item a média para cálculo da nota será ponderada pois a professora irá validar a autoavaliação do aluno com uma nota referente a sua participação e demonstração de interesse nas aulas. A nota do aluno terá peso 2 e a nota do professor peso 1.
Participação Corresponde à nota individual sobre a frequência nas sessões programadas para o núcleo inicial e final de aprendizagem (14/11, 05/12 e 23/01), de participação no evento XIV CIELOR (mínima de duas palestras comprovadas por relatório) e de orientação nos plantões programados (mínimo de duas orientações).
16/01 - nota de participação 23/01 - entrega artigo/gravação podcast 24/01 - nota autoavaliação
|